Entendendo o cenário competitivo de Super Smash Bros. e sua presença na EVO
Por Anderson Ogura
Não é todo dia que temos uma série representada, duas vezes, num evento com o tamanho da EVO. Falando sobre o cenário competitivo de Super Smash Bros., ele existe para todos os jogos da série, desde a versão do Nintendo 64, lançada em 1999, até a versão mais recente para Nintendo Wii U. E na EVO, os jogos que marcarão presença será o Super Smash Bros. Melee e a mais recente versão para o Wii U.
Super Smash Bros. Melee foi lançado no final de 2001. Porém, seu cenário competitivo começou a se desenvolver apenas em 2004, nos Estados Unidos. A descoberta de alguns bugs no jogo permitiu desenvolver técnicas que desenvolveram a competitividade. Campeonatos começaram a surgir através da paixão dos jogadores, que organizavam torneios totalmente independentes: em garagens ou salões de festas com a divulgação através das redes sociais e a principal delas foi um fórum: SmashBoards.
Em pouco tempo, o cenário foi reconhecido e atraiu a atenção da Major LeagueGaming (MLG), que decidiu investir no jogo, realizando um evento junto com outro jogo competitivo (Halo), e foi um sucesso. O evento de 2004 foi o começo da empresa que organiza eventos de eSports até os dias de hoje. Melee marcou presença na série da MLG até 2006, quando teve o primeiro evento em Las Vegas e teve como destaque a queda do então atual campeão absoluto do jogo: “Ken” Hoang que ficou em terceiro lugar e iniciando uma nova era de Top Players. Melee ainda retornou pra MLG em 2014, porém sem notícias dos próximos anos ainda.
O Major LeagueGaming teve um dos primeiros campeonatos oficiais de Super Smash Bros.
Durante o período de 2006-2007, diversos países começaram a criar seus cenários locais como Japão, Suécia, Canadá, Peru e o nosso Brasil. Os torneios americanos começaram a crescer e passaram a ser feitos em hotéis, o que atraiu jogadores de outros países. Em 2007, o jogo foi adicionado em outro evento de grande porte conhecido como o maior evento de jogos de luta: EVO.
Em 2008, com o lançamento de Super Smash Bros. Brawl, para Nintendo Wii, houve uma evasão dos jogadores de Melee do cenário competitivo pela eminente substituição do jogo, que não atendeu as expectativas dos competidores. Alguns pararam, outros migraram para a nova versão e poucos se mantiveram. A EVO também substituiu o Melee pelo Brawl e adicionou uma nova regra: a permissão de usar itens. Algo incabível no cenário competitivo, simplesmente pelo fato de adicionar um fator aleatório que pode ocasionar numa vitória pela sorte e não pela habilidade. Isso acabou sendo outro fator que desanimou os jogadores e a cena americana foi diminuindo.
A queda e o desânimo duraram pouco tempo. Até a realização do “Revival of Melee” em 2009, que reuniu novamente os jogadores antigos e reacendeu o cenário, com a ascensão do mais novo Top player: Joseph “Mango” Marquez. Desde então, diversos torneios grandes conhecidos como Majors eram realizados todos os anos juntando jogadores do mundo todo.
“Revival of Melee”, em 2009
Em 2013, um novo grande marco na história do Smash. Voltando a falar da EVO (cuja abreviação de EVOLUTION), o evento é considerado o maior fator que representa a evolução do cenário competitivo nos últimos anos. Neste ano, os organizadores lançaram uma pequena enquete na sua página do Facebook: “Qual jogo você deseja ver de volta na line-up da EVO?”. Não demorou muito e Melee superou todas as outras opções. Até mesmo o famoso Street Fighter III: 3rd Strike, em cerca de 50% a mais nos votos.
Não satisfeita, a organização da EVO resolveu lançar uma nova campanha para eleger o jogo que voltaria em 2013. Com uma campanha de arrecadação dos fãs para levantar dinheiro que seria destinado a uma Instituição que pesquisa a cura do Câncer de Mama. A campanha durou cerca de um mês e foi disputado até o último segundo. O cenário de Melee nunca teve apoio da Nintendo, sempre dependendo única e exclusivamente dos jogadores e a sua paixão pelo game. Enquanto outros jogos tiveram um suporte de suas empresas e até mesmo de um fanático que chegou a doar U$30.000 para Super Street Fighter II: Turbo.
Skullgirls foi o jogo que disputou com Melee até o final e chegou a levantar U$78.760. Mas com o esforço incomparável dos fãs de Smash Bros. e sem nenhum apoio de qualquer empresa. Depois de muitos pedidos e live-streams para arrecadar esse dinheiro, Melee conquistou a vaga com nada menos que U$94.683!
Depois dessa conquista, a comunidade começou a se preparar para aquele que poderia ser o maior torneio da história do Melee. Muitos jogadores “aposentados” voltaram a competir e partidas e torneios semanais foram consolidadas em diversas cidades dos Estados Unidos. Além do retorno de torneios mensais em outros países, como o Brasil. A EVO 2013 contou com 696 jogadores de Melee fazendo história na cena e sendo o 3º jogo com mais inscritos. O jogo perdeu apenas para o carro-chefe: o Super Street Fighter IV: Arcade Edition 2012 e para o jogo do momento na época, Ultimate Marvel Vs Capcom 3. Além disso, Melee foi o segundo jogo com mais espectadores no live-stream.
EVO 2013
A EVO marcou também o retorno de Mango ao topo do Melee sendo considerado o melhor jogador do mundo mais uma vez. Posto que havia sido perdido para o sueco Adam “Armada” Lindgren, um jogador que foi revelação no ano de 2009 e evoluiu muito durante suas viagens para os torneios americanos, até se tornar o melhor do mundo em 2012. Mango também foi o primeiro jogador de Melee a ser patrocinado por um time de eSports (a Cloud9). O que despertou o interesse de outros times a fazer isso com diversos jogadores.
Outro fator que alavancou o crescimento do cenário competitivo foi o lançamento do documentário “The Smash Brothers” em Outubro daquele ano. O documentário relata, em nove episódios, a história do cenário competitivo de Melee pelos próprios jogadores. Desde o início, em 2004, até a arrecadação histórica para conquistar a vaga da EVO.
Desde então, Melee foi adicionado na line-up de diversos torneios que antes não contavam com a série Smash Bros. Alguns incluindo ainda o seu sucessor, Super Smash Bros. Brawl. e seu mod: Project M feito inteiramente por programadores fãs da série e que torna-se cada vez mais popular. Os torneios locais também começaram a crescer e assim, os Majors começaram a atingir números mais altos.
Chegou o ano de 2014 e junto dele, o principal Major já em Janeiro: o APEX. Atingindo recordes de inscritos em todos os jogos (exceto o Melee) que atingiu 629 e não passou o número de inscritos da EVO 2013. Entretanto, o torneio mostrou diversas partidas de alto nível e trouxe revelações de outros países (incluindo um brasileiro a ser citado mais adiante). O torneio ainda consagrou um novo campeão no cenário: Kevin “PPMD” Nanney, que se mostrou dominante durante todo o torneio e finalmente conquistou um título que merecia há muito tempo. O ano ainda contou com a MLG, que manteve o alto nível do APEX.
Kevin “PPMD” Nanney
No decorrer do ano, Melee voltou a figurar na EVO 2014 (desta vez, sem a necessidade de nenhuma campanha ou enquete) e novamente impressionou. A marca de terceiro jogo com mais inscritos se manteve, mas desta vez tendo 960 jogadores, perdendo para Ultra Street Fighter IV (que quase atingiu a marca de 2000 jogadores) e colado no segundo colocado, Ultimate Marvel Vs Capcom 3: com 1014 jogadores. O Torneio ficou marcado pelo bicampeonato de Mango e pela surpresa de Juan “Hungrybox” Debiedma, que conquistou o 2.º lugar eliminando Armada do torneio após dois anos sofrendo por seu counter-pick exótico: Young Link.
Em 2015, um novo recorde de inscritos no APEX 2015: 1037 jogadores. PPMD conseguiu conquistar o título mais uma vez. Apesar de ter se afastado dos torneios por problemas pessoais após a EVO 2014. A surpresa da vez foi o 3.º colocado: William “Leffen” Hjelte, outro sueco que veio evoluindo nos últimos torneios e mostrou que está no nível dos melhores jogadores considerados “Gods”.
William “Leffen” Hjelte
Paralelo ao cenário de Melee, Super Smash Bros. for Wii U começou de um jeito diferente. Contando pela primeira vez na história com o apoio oficial da Nintendo no cenário competitivo e contando inclusive, com um torneio oficial na E3 2014: com os melhores jogadores de todos os jogos convidados. Dezesseis jogadores do cenário competitivo de Melee, Brawl e Project M (incluindo três mulheres), se reuniram neste torneio de exibição. Tal campeonato contou com a presença de três comentaristas famosos da cena de Melee: Wynton “Prog” Smith, D’Ron “D1” Maingrette e Bobby “Scar” Scarnewman. E apesar de ser um evento de exibição e incluir também partidas free4all (com quatro jogadores na mesma disputa) este campeonato conquistou muitos fãs ao longo do mundo e consagrou como campeão o chileno Gonzalo “ZeRo” Barrios, que também é considerado o atual Top Player do cenário de Wii U.
Gonzalo “ZeRo” Barrios
Os torneios com Super Smash Bros. for Wii U tiveram bons números desde o lançamento e vem numa crescente. Presente inclusive na EVO 2015 e com a novidade da permissão dos “Custom Moves”, o ano atual ainda conta com um grande marco: a inclusão do maior ícone dos jogos de luta, Ryu de Street Fighter (via DLC).
EVO 2015
A EVO 2015 ocorre neste fim de semana e as expectativas do evento estão altas. Super Smash Bros. for Wii U conseguiu a vice-liderança dos jogos com mais inscritos: com 1926 jogadores. Melee mais uma vez está em terceiro lugar e com incríveis 1869 jogadores. Praticamente o dobro do ano passado. O jogo mais inscrito é o carro-chefe: Ultra Street Fighter IV com 2227 jogadores.
Melee aparece com grandes expectativas sobre Cloud9|Mango levar o seu 3.º título consecutivo. Um recorde inédito na história da EVO. Entretanto, para alcançar o feito, ele terá que superar o mais novo “God” player: TSM.Leffen, que está dominando a cena. Tendo ganho os três últimos grandes torneios americanos durante o último mês. O último inclusive em cima do próprio Mango. [A]lliance.Armada chegou no top 3 dos mesmos torneios e também é considerado um dos favoritos. EG.PPMD irá jogar, mas está afastado desde o APEX, o que o torna uma incógnita. Embora seu último torneio levou sob as mesmas circunstâncias atuais. Liquid.Hungrybox não tem tido resultados expressivos mas surpreendeu no ano passado e pode vir a ameaçar o título também. Completa a lista dos seis “Gods” um antigo jogador e um dos poucos que nunca parou de jogar Melee desde 2006: Jason “COG.MVG|Mew2King” Zimmerman.
Além dos seis “Gods” existem jogadores que evoluíram muito durante o ano e conseguiram conquistar seu espaço em outros torneios: Jeffrey “TEMPO.Axe” Williamson, um jogador de Pikachu que conquistou a torcida do público na EVO passada. Prinipalmente por ganhar uma partida sem perder nenhuma stock do campeão Mango, em um set que perdeu de 3x2.
Weston “TEMPO.Westballz” Dennis, um jogador muito técnico de Falco se mostrou à altura dos “Gods”, ao eliminar Mango e Hungrybox em alguns torneios. Justin “PG.Plup” McGrath, considerado a melhor Samus do mundo, mas recentemente trocou para Sheik e mostrou resultados muito bons em pouco tempo. Kevin “CLG.PewPewU” Toy, um jogador de Marth que vem mostrando evolução do personagem e é considerado o melhor jogador da região de Norcal (Norte da Califórnia).
Já em Super Smash Bros. for Wii U, o único favorito é ZeRo: que tem a incrível marca de ter vencido todos os torneios que disputou desde o lançamento do jogo. Tal feito ele resultou em uma “feature” extra para o torneio, uma “recompensa” no valor de quinhentos dólares para quem ganhar um set dele. Os jogadores que são os favoritos para atingir o feito e figurar no topo do torneio são: Nairoby “Nairo” Quezada, um dos jogadores que consegue fazer sets equilibrados com ZeRo jogando de Zero Suit Samus; Samuel “Dabuz” Busby, uma das ameaças desde o começo da cena como sendo o melhor jogador mundial de Rosalina & Luma; e Eric “PG.Esam” Lew, jogador de Pikachu que se manteve no topo desde a cena do Brawl junto com Nairo.
A EVO 2015 começa nesta sexta-feira (17/07) às 12:00 e vai até domingo (19/07), com as finais do Smash for Wii U rolando no sábado às 16:00 e Melee no domingo às 17:00.
Curiosidade: O vídeo de introdução do Top8 do Melee da EVO 2014 começa com a gravação da galera gritando “One more year!”. Isso foi gravado no final da premiação da EVO 2013 e contém a voz do autor deste artigo.
Cenário Nacional
O Brasil também vem fazendo a sua parte no cenário de Smash Bros., para quem tem interesse em competir. O cenário começou em 2006 através do fórum 1upsmash. Conseguimos reunir jogadores de diversos Estados. Porém, a maioria se localiza em São Paulo e Rio de Janeiro. Melee acabou se mantendo até 2008 quando veio o Brawl, e os torneios foram diminuindo. Em 2012-2013 existiam torneios de Melee, Brawl, Project M e 64. Mas todos eram bem pequenos porque a cena tinha estagnado em cerca de 16 jogadores.
Tudo mudou em 2014 com o APEX, onde tivemos a presença dos nossos melhores jogadores em cada jogo: Luis Roberto “Aisengobay” Bonazzio, considerado o melhor jogador brasileiro de Melee; André Luiz “DASH.Banze” Almeida, o melhor jogador de 64; e Paulo “Player 7” Janini, o melhor jogador de Brawl. Eles enfrentaram os melhores jogadores do mundo e obtiveram bons resultados. Mas o ápice para o cenário reviver foi o fato do Aisengobay ter ganho do Melhor jogador da Inglaterra e quase ter levado um dos melhores jogadores de Socal em um set muito equilibrado. Ambas as partidas foram transmitidas no live-stream e podem ser conferidas no YouTube.
A partir deste ponto, uma nova equipe de velhos jogadores brasileiros se consolidou e começou a organizar torneios mensais: Team DASH. Contando com o suporte de alguns locais como salões de festas, a lan house X-Revolution, a loja Terramedia e a Universidade PUC, eles alternam entre campeonatos de Melee, Wii U, Project M e 64. E contando sempre com um livestream ou uma gravação local que é postada no canal do YouTube.
A Team DASH conta com um calendário inteiro preenchido no mês de agosto com torneios em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba que podem ser acompanhados em seu site oficial: http://teamdashsp.com.br/eventos/.
Revisão: Caio Gomes