Saiba todas as referências que Pac-Man traz em Super Smash Bros.
Por Julius Blaze
Super Smash Bros. for Wii U/3DS é, sem dúvidas, o jogo mais divertido da série até agora. A franquia juntou diversos personagens icônicos em um só lugar de forma brilhante. Um dos primeiros personagens a serem anunciados para agregar valor ao rooster do jogo foi Pac-Man. Também conhecido conhecido como: ''come come'', Pac-Man está tendo um ano cheio: com direito a participação em filme, incluindo o seu aniversário de 35 anos!
Você já se perguntou quem são aqueles homenzinhos em 8-bits que aparecem nas mãos de Pac-Man, quando ele usa seu up taunt? E de onde vem aquele hidrante que alguns jogadores adoram usar? E é para responder estas perguntas, que fazemos questão de explicar para você, leitor, todas as referências que aparecem com Pac-Man em Super Smash Bros. neste artigo super especial de hoje
Mappy
Aqui temos uma referência clara ao game Mappy da Namco, que saiu para os arcades em 1983 e pouco depois foi lançado no saudoso NES.
Mappy é um side-scrolling muito divertido, em que somos apresentados a um elenco de animaizinhos cartunescos. Inclusive a um ratinho policial que deve instaurar a ordem no recinto. Joguei bem pouco dele para dizer se é tão bom quanto dizem, mas o fato é que é relativamente popular. Mappy vem da palavra mappo, que em japonês significa um insulto a um policial.
No Brasil, o jogo até tem um bom reconhecimento (visto que vinha junto com diversos clones de NES). Mappy volta a ser referenciado, quando Pac-Man usa seu grab (movimento que agarra o oponente ao apertar L/R) e um pequeno raio é disparado para pegar o elemento em questão. Esse raio é mesmo que o ratinho Mappy usava! Mas também pode ser uma referência à Galaga (que já, já citaremos aqui).
Dragon Buster
Dragon Buster saiu em 1985 para os arcades e chegou a ganhar uma sequência. A franquia sem marca presença em diversas coletâneas da Namco.
Esse é um jogo adventure em side scrolling, em que ficamos no papel de Clovis: o herói deve salvar a filha do rei de um temido dragão, para trazer a paz de volta ao reino. Dragon Buster foi um dos primeiros games a usar um medidor de vida e o atributo de salto duplo.
Esse é um jogo adventure em side scrolling, em que ficamos no papel de Clovis: o herói deve salvar a filha do rei de um temido dragão, para trazer a paz de volta ao reino. Dragon Buster foi um dos primeiros games a usar um medidor de vida e o atributo de salto duplo.
Taiko: Drum Master (Taiko no Tatsujin)
Esse foi um jogo musical da Namco, que saiu em diversos consoles como o Wii e Playstation 2. Mas não é tão popular nas Américas. No taunt de Pac-Man, vemos o mascote da franquia: Don. A jogabilidade do jogo pode parecer confusa, mas é extremamente fluida e divertida, simulando instrumentos musicais. As músicas variam entre J-Pop e temas de animes. Um prato cheio para fãs da cultura nipônica (que provavelmente já conhecem o game).
Galaga
Galaga é considerado o sucessor espiritual de Galaxian. O jogo surgiu em 1981 e fez sucesso por incrementar ainda mais a fórmula já conhecida em Space Invaders. O clássico game fez um sucesso enorme na época de seu lançamento. E como diversos jogos nessa lista, Galaga foi incluído em diversas coletâneas da Namco nos anos 2000.
O game também chegou ao NES em uma versão mais ou menos fiel ao arcade. O fato é que o jogo tem mecânicas mais complexas, o que deixa muitos jogadores viciados. Ah, sem contar que outro elemento da série aparece como item em Smash Bros: as naves mãe de Galaga, que sequestram o jogador com um raio trator. Caso não saiba, é aquela "navezinha" verde que te pega e te leva para fora da arena no Smash (particularmente, Galaga é um dos meus jogos favoritos da Namco e sou viciado nele!).
Galaxian
Galaxian foi a resposta da Namco ao jogo Space Invaders e chegou aos arcades em 1979. Acontece que o clássico "jogo de navinha" tem uma complexidade maior e inimigos bem agressivos. Inclusive, Galaxian não é só mencionado em um taunt de Pac-Man como também é um item que pode ser arremessado juntamente com as ''frutas bônus'' (um sino e uma chave. Bem mortíferas, aliás).
Sabe aquela navezinha que o Pac-Man arremessa e que dá algumas voltas no ar, fazendo um barulho agudo? Ela é um dos inimigos em Galaxian! Este game memorável foi o primeiro port da Namco para um sistema da Nintendo, em 1984 para o NES.
Galaxian foi a resposta da Namco ao jogo Space Invaders e chegou aos arcades em 1979. Acontece que o clássico "jogo de navinha" tem uma complexidade maior e inimigos bem agressivos. Inclusive, Galaxian não é só mencionado em um taunt de Pac-Man como também é um item que pode ser arremessado juntamente com as ''frutas bônus'' (um sino e uma chave. Bem mortíferas, aliás).
Sabe aquela navezinha que o Pac-Man arremessa e que dá algumas voltas no ar, fazendo um barulho agudo? Ela é um dos inimigos em Galaxian! Este game memorável foi o primeiro port da Namco para um sistema da Nintendo, em 1984 para o NES.
King & Baloom
King & Baloom saiu em 1980 também nos arcades. Nesse jogo, você dispõe de um canhão para proteger um rei de... balões. Sim, isso mesmo. Se os balões o pegarem, eles levarão o rei embora (Bizarro, mas divertido!). Esse game foi marcante, por ser um dos percursores do uso de falas em videogames! O rei podia falar ''Thank You!'', ''Help!'' ou ''Bye, bye!''. As vozes, claro, mudam dependendo da versão que jogar. Em Super Smash Bros., ele apenas diz em sua voz japonesa ''Sankyu'' (Ah, essa referência é exclusiva da versão portátil de Smash, por motivos até agora desconhecidos).
''Ghosts'' - Pac-Man
Eu não preciso dizer nada de Pac-Man. O primeiro jogo dele só não deve ser conhecido fora de nosso sistema solar (até meus pais jogaram ele)! A questão é que no game existem alguns "fantasminhas", que são nosso pior pesadelo: Inky, Blinky, Pinky e Clyde.
Evidentemente, todos eles aparecem no moveset de Pac-Man, o ajudando em alguns ataques. Mas eles também aparecem em um dos taunts de Pac-Man na forma azulada. Eles ficam assim quando nossa bolota amarela favorita devora um dos ''power pallets'' e assim, ele pode virar o jogo e perseguir os fantasminhas (mas só por um tempo limite).
Ah, e essa referência também é exclusiva da versão do 3DS.
Rally X
Rally X não tem muita coisa com corrida, apesar do título indicar o contrário. Aqui, na verdade, temos que explorar labirintos e coletar todas as bandeiras antes dos carros rivais te perseguirem. Sua barra de combustível deve ser examinada a toda hora, por que zerá-la é Game Over garantido!
Existem bandeiras amarelas com um "S", que lhe darão mais pontos. E em Smash, elas aparecem como item, que te dão uma vida extra em certas lutas (Rally X é uma das ótimas recordações que tenho em relação a Namco). Rally X ganhou um reboot nos anos 2000 e apareceu em várias coletâneas da Namco também.
Bosconian
Bosconian é outro game shoot´em up da Namco, de 1981. A nave pode ser parecida com a de Galaga, mas é significativamente mais poderosa. Ela pode voar em várias direções. Bosconian é um pouco mais frenético e também utilizava vozes.
Dig Dug
Pooka é a criaturinha vermelha que Pac-Man segura na imagem acima. Achou fofa? Pena que, em Dig Dug essas coisinhas vão te matar quantas vezes acharem que devem. Há quem diga, que os Pookas são os piores inimigos dos videogames. Simplesmente por não poderem ser derrotados (embora você possa matá-los inflando-os com ar, ou jogando rochas sobre eles). Em Dig Dug, ao chegar em um determinado nível ''final'', um Pooka pode simplesmente brotar do nada e te matar!
Os Pookas são um exército do mal, pronto para destruir a humanidade. Eles também aparecem em Pac-Man World e na própria Smash Run. Exploda um Pooka, e dois nascerão no lugar! Hail Pooka (quando eu era pequeno, eu ia bem longe em Dig Dug. Mas eu tinha uma baita dó de matar essas coisinhas. Imagino que ser inflado de ar até a morte seja meio... brutal)!
Xevious
Xevious foi um daqueles jogos que nunca entendi direito, então jogava no fim da pilha de ''jogo para mais tarde''. Mas a premissa dele é muito interessante. No taunt de Pac- Man, Xevious é citado duas vezes. A primeira é na nave Andor Genesis: essa nave em forma de disco é gigantesca e atacará o jogador diversas vezes. A segunda é na nave Solvalou (que é a nave do jogador). O curioso sobre esse jogo é que não dá para saber se somos bons ou ruins, por que estamos lutando contra a população local do planeta! Em Star Fox: Assault podemos jogar Xevious em um mini game.
Libble Rabble
Mesmo eu sendo fã de carteirinha da Namco, mal sabia da existência dessa pérola, que até música tem em Smash. Nesse jogo, o jogador é um Topcup e deve pegar todos os cogumelos perdidos para salvar a floresta. Nem a historia dessa estranheza é conhecida direito. De volta a 1983, faltavam apenas dois anos para que cogumelos viessem a tona no mundo dos games.
Gaplus
Galpus pode ser considerado como sucessor esperitual de Galaga e Galaxian. O gameplay dele é bem similar ao de Galaga (que incluem os mesmos inimigos). Em Galpus, o jogador dispõe de um raio trator inimigo para capturar oponentes e torná-los seus aliados. O problema é que a nave mostrada por Pac-Man, em seu taunt, é um dos diversos power ups colocados no game. Essa é a novidade, aliás. Você precisa pegar um item especial e depois se atirar contra uma nave inimiga para que consiga a ''Hypership", que é a mais poderosa.
The Tower of Druaga
The Tower of Druaga foi um adventure que saiu em 1984. No jogo, assumimos o papel de Gilgamesh que deve explorar uma torre perdida com sua espada e escudo. Ele também encontra diversas armas! O jogo não foi muito popular fora do Japão, onde ganhou mais jogos e uma série animada em 2008.
Metro-Cross
Não sei bem o que dizer desse jogo... apenas que ele chegou aos arcades em 1985 e que envolvia corridas em um metrô, onde você deveria completar o percurso antes que o tempo esgotasse. Esse carinha conhecido como Runner, corre por diversos obstáculos e vai pegando refrigerante pelo caminho (uma prévia espiritual de Pepsiman? Talvez...) Essa bizarrice de jogo divertido ganhou até um tema para Smash Bros. na arena Pacland.
Baraduke/Alien Sector
Acredite, esse carinha está em total contraste com seu jogo de origem. Todos os alienígenas que vemos em Alien Sector são horrivelmente nojentos. Mas não o Paccet. Essa bolinha, que mais parece o Mike de Monstros S.A em sua versão shin, aparece já dizendo: ''Sou seu amigo!''. Eles te ajudam a ganhar bônus e nos chefões eles se sacrificam por você! Triste.
Sky Kid
Sky Kid se difere dos outros ''jogos de nave'' da Namco, com gráficos bem coloridos e chamativos. E aqui, o objetivo é encontrar uma bomba e destruir um determinado alvo.
Legend of Valkyria

Essa é uma referência bem interessante. Legend of Valkyria surgiu com a Nintendo no NES, em 1986. Infelizmente, o game foi exclusivo do Japão. Um RPG bem similar a Zelda, mas com algumas mecânicas diferentes. E não foi tão bom, sinceramente. O último jogo de 1989 nos arcades teve gráficos incríveis, que assustam. A história não é muito clara, mas sabemos que devemos lutar contra hordas de inimigos que vem em sua direção. Na verdade, tem tanta coisa a ser dita sobre esse jogo que um artigo só sobre ele pode ser escrito num futuro não muito distante.
Bônus: hidrante
Existem muitas teorias sobre como surgiu essa, que pode ser uma das armas mais mortíferas de Pac-Man, em Super Smash Bros. A mais aceita é que ele deriva de Pacland: um jogo arcade da bolota "come-come" (que na verdade é bem esquisito mas a fórmula funciona). Pacland é um jogo de plataforma side scrolling, que também tem sua própria arena em Smash, que é bem odiada pela maioria dos jogadores. Sejamos francos: quem gosta dessas arenas que se movimentam?
E você, leitor? Conhecia algumas dessas referências? Gostou das informações? Não deixe de comentar!
Revisão: Caio Gomes