Sakurai comenta sobre o balanceamento de Smash Bros.
Por André Aranovich
Quando se trata de Smash, as pessoas de vez em quando direcionam erroneamente suas frustrações em mim. Já me acusaram de deixar personagens nos quais já trabalhei no passado mais fortes do que os outros, ou seja, os personagens das séries Kirby e Kid Icarus.
Mas se eu trabalhasse na série Mario as pessoas diriam “Você está dando muito destaque para o Mario.” Não diriam? A mesma coisa vale para Fire Emblem, Pokémon ou Star Fox. Entretanto, a verdade é que trabalho muito em todos os personagens. É uma mistura de trabalho, amor e dedicação.
Aliás, o que eu receberia em deixar os personagens em que já trabalhei mais fortes? Uma sensação de autossatisfação? Esse não é o caso, eu trabalhei em todos os personagens de Smash.
Por exemplo, tem dois personagens que eu não consigo me acostumar: Pit e Palutena. Pessoalmente, acho que esses dois personagens estão abaixo da média em questões de força. Se eu ajustasse o jogo sozinho, eu poderia fazê-los mais fortes, porém não foi isso o que fiz.
E ainda estamos fazendo ajustes pouco a pouco. Vou aproveitar e usar essa oportunidade para discutir o balanceamento de Smash.
Generalizando, a maior fonte de informações que temos para o balanceamento vem da equipe de testes. Apesar deles nunca aparecerem sob os holofotes, estou certo que eles são habilidosos o suficiente para atingir boas classificações nos torneios.
Além da opinião diária dessa equipe, eles também recebem o feedback das batalhas online, e leem opiniões que vemos na Internet. Então, usando todas essas informações, eles fazem as propostas de ajustes.
É claro que eu não aceito todas as propostas de primeira. Não faz sentido fazer um jogo balanceado se isso diminuir a diversão. Para dar um exemplo extremista: Posso fazer todos os personagens terem um desempenho equivalente ao do Mario e chegar num balanceamento perfeito. Porém, isso provavelmente não seria divertido. Nós trabalhos para fazer ajustes e ao mesmo tempo manter a individualidade de cada personagem, aí testamos os personagens de novo. Eu considero todas as informações coletadas pela equipe que testa o jogo e, aí sim, termino as mudanças.
Em outras palavras, apesar da palavra final ser minha, todos nós tentamos nos manter o mais objetivos possíveis. Se eu não concordar com a opinião da equipe de testes, nenhum ajuste é feito.
A equipe de teste é composta por inúmeras pessoas. Afinal, é difícil encontrar jogadores realmente bons. E digo mais, cada um tem, naturalmente, um estilo de jogo diferente, além de fraquezas e forças pessoais que são demonstradas durante o processo de testes.
Outro problema é que temos que considerar que as batalhas têm vários formatos diferentes. Existem movimentos que não tem utilidade durante lutas 1x1, mas que em lutas Free-for-All de quatro pessoas acabam se provando úteis. Logo, se eu jogo apenas um estilo de batalha pode parecer que Smash inibe algum outro jeito diferente de jogar.
Mais uma coisa, se eu seguisse o que é justo de acordo com os jogadores avançados, os novatos não conseguiriam iriam se divertir tanto com o jogo. Por exemplo, o ataque no qual o Kirby vira uma pedra provavelmente não acerta ninguém de um nível de prática intermediário, mas ele acaba virando um ataque poderoso em lutas de jogadores iniciantes.
No final, eu espero que jogadores intermediários consigam aproveitar o jogo. Fundamentalmente, meu objetivo é criar em Smash um “divertido party game”. Se você quer aproveitar uma jogabilidade mais tática e rápida, talvez você prefira outros jogos de luta 2D.
Recentemente teve um torneio estrelando os melhores jogadores japoneses e americanos. Em lutas 1x1 a tendência natural é usar ataques que deixem pouca abertura e subir a porcentagem do adversário gradualmente. Smash attacks quase nunca são usados e a luta acaba ficando longa e sem muita variação. Pensando na variedade de formas com que Smash pode ser jogado, acabo achando isso uma pena, e que o jogo esteja sendo desperdiçado nisso, mas o vencedor certamente foi decidido pela habilidade.
Certamente as pessoas que jogam desse jeito se divertem com o jogo completamente, e fazem muitos amigos. Como Smash acomoda uma variedade de estilos de jogo, é natural que ele cative várias pessoas em diferentes jeitos.
Fonte