Depois de 6 anos, Project M não terá mais suporte de seus desenvolvedores
Por Mario Toledo
Quando Super Smash Bros. Brawl foi lançado, muitos jogadores competitivos reclamaram das mudanças nas mecânicas do jogo se comparado a Super Smash Bros. Melee. Project M, um mod do game criado por fãs, permitiu deixar o jogo não só mais balanceado, como também adicionar novos conteúdos e trazer novidades a fim de mantê-lo atualizado mesmo para os padrões de hoje em dia.
Depois de 6 anos de suporte, a PMDEV anunciou hoje que não dará mais suporte ao mod. Em uma nota de despedida, a equipe pediu desculpas aos fãs e agradeceu por todo o processo de aprendizagem com Project M.
Nós aprendemos muito no processo de produção de Project M - acumulando lições de vida em comunicação, trabalho em equipe, profissionalismo, ética e mais - mas existe muito pouco do que podemos fazer como um projeto voluntário. Com isto em mente, nós tomamos uma difícil decisão de mercado: nós estamos prontos para terminar aqui o desenvolvimento e seguir para maiores e melhores projetos.
Nós percebemos que isto pode ser um choque para os fãs. Por favor, nos perdooem. Novamente, esta foi uma decisão excruciante a ser feita, mas um pouco mais fácil graças a nossa satisfação com o último lançamento, a versão 3.6. Nós gastamos 6 anos melhorando Project M, e ao invés de arrastá-lo por mais diversos anos de pouco desenvolvimento e mudanças exaustivas no ciclo competitivo, nós consideramos estre trabalho completo.
Para entender um pouco mais sobre o impacto do término do desenvolvimento, conversamos com Phoca, da Team DASH, a maior organizadora de torneios do jogo no Brasil.
A notícia do término do suporte da PMDV ao Project M pegou toda a comunidade de surpresa. Esperávamos, na verdade, uma versão 4.0 para o final deste ano, que seria a definitiva e acabamos com a 3.6 com este título. De qualquer forma, o jogo já está completo desde a 3.0 (2014), e desde então contribuiu muito para o crescimento do Smash aqui no Brasil. Além de abraçar diversos jogadores do Brawl, preparou diversos à ingressar no cenário do melee e preparou terreno para o Smash 4, acredito que o jogo cumpriu bem sua missão. Agora, visando o futuro, o cenário é que temos um jogo definitivo e que será explorado a fundo, sem mais patches de balanceamento, o que vejo de forma positiva para o mundo competitivo. Neste mês também teremos o direct final do Smash 4, e então todos os Smashes estarão completos para o desenvolvimento e aprofundamento dos jogadores. Deixo aqui publicamente o meu agradecimento à todo o trabalho que a PMDEV fez por nós.