Hands-on: Super Mario Maker
Por Mario Toledo
Quando Super Mario Maker foi anunciado (na época, sem o Super), não tinha dado muita atenção. Achei interessante a possibilidade de criar suas próprias fases de Mario, mas nada que não tivesse visto em ferramentas alternativas na internet. Mas foi preciso que eu jogasse a demo na E3, para entender o verdadeiro potencial do game. E principalmente pelo motivo dele ser o principal anúncio da Nintendo nesta feira.
Super Mario Maker pode ser traduzido como uma ferramenta completa para criação de jogos de plataforma. Seu uso é completamente intuitivo. Você não precisa de instruções para aprender a utilizá-lo - basta segurar sua stylus e sair arrastando e apertando pela tela para ver se o que você imagina realmente é possível.
O sistema de criação de fases é controlado completamente pela touch screen. Ao criar uma nova fase, o jogo gera um modelo bem simples, no qual o jogador já pode sair editando. Logo de cara, tentei trocar o tipo de jogo entre os 4 disponíveis: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U. Isto pode ser feito dentro da edição da fase. E me enganei ao achar que ela alteraria as edições que eu já havia feito. Aparentemente, mudar o tipo de jogo apenas altera seu visual, e um pouco da mecânica de controle de Mario.
Outras alterações do cenário também são possíveis através de um menu abaixo, que possibilita escolher entre uma fase do tipo planície, casa fantasma, caverna etc. Uma barra no final da tela ainda permite que o jogador aumente ou diminua o tamanho da fase.
Existem muitas ferramentas no sistema de edição de fase. Você pode adicionar terreno, canos, inimigos, power-ups, blocos e muitas outras coisas que não estavam liberadas na demo da E3.
O melhor destas ferramentas é que você pode combiná-las. De repente, você pode adicionar um cogumelo para um Goomba e fazê-lo crescer. Ou adicionar asas nele e fazê-lo voar, ou acrescentar um cogumelo e asas e fazer dele um monstro gigante e voador. Você ainda pode adicioná-lo dentro de um cano e surpreender o jogador. São inúmeras possibilidades.
Você pode testar sua fase a qualquer momento apertando o botão "play" localizado no canto inferior da tela. É muito prático e sem qualquer tipo de loading. Você joga o quanto quiser dela, basta apertar o botão de pause, que você já volta a editar a fase.
O curioso é que o processo é divertido. Criar a fase, testá-la, voltar, remexer e testar novamente. Passei por este processo diversas vezes, até que a menina da estande indicou que meu tempo estava se esgotando.
Super Mario Maker ainda possui outros modos não liberados na demo. Porém, pudemos testar a busca por fases criadas e publicadas na internet. Você pode procurar por fases de diferentes dificuldades e jogá-las a qualquer momento.
O controle é igual aos dos demais jogos de Mario. Mas ao morrer, um indicador é mostrado no local, juntamente com indicadores de morte de outros jogadores. Exatamente como em Flappy Bird.
Super Mario Maker é incrível. É um jogo da franquia Mario, mas inovador. E como a própria comunidade passará a publicar novas fases (e gratuitas), o jogo deverá ter uma vida útil bastante longa.
Revisão: Caio Gomes