Hands-On: Star Fox Zero
Por Mario Toledo
Star Fox Zero é uma das grandes promessas da Nintendo para o final de ano. E este é um dos motivos pelo qual ele era o jogo mais cobiçado dentro da estande da empresa na E3 deste ano. Demorou um pouco, mas conseguimos testá-lo com calma a fim de saber se conseguiríamos nos sentir dentro da Arwing como prometido.
Corneria era a única fase disponível na demo, e logo seguimos um tutorial para aprender os controles da nave. E precisamos dizer que demoramos muito para nos acostumar com eles.
A nave é controlada pelo analógico esquerdo, enquanto o direito é usado para acelerá-la ou freiá-la. Já a mira é controlada pelo giroscópio, e aparentemente não há como mudar isto.
Ao apertar o botão A, o jogador pode transformar sua nave em um veículo bípede chamado Walker: perfeito para andar no chão (o jogador não consegue realizar a transformação caso esteja próximo da água).
Usar o Walker é útil apenas em alguns momentos. Mesmo que o seu inimigo seja terrestre, algumas vezes, você só conseguirá atingi-lo no ar.
Você consegue travar a mira em um inimigo, se apertar o analógico esquerdo. Combine isto com um tiro carregado (e teleguiado), que você terá uma forma mais útil de explodir os inimigos à sua frente.
Em alguns momentos, você também pode travar a perspectiva da sua câmera. E isto é muito útil para visualizar o inimigo, mas ao mesmo tempo, dificulta para acertá-lo.
De todas as novidades, obviamente o uso do GamePad como cockpit é a mais significativa. E ao mesmo tempo, a mais curiosa. Apesar do jogador poder escolher para qual tela olhar, visualizar o jogo apenas pelo GamePad é difícil. Na maioria das vezes, será mais útil a perspectiva em terceira pessoa da televisão.
Mas o uso do GamePad não é desnecessário, muito pelo contrário. Na verdade, a tela do GamePad é complementar à tela da televisão. Na demo da E3, em determinado momento, você precisa destruir alguns satélites, e para acertá-los, é imprescindível utilizar a perspectiva em primeira pessoa.
Li muitos comentários maldosos na internet reclamando dos gráficos. Muita gente só teve a possibilidade de ver o jogo através do trailer divulgado pela Nintendo. Ver o game rodando na televisão, na melhor resolução, é outra história. E posso falar que Corneria nunca esteve tão linda.
Star Fox Zero é exatamente como ele deveria ser: um Star Fox como os demais. Só que com uma maior imersão no controle da nave e gráficos atualizados. Sem mais nem menos.
Revisão: Caio Gomes