Listamos 10 histórias e easter-eggs assustadores da Nintendo
Por Victor Souza
Que melhor jeito de celebrar o Halloween do que com histórias de terror? Reunimos 10 contos urbanos (os bem conhecidos creepypastas) e easter-eggs assustadores de jogos da Nintendo. Curioso? Vá por sua conta e risco!
"You're not the one..." (Pokémon X/Y - 3DS)
Esse é um easter-egg bem assustador visto em Pokémon X/Y. Ao subir em um dos prédios de Lumiose City, um dos andares está completamente vazio... por um tempo. Após o jogador entrar, a música da cidade para de tocar e as luzes começam a piscar. Então, uma garota repentinamente aparece. Ela parece flutuar ao redor do protagonista, até que ela para e diz:
"No, you're not the one..."
Em seguida ela some e o jogo volta ao normal. Alguns acreditam que ela é a mesma garota que aparece no hotel de Lumiose, parada e dizendo que quer ouvir o som do elevador. O pessoal da Game Freak se superou nessa, não é?
Pegou pesado Game Freak, pegou pesado...
Um hack qualquer ou algo mais? (Super Mario World - SNES)
Existem hacks de Mario aos montes pela internet. Porém, existe um que é cheio de mistério. Esse hack de Super Mario World, simplesmente chamado de M A R I O, não possui inimigos, e a cada fase o jogo fica mais escuro. Outro detalhe é que os textos vistos nas caixas de ajuda e após terminar cada castelo eram muito mais macabros, com descrições de morte dos Koopalings e mensagens de ameaça ao jogador.
Mas há ainda um grande mistério. O arquivo do jogo não tinha qualquer dado que fizesse sentido, apenas com números aleatórios e os dizeres "find me" (me encontre). Ao converter esses dados, uma imagem horripilante de uma cabeça seria revelada. Não conseguiram explicar isso com muita certeza, mas a imagem seria a de uma pessoa que foi assassinada.
Tudo normal... certo?
Rostos misteriosos (Game Boy Camera - Game Boy)
Talvez você não se lembre, mas em 1998 foi lançado um aparelho chamado Game Boy Camera, que permitia tirar fotos do jogador através do próprio portátil. Junto com o aparato vinham outras funções, como um bobinho editor de imagem. Seja para dar um exemplo ao jogador ou até de forma aleatória, algumas fotos já editadas eram mostradas na tela.
E algumas dessas fotos eram simplesmente bizarras. Como era de se esperar, foi criado um mito de que os rostos mostrados eram de seguidores de uma seita maligna, sendo uma das faces a de uma vítima assassinada pelo culto. Ou poderiam apenas ser fotos de alguns desenvolvedores que queriam trollar os jogadores. De qualquer jeito, as fotos são de arrepiar.
Nada mais divertido do que rostos esquisitos saindo de uma telinha, não é?
O jogo amaldiçoado (Misfortune - Game Boy)
Misfortune é um jogo que ninguém sabe se é real ou não. Sua lenda é de ser um game assombrado que fica escondido dentro de outros jogos do Game Boy, como Pokémon e Zelda: Link's Awakening, e que movimentos muito específicos dentro de cada um deles o levaria para uma jogatina de Misfortune.
O jogo é uma espécie de confronto entre um garotinho e o Diabo. O jogador tem que escolher os caminhos certos a seguir na história para poder vencer, caso contrário um "infortúnio" (misfortune) cairá sobre os entes queridos de quem está jogando. Muitas das pessoas que teriam jogado Misfortune supostamente acabaram dentro de uma depressão profunda, e até se suicidando. Recriações do game foram colocadas na internet, mas ninguém nunca conseguiu encontrar o "original" de forma consciente.
Você pode saber um pouco mais sobre Misfortune neste link.
O misterioso Misfortune parece levar elementos de outros jogos de Game Boy
Rosie (Animal Crossing - Gamecube)
Aqui vai uma historinha:
Ao jogar Animal Crossing pela primeira vez, uma garotinha chamada Caitlyn se deparou com uma gravação já existente na memória do videogame, mas não a deletou, já o que o jogo pertencia a uma menina que havia morrido de câncer e o pai resolveu vender o disco. Ao entrar na cidade, Caitlyn passou a receber cartas de uma personagem que não existia no jogo, chamada Rosie.
Rosie passou a conversar pelo game com Caitlyn e a pedir para ela cuidar da cidade. Caitlyn ficou obcecada com Animal Crossing e com as tarefas de Rosie. O irmão da menina achou que aquilo precisava terminar, e quando ela não estava por perto ele ligou o jogo e fez vários estragos na cidade, tirando árvores e deixando buracos no chão.
Quando Caitlyn voltou a jogar, ela tinha uma carta nova de Rosie dizendo "minha cidade está arruinada por sua culpa!". Caitlyn respondeu que ela podia consertar tudo. A menina foi até a cabana que ficava do lado de fora da casa, pegou o machado que pertencia ao pai dela e...
Após um tempo sem ninguém da família aparecer, a polícia entrou na casa de Caitlyn e viu a menininha encoberta de sangue jogando Animal Crossing, enquanto pai, mãe e irmão dela estavam mortos em suas camas. Quando perguntada qual era o seu nome, Caitlyn simplesmente respondeu: "Rosie".
Fim! Lindo, não é? Esse é um dos diferentes tipos de creepypastas sobre Animal Crossing que você pode encontrar na internet. Se é verdade ou não, fica ao seu critério.
Mais um conto urbano ou...?
Pokémon Black (Pokémon Red/Blue/Green - Game Boy)
Não, esse não é o Pokémon Black lançado em 2010 para o DS. O Pokémon Black em questão é supostamente um hack do clássico Red/Blue/Green, mas com diferenças assustadoras. Além dos três iniciais clássicos, o Professor Carvalho ofereceria um 4º pokémon, chamado Ghost, que tinha a mesma aparência dos fantasmas vistos na torre de Lavender Town.
Ghost só teria um ataque: Curse. Ao ser usado em um pokémon oponente, ele seria morto. E não só isso: você também seria obrigado a usar o ataque Curse no treinador adversário após a batalha, fazendo mais uma vítima. Após derrotar a Elite 4, o jogo dá um pulo de anos no futuro, com o jogador estando em Lavender Town com uma versão idosa do seu personagem - pronto para enfrentar Ghost.
O resultado final é o mesmo de todos os outros treinadores: a morte. O jogo em seguida escurece e desliga sozinho. O jogo foi catalogado como sobrenatural, com o jogador sendo amaldiçoado ao final. Você pode procurar essa versão na internet, mas acho melhor ficarmos com o Pokémon Black do DS mesmo...
Criador e monstro se enfrentam no final de tudo
Luigi enforcado (Luigi's Mansion - Gamecube)
Em certa parte de Luigi's Mansion, o bigodudo de verde atende um telefone, quando um relâmpago cai e faz uma luz na sala, deixando várias sombras no curto momento. O que chama a atenção é a sombra de Luigi, que está diferente da posição do personagem no jogo. Algumas pessoas passaram a dizer que a imagem parecia a de um Luigi enforcado. Seria alguma espécie de bug ou algo mais? Veja e tire suas conclusões:
A síndrome de Lavender Town (Pokémon Red/Green- Game Boy)
Parece que Pokémon gosta de se envolver em histórias assustadoras, ainda mais quando o assunto é a sempre temida Lavander Town. Rumores dizem que logo após o lançamento de Pokémon Red & Green no Japão, um estranho fenômeno começou a acontecer. Em Lavender Town, a música tema da cidade era um pouco diferente da que conhecemos. Os boatos apontam que aquela versão da música possuía frequências muito altas e sensíveis aos ouvidos de pessoas mais jovens, provocando efeitos raros no cérebro de crianças.
Um tempo após o lançamento, teria sido reportado que vários jovens entre 7 e 12 anos haviam desenvolvido doenças e desconfortos na cabeça. O pior ainda está por vir: também teria ocorrido um número grande de suicídio dessas crianças. Para evitar qualquer outro problema, a Nintendo teria rapidamente mudado a música de Lavender Town nas cópias lançadas depois.
Mais boatos ou verdade? Se quiser você pode ver o relato detalhado dessa história, ou mesmo ir atrás de ouvir a música... se tiver coragem!
Lavender Town do jeitinho que todos amam
Gritos e tinta (Splatoon - Wii U)
Splatoon pode parecer bem inocente, mas ele tem um easter-egg dos mais misteriosos possíveis. Antes e após as lutas contra os chefões no modo campanha, nenhuma música toca de fundo, ficando apenas o som ambiente. Após um tempo parado, você poderá escutar algumas coisas bem bizarras, como o som de metal caindo e ainda alguns gemidos de dar calafrios. O mais curioso é que nem o próprio diretor do jogo, Tsubasa Sakagushi, sabe o que são esses barulhos. Várias teorias foram levantadas por fãs, mas é tudo especulação até agora.
Ben (The Legend of Zelda: Majora's Mask - N64)
Por fim, um creepypasta que dá calafrios em muitos gamers até hoje. Essa é bem longa, então vamos tentar simplificar:
Um jovem rapaz resolve ir em vendas de garagem em busca de jogos de Nintendo 64, até que ele consegue achar um cartucho de Zelda: Majora's Mask com um misterioso velho. Mas ao jogar, ele percebe alguns fatos bem peculiares acontecerem. E então começa um dos contos urbanos mais famosos dos videogames: a história de Ben, o menino que morreu afogado e se manifesta através de um cartucho de Majora's Mask.
Parece bobo? O canal AmbuPlay fez uma narração bem medonha da história. Vale a pena conferir!
Você conhece alguma história assustadora da Nintendo que não foi contada acima? Não deixe de comentar!