Nintendo - 13/09/2015

30 anos de Mario: Entre amigos e inimigos, listamos alguns personagens marcantes na franquia


Mario sempre foi uma franquia que procurou trazer um cenário e um universo carismático. Tudo tem cores, olhinhos e tudo se mexe. Dentre tantos seres carismáticos é difícil escolher um que te marque mais.
Nessa lista, quero evitar fazer menções comuns como Toad, Peach, Yoshi, Bowser... quero realmente fazer menções de personagens mais profundos e secundários. Então, não se desanime se seu personagem favorito não aparecer aqui! Sem mais delongas, letsa go!

Princesa Daisy

Sua primeira aparição foi em 1989, no Super Mario Land para Game Boy. A princesa é quem manda no reino de Sarasaland (vizinho do Mushroom Kingdom). Daisy ficou muito conhecida, entretanto, mais por conta dos spin-offs da série, como Mario Kart e Mario Party. Inclusive, graças a estes jogos, sua personalidade foi tomando a forma como conhecemos hoje.

Daisy adora flores, e isso fica evidente em muitas de suas falas e roupagens. Seu emblema, por exemplo, é uma flor. Meiga e desajeitada, muitas vezes acaba sendo taxada de chata. Fala alto e nem sempre cativa tanto quanto Peach e Rosalina. Porém, Daisy não perde seu 'jeitão', e ensina aos jogadores que temos que ser nós mesmos, não importando o que acham disso e como isso é bom! Pelo seu tom exagerado, Daisy ganhou diversos memes na internet. O mais conhecido é o famoso: ''Hi, I´m Daisy!''.
Tudo começou com uma fala da personagem em Mario Kart: Double Dash! para o GameCube. Daisy repetia sua fala toda vez que trocava de posição com Peach e isso realmente foi de estourar os ouvidos. Deanna Mustard, dubladora de Daisy, não deve gostar disso! Ela, inclusive, dubla Daisy desde 2003. Uma curiosidade sobre a personagem foi que a primeira dubladora de Daisy (Kate Fleming, que dublou-a em Mario Tenis, para o Nintendo 64) morreu em 2006!


No Brasil, Daisy já foi conhecida como Princesa Margarida. Sei que para alguns não soou bem, mas Daisy certamente iria amar! Ah e quer uma curiosidade que aposto que você não sabia? Daisy é prima de Peach!

Shy Guy

Os Shy Guy seriam coisas extremamente perturbadoras, se não fossem extremamente fofas. Esses pequenos são tímidos e usam uma máscara branca para esconder seu rosto. Pequenos e desajeitados, eles acabam causando problemas e são naturalmente inimigos. Entretanto, não tem como não amá-los. Principalmente quando a gente lembra que eles surgiram de forma acidental na franquia do bigodudo.

Ninguém sabe o que tem atrás da misteriosa máscara dos Shy Guy, e talvez nunca saberemos. Infelizmente, nem dá para ouvir o que os coitadinhos falam, porque a máscara do personagem abafa o som, que sai daquele jeito que todos já conhecemos. Entretanto... Luigi já viu a face de um deles e sua reação foi no mínimo curiosa:


Originalmente, os Shy Guy eram do jogo Doki Doki Panic!, que se tornou o Super Mario Bros. 2 ocidental. Depois dos eventos do seu jogo de origem, para não ficarem desempregados, os Shy Guys se tornaram soldados de Bowser. Muita gente pensa que, dentro da história do game, eles surgiram cronologicamente em Super Mario 2, mas sua espécie se originou aparentemente na Ilha dos Yoshis. É só levar em consideração que Yoshi´s Island vem primeiro na linha do tempo da série Mario e os Shy Guy já habitavam a ilha. Inclusive, agora eles são parte integral da franquia Yoshi´s Island como os inimigos básicos. Sua mais recente aparição será em Yoshi´s Wooly World.

Bob-omb

Quem já não morreu de medo de que suas partidas fossem atrapalhadas por um desses, nunca teve infância! Os Bob-ombs surgiram da mesma forma que os Shy Guy: ele também era originalmente do game Doki Doki Panic!! Não demorou para que, após isso, o personagem se tornou canônico na série Mario, e se tornando quase que um símbolo.

Para mim, suas aparições mais marcantes foram em Super Mario Galaxy e Super Mario 3D Land. Não que tenha sido uma aparição cinematográfica, mas eles realmente são importantes. Por exemplo: em Super Mario Galaxy, alguns pedaços do cenário (como jaulas) podem ser destruídas com Bob-ombs. Além disso, eles rodeiam a Battlerock Galaxy.
Em Super Mario 3D Land estava eu jogando naturalmente pelo mundo 7 (mais especificamente em uma fase que se passa dentro de uma torre de relógio). De repente, começam a chover Bob-ombs! Você deve desviar e pará-los, ou sua partida se tornava um verdadeiro atentado terrorista. Até existe um tipo novo de Bob-omb. Eles utilizam a Super Leaf para ganhar a cauda de guaxinim, o que lhes dá a habilidade de planar pelo cenário e os deixando ainda mais ameaçadores.

Eu tive uma longa tarefa escolhendo entre os Bullet Bill e os Bob-omb para esta lista. Mas os Bob-omb foram os escolhidos porque, por algum motivo, a cultura pop gosta mais deles. É claro que quem leu os quadrinhos de Scott Pilgrim (ou viu seu filme), vai logo associar o nome da banda, ao personagem da Big N.

Os "Bomb-Ombs" são uma referência no mundo de Scott Pilgrim

Luma

Quem jogou Mario Galaxy, sabe que é um jogo muito grandioso para que seja possível ter apenas um personagem marcante ou um momento em especial. Mas acho que todos concordam quando digo que os Lumas roubaram a cena. Seu papel foi fundamental no desenrolar da história, sem falar na relação de Rosalina com as estrelinhas. Estrelinhas essas que nos emocionam no final da narrativa.

Super Mario Galaxy foi um sucesso incontestável no Wii, e parte desse sucesso foi refletido nos Lumas, que se tornaram um grande símbolo do jogo. Fora que aqueles Lumas especiais eram gulosos. Como esquecer elas gritando: ''SNACKY-DIDDLY-DOO''.

Bullet Bill

Os Bullet Bill fizeram sua primeira aparição logo no primeiro jogo do encanador. Eles são os inimigos que vem em sua direção como uma bala, mas é só pular em cima deles e tudo está resolvido. Quer dizer, isso nos jogos 2D do encanador. Em Super Mario Galaxy, por exemplo, eles se comportam como verdadeiros mísseis e te perseguem até serem interceptados ou te atingirem e explodirem.
Você até pode usá-los para abrir caminho por algumas partes de certas galáxias. Esses inimigos podem até mesmo ser torpedos aquáticos, como acontece em Super Mario Sunshine do GameCube.

No Brasil, eles já foram conhecidos como Bil Bala e acredite, já apareceram em diversos jogos do bigodudo. Em suas aparições, já ganharam diversas alterações em seu desenho, como uma cauda tanuki ou até orelhinhas e pelo de gato!

Uma curiosidade engraçada: quem joga Pokémon comigo, sabe que eu tenho um Sharpedo chamado Bullet Bill, em homenagem aos inimigos do Mario. Inclusive, cheguei à final de um torneio com ele no ano passado. E  mais: na partida em si, foi o apelido do Pokémon quem chamou mais a atenção.

Chain Chomp

Comecei a me apegar aos Chain Chomps quando eu jogava Mario Kart 64. Quando eu os encontrava na Rainbow Road, era muito divertido fugir deles e ao mesmo tempo focar na corrida. Já nos games da série principal, eles são inimigos comuns de Mario. Mas não era para ser assim...
(O mestre) Miyamoto, inicialmente os criou para serem inimigos da série Legend of Zelda e inclusive apareceram em alguns jogos antigos como Four Swords. Mas acabaram sendo usados em jogos do Mario primeiro.

Os Chain Chomps (chompers para os íntimos) apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 e eram inimigos padrão. Miyamoto disse que a inspiração para eles surgiu de um cachorro de sua vizinhança que sempre latia e tentava atacá-lo, mas sua corrente sempre o segurava. Bem, reza a lenda que se você ficar provocando um Chain Chomp, ele acaba por se soltar de sua corrente.

Em Mario Galaxy (é eu sei que estou citando demais esse jogo aqui), os Chain Chomps ficam sem correntes, orbitando os planetas das galáxias e podem atropelar o Mario. Eles também aparecem assim na Rainbow Road de Mario Kart 7. Mais especificamente na parte lunar. Em super Mario 64, eles tem uma aparência bem mais impactante, e caso se aproxime, já sabe: ''Chomp''.

Em Super Mario Sunshine, ainda existem os Chain Chomps: filhotes que se assemelham muito à um cachorro. Existe uma missão no jogo que envolve resfriar um Chain Chomp aquecido, usando a água do FLUUD.


Birdo

Birdo surgiu inicialmente em Super Mario Bros. 2. Mas, assim como os Shy Guy, Birdo surgiu originalmente em Doki Doki Panic. Existem vários Birdos, assim como vários Yoshis. Mas uma em especifico, usa fita rosa e anel de brilhantes. Muito carismática e fofinha, ela começou como uma espécie de chefe no jogo: cuspindo ovos e bolas de fogo.

Uma curiosidade que rodeia Birdo é que ninguém sabe exatamente seu sexo. Inclusive, o site japonês de Mario Kart Double Dash dizia: ''Ela parece ser a namorada de Yoshi... ou será namorado?''. O próprio manual de Super Mario Bros. 2 diz que Birdo gosta de se vestir de mulher, mas ninguém sabe exatamente seu sexo. Birdo passou a aparecer em diversos jogos como Mario Party e Mario Tenis.

Nesses 30 anos de Mario, se tem algo que aprendi com seus jogos é que ele não tem preconceitos. De todos os lugares que o encanador visita, de todas os seres que encontra, o querido mascote da Big N está sempre disposto a ajudar e ser amigo deles. E talvez essa seja a maior mensagem que o jogo e seus personagens queiram nos passar. Feliz aniversário para a turma do Mario!

E você, leitor? Qual personagem de Mario mais te marcou? Comente!


Revisão: Caio Gomes

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...