Em publicação oficial, Kimishima fala sobre IPs, NX, mobile e mais
Por Mario Toledo
Faz tempo desde que não vemos um pronunciamento do atual diretor da Nintendo, Tatsumi Kimishima. Porém, eis que a Big-N atualizou a sua página voltada a investidores com uma mensagem do próprio diretor, falando sobre a atual situação da Nintendo e seus próximos produtos e mercados, incluindo o mobile.
Desde o lançamento do Family Computer System (chamado Nintendo Entertainment System fora do Japão) em 1983, a Nintendo esteve oferecendo ao mundo produtos únicos e originais sob o desenvolvimento de conceitos de hardware e software integrados. Na terra do entretenimento domiciliar, a indústria do vídeo-game é uma das poucas indústrias estabilizadas no Japão que se espalharam ao redor do mundo, e a Nintendo se estabilizou como uma marca muito conhecida que representa a cultura do vídeo-game através do mundo.
Com a crença de que nossa missão é colocar sorrisos nos rostos das pessoas ao redor do mundo com nossos produtos e serviços, nós estamos seguindo nossa estratégia básica de expansão da população gamer oferecendo produtos que possam ser curtidos por todos independente da idade, sexo ou experiência com jogos. Nós acreditamos que nossa missão é dar o próximo passo ao aumentar o número de pessoas que possuem acesso as propriedades intelectuais da Nintendo (IPs).
Nós estamos oferecendo ativamente as IPs da Nintendo em uma variedade de maneiras para que não só os jogadores de nossos video-games, mas também nossos consumidores - incluindo aqueles que costumavam jogar mas não jogam atualmente e aqueles que nunca jogaram nossos vídeo-games antes - possam ter contato com as IPs da Nintendo.
Para nosso mercado de vídeo-games dedicados, a Nintendo está oferecendo o desenvolvimento de uma plataforma chamada "NX", com um novo conceito de software único, que mantém a integração de software e hardware para continuar com o núcleo do mercado da Nintendo. Para o propósito de maximizar a população que interage com as IPs da Nintendo, nós vamos entrar no mercado de games mobile e focarmos em gerar receita a fim de criar sinergia com o mercado de plataformas dedicadas.
Já pelas outras iniciativas de usar as IPs da Nintendo ativamente, nós lançamos um novo produto chamado amiibo - personagens da Nintendo que vêm em miniaturas ou cartas que interagem com nossos video-games. Eles foram bem recebidos por muitos de nossos consumidores. Além disto, nossos esforços não serão limitados a video-games. Estamos planejando oferecer novas atrações em parques temáticos ao usar personagens da Nintendo. Nós nos esforçamos para aumentar as oportunidades dos consumidores de terem contato com personagens da Nintendo diariamente em suas vidas, tal qual como conteúdos visuais e merchandising.
Assim, nós estamos expandindo a influência das IPs da Nintendo em diferentes maneiras além do uso tradicional nas plataformas de video-game dedicadas. Além disto, em nossa tentativa para estabelecer uma parceria sustentável e contínua com nossos consumidores, estamos criando um novo serviço de filiação, chamado "My Nintendo", e um novo sistema de contas, o qual deverá funcionar como ponte entre nossos video-games dedicados e outros serviços, ou até mesmo ambientes em que nossos consumidores possam estar em contato com as IPS da Nintendo, assim, fazendo funcionar o mecânismo de maximização do número de pessoas que interagem com as IPs da Nintendo.
A Nintendo continuará a se transformar flexivelmente se adaptando através dos tempos enquanto valoriza constantemente o espírito da originalidade baseado nas crenças de que "valores verdadeiros de entretenimento consistem em sua singularidade" - e continuaremos a prover produtos e serviços que façam com que as pessoas se surpreendam e se encantem.