Nintendo - 07/07/2015

Você se lembra dos Ice Climbers?


Todo mundo tem um game que te marcou profundamente (mesmo que não seja o seu favorito). Em outro artigo, já contei da minha história com o Nintendinho e o game Twinbee. Na verdade, Twinbee me marcou bastante. Mas nem chega perto do marco que Ice Climbers deixou na minha vida, e na maneira que eu penso sobre videogames. Por isso, hoje vamos falar um pouco da dupla de alpinistas do NES!

O tempo já tinha passado. Na verdade, eu já era quase um pré-adolescente, mas meu amor com o Nintendinho permaneceu (embora eu tivesse quebrado o console num terrível acidente com uma tesoura). Quando comprei meu segundo NES, um baita de um "Famiclone" (mas tudo bem), e como eu já havia ficado tempo de mais sem ele, eu estava seco para voltar a jogar os clássicos que tanto me entretiveram.

Eu tinha uma cachorrinha nova, e ela era a alegria da casa. Uma filhote de labrador. Não demorou para eu me afeiçoar a ela. Mas uma tragédia se abateria muito em breve. Aliás, um dia exato após a compra do novo nintendinho: em decorrência de um acidente, a filhote veio a falecer.
Foi a primeira vez que lidei com a morte na vida, e sem duvidas foi dolorido e traumático. Eu então, decidi ir para meu querido videogame, e nele eu comecei a tentar jogar os velhos jogos de sempre. Mas nenhum me animava, ou seja, era um rio de lágrimas que não tinha fim. 

Naquela tarde, após horas de choro e tentativas de consolo fracassadas, eu comecei a jogar Ice Climbers. Eu tinha esse jogo antes, mas nunca dei bola. Agora, ele era o único que me distraía: era cômico e dei minha primeira risada depois do episódio traumático com os efeitos sonoros engraçados do game. Aquele ''tuuum'' que faz, quando eles pulavam, me fazia rir. Não demorou até eu começar aproveitar de seu multiplayer com meus irmãos. Desde então, Ice Climbers ficou gravado na minha memória até os dias de hoje.

O jogo
Ice Climbers foi lançado em 1984, no Japão, para o console da Nintendo na época, o Famicom (no ocidente, NES). Lá, ele teve um sucesso razoável. Acabou que o jogo chegou ao ocidente em 1985, sendo vendido junto com o console. Inclusive na Europa, e isso tornou o jogo bem popular por lá. O jogo possui uma mecânica simples, mas difícil de se dominar. Seu gameplay  não varia muito, conforme o jogo passa. O que chamava a atenção é que, em vez do game ser um side scrolling, como muitos de seus companheiros no console, a jogabilidade de Ice Climbers se desenvolvia de baixo para cima. Ela consiste em conseguir chegar ao topo da montanha sem ser interceptado por quaisquer inimigos ou obstáculos. Claro, a tarefa fica cada vez mais difícil, conforme você vai escalando as 32 montanhas do jogo. E em certos momentos, a dificuldade é absurda. Você tem apenas 3 vidas e não pode repor as que perde. Aqui (assim como em uma escalada de risco real), seu pior inimigo não são os animais que habitam a montanha, mas sim a própria montanha. Pedaços de rochas de gelo cairão sobre você a todo instante! Então, tome cuidado com os buracos. Porque se cair para baixo, e o setor de baixo não estiver visível, você já era.

Cartucho japonês de Ice Climbers

O enredo do jogo é minimamente simples: dois alpinistas ouvem falar de vegetais mágicos roubados por um condor, que os esconde em 32 montanhas. Cabe a Popo (climber azul) e Nana (climber rosa, que apenas aparece para possibilitar o fator multiplayer) escalar as mais altas montanhas e recuperar o máximo de vegetais que puderem.
Para isso, nossos pequenos heróis estão munidos apenas de sua confiável marreta de madeira, que servirá tanto para abrir buracos nas rochas e gelo como para espantar inimigos em potencial. Os inimigos do jogo são os Topis (homens das neves), bem fofinhos, apesar de serem irritantes. Eles são os inimigos mais comuns e sempre concertam os buracos que os climbers fazem na montanha.
Na versão japonesa do game, existiam também as focas (também chamadas de Topi) que foram substituídas pelos homens das neves. Na época, a Nintendo of America imaginou que bater em focas com marretas soaria violento demais.
Também temos pássaros que se movem por toda a tela, que perseguem o jogador: que muitas vezes acaba encurralado ou caindo. Também temos o Polar Bear, mais raro de aparecer e mais forte (e particularmente, hilário).

Pouquíssima gente sabe, mas Ice Climbers teve uma espécie de sequência. Vs. Ice Climbers foi lançado alguns anos depois, e fazia parte da série de arcades produzidos pela Nintendo (VS), que remetia a um multiplayer competitivo, entre dois jogadores, na mesma máquina.  Ice Climbers não ficou de fora desaa leva e sendo lembrado como um dos melhores cooperativos do NES. Neste novo jogo, agora com 16 novas fases, novos inimigos, dificuldade elevada e com nevascas e ventanias que dificultavam ainda mais a escalada dos protagonistas do game. Entretanto, a jogabilidade básica foi mantida.

Os inimigos pássaros e yétis, enquanto Popo escala sozinho uma das diversas montanhas do game

O retorno em Super Smash Bros. Melee
Em 2001, todos pareciam já ter esquecido de nossos pequenos alpinistas Popo e Nana. Mas eles foram surpreendentemente adicionados ao rooster do game Super Smash Bros. Melee! Muitos elementos de seu jogo de origem foram lembrados em troféus. Como a foca Topi, os Topis e o Polar Bear.

No game de luta, os Ice Climbers ganharam atributos ofensivos, e sem perderem a união. Popo e Nana lutavam em dupla, mas contavam como apenas um personagem, sendo que Nana tinha sua própria I.A. (inteligência artificial). Eles usavam dessa união para se beneficiar durante os embates. Por exemplo: ao cair da arena, Nana e Popo se impulsionam para cima com uma corda elástica e presa aos dois, para que voltem ao campo. Quando Nana cai, a recuperação fica indisponível. No entanto, Popo pode continuar lutando sozinho. Mas se é o Popo a cair, isso significa uma vida a nenos! O casal de escaladores ainda utilizava de suas marretas em conjunto, para desferir fortes golpes de gelo (embora não saibamos onde eles aprenderam a fazer isso, que teria sido bem útil no game original da dupla).
É interessante ressaltar também, que com sua entrada na série de luta, finalmente pudemos ver como eles eram em 3 dimensões. E cá entre nós, eles são bem diferentes do que eu imaginava nos 8-Bits. No Smash Bros. Mellee, você só pode controlar Popo, e ao alterar a coloração dos personagens pressionando X no controle, Nana se torna a líder da dupla, invés de Popo.
Na série original da dupla, ambos tem seu próprio contador de dano. Portanto, controla-los exige uma coordenação duas vezes mais rápida e precisa do que controlar quaisquer outros personagens: porque o jogador deve manter os dois seguros.
E não adianta querer se livrar de seu companheiro adjacente, por que se não os personagens ficarão sem recuperação e sem maneiras de usar certos ataques.
Sakurai os desenvolveu para que separados fossem extremamente fracos sozinhos, mas unidos eles se tornam mais fortes, mesmo que isso demande mais performance do jogador.

Algumas curiosidades também começaram a surgir em torno dos escaladores. Com a entrada para a equipe do Super Smash Bros., os jogadores de longa data sempre quiseram saber ''Qual é a dos dois?''. Ou seja: eles são irmãos, amigos ou um casal, de fato? De acordo com a própria Nintendo, isso fica a cargo da imaginação do jogador. Mas Sakurai queria que eles fossem tratados como um casal. Isso fica bem explícito na abertura de Super Smash Bros. Melee, quando eles fazem um ''high five'' que é selado com um 'coraçãozinho'.

Quanto ao desenvolvimento dos personagens, Sakurai revelou que a equipe de produção queria escolher um personagem que fosse representante do NES. no rooster do game para Game ube. Os Climbers foram a opção selecionada entre Ballom Fighter e Pit (este segundo entrou na versão que jogamos atualmente no Wii U e 3DS). O design da dupla foi feito por Tadashi Sugiyama.

"Aquele de azul é o Popo e aquela de rosa é a Nana", diz a descrição do troféu dos Ice Climbers em Super Smash Bros. Brawl (Wii)

Em super Smash Bros. Brawl (de 2008), os Ice Climbers voltam ainda mais fortes e se tornando um dos personagens mais incríveis do game. A jogabilidade dos dois permanece inalterada, mas Nana agora não apenas imita os movimentos de Popo como aumenta sua força de ataque significativamente. Alguns de seus golpes foram alterados para melhorar a utilização deles. E um Final Smash foi adicionado para a dupla: um imenso iceberg surge preenchendo toda a arena e distribuindo danos e congelamentos para todos os inimigos em campo!

Infelizmente, no novo título da franquia Smash Bros. para Nintendo Wii U e Nintendo 3DS, a dupla de escaladores mais amada do mundo não foi incluída. O que chocou diversos jogadores no fim de 2014. Sakurai revelou que os Ice Climbers estavam prontos e já tinham sido adicionados ao game no Wii U, mas a programação não deu certo na versão do 3DS: porque Nana exigia um suporte que o hardware do portátil não conseguiria suportar. Por não querer diferenças de jogabilidade nos dois títulos, Sakurai então decidiu retirar os dois do jogo. E mais: Sakurai fez uma revelação chocante e triste, quando disse que um dos motivos para não incluí-los, porque a equipe de Smash não daria prioridade à personagens que não receberiam mais novos títulos.
Isso é muito triste, por que logo após o sucesso de Pit em Smash Brawl, Kid Icarus recebeu um novo título no Nintendo 3DS! Seria justo os Ice Climbers ganharem a mesma atenção, até porque a dupla fez muito mais sucesso e já estavam mais tempo nas versões de Smash.

Os Ice Climbers são os únicos personagens veteranos de Super Smash Bros que foram cortados da série

Para quem não sabe, existe um glitch em Super Smash Bros 3DS. Nele podemos ver que a plateia grita ''Popo! Nana!", quando se luta contra três Dr. Mario usando o Villager na arena Yoshi´s Island.

Legado
Infelizmente, exceto a participação da dupla em Super Smash Bros. (que hoje em dia sequer existe), Popo e Nana não nos deixaram muito mais com o que jogar. Ice Climbers hoje em dia é considerado um clássico do NES e que chegou antes mesmo de Mario. Aliás, no ocidente, o game completou em Janeiro 30 anos de existência! E a data nem sequer foi lembrada. Tanto quanto seus companheiros de plataforma.

Hoje em dia, no eShop brasileiro do 3DS é possível comprar no Virtual Console o jogo de Ice Climbers por pouco mais de oito Reais. E também está disponível, um tema para o portátil da dupla.

O tema de Ice Climbers ficou bem bonito (apesar de meio limitado)!

Ice Climbers é uma daquelas lembranças felizes que tenho com videogames. Não tem outra: eu sempre vou me lembrar deles de uma maneira carinhosa. Agora afastados de vez dos videogames, prefiro pensar que estão tendo uma aposentadoria e um descanso merecido. Quer dizer, imaginem quantas crianças já não ficaram felizes jogando esse jogo. Ainda sim, seria incrível vê-los novamente. Bom, quem sabe um dia, não é verdade?

E você, leitor? Já conhecia o game? Não deixe de comentar!



Revisão: Caio Gomes

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