O ano da Nintendo em 10 notícias
Por Victor Souza
Estamos a poucos dias de zerar 2015 e começar um novo ano. A Nintendo passou por algumas fases difíceis, mas também teve seus momentos de alegria. Vamos então para uma retrospectiva do ano da Big N em 10 notícias marcantes, lembrando o seu melhor e o seu pior.
Star Fox Zero é anunciado... e adiado
A notícia: Star Fox Zero é anunciado para o final de 2015, mas recebe adiamento para 2016.
Todos sabiam que um novo Star Fox estava a caminho do Wii U, e os fãs mal podiam esperar para o anúncio oficial. O jogo foi então mostrado na E3 e prometido para o fim de 2015. Mas como nada no mundo é perfeito, Miyamoto e cia. acharam que o game precisava de mais tempo no forno, adiando-o para abril de 2016.
E3 deixa um gosto amargo na boca de alguns
Será que nem mesmo o charme do show de marionetes no Digital Event conquistou os fãs?
A notícia: Nintendo reconhece que decepcionou muitos espectadores na E3.
A E3 da Nintendo não foi recheada de muitas surpresas. Sem novidades sobre Zelda Wii U ou anúncios de grande peso, muitos fãs se sentiram descontentes com a apresentação desse ano. Nem mesmo o aguardado Star Fox Zero escapou das críticas, com muitos criticando a demonstração gráfica do jogo. A própria Nintendo admitiu ter ficado abaixo das expectativas, prometendo melhorar para o ano seguinte. Concorda que a E3 deixou uma imagem negativa em 2015?
"Smash Bros. e DLC estão em um relacionamento sério"
Tem sido uma época de ouro para os fãs de Smash
Quando o novo Super Smash Bros. foi lançado, muito se falou sobre a possibilidade de DLC para o jogo. Isso foi logo confirmado ao final do ano passado, com o anúncio da chegada de Mewtwo como conteúdo extra em 2015. E o ano foi repleto de novidades para o jogo, com novos personagens, estágios e roupas para os Miis. Essa jornada acaba em fevereiro de 2016, com a inclusão de Bayonetta e Corrin como DLC final para o game.
amiibos são um sucesso estrondoso
Como não amar os amiibos?
A notícia: Nintendo já vendeu 21 milhões de amiibo pelo mundo.
Os amiibos foram o grande trunfo da Nintendo em 2015. Com um pouco mais de um ano de idade, os bonecos acumularam uma verdadeira montanha de dinheiro para a companhia - e também uma série de reclamações quanto aos problemas de estoque de certos amiibos. Algumas figuras são vendidas a preço de ouro em sites de revenda. Infelizmente, até o amiibo mais comum está a um preço nada legal no Brasil. Nem tudo é perfeito, não é?
Sai Club Nintendo, entra My Nintendo
Já imaginou ganhar prêmios por apenas jogar seus games? A ideia do My Nintendo vai por esse caminho
A notícia: Nintendo descontinuará o Club Nintendo para entrada de um novo sistema de benefícios: o My Nintendo.
Após anos de funcionamento, o sistema de associação Club Nintendo foi encerrado, dando seus prêmios finais em junho desse ano. Mas não tardou muito para que um serviço novo se apresentasse para sucedê-lo. O My Nintendo vai oferecer pontos de acordo com suas comprar e experiências de jogo, e você poderá usá-los em troca de diferentes tipos de prêmios. Ansioso para ver o que vem pela frente?
Zelda Wii U é adiado para 2016
Zelda Wii U só deu as caras esse ano em um vídeo de 13 segundos no último Nintendo Direct
A notícia: Zelda Wii U não será lançado em 2015.
2015 começou com altas expectativas graças a um jogo: The Legend of Zelda. A aguardada versão de Wii U havia sido anunciada para o final desse ano, mas uma mudança de planos fez com que o jogo fosse adiado para 2016. E o game continua um grande mistério; a única coisa que temos certeza é de que ele chega para o Wii U em 2016... ou será que não?
O NX vem aí
O NX já está nos planos da Nintendo para o futuro próximo
A notícia: Iwata faz menção a "NX" como a nova plataforma de jogos da Nintendo.
Todos sabem que o Wii U é um videogame que passou por tempos turbulentos, mas todos foram pegos de surpresa com a ideia de que um sucessor do console poderia chegar em um futuro próximo. O anúncio foi feito no início de 2015 e recheado de mistérios, alimentando especulações ao longo de todo o ano.
Nintendo resolve mergulhar no mercado mobile
Miitomo será o primeiro jogo mobile da Nintendo
A notícia: Nintendo anuncia produção de jogos para mobile através de parceria com a DeNA.
Muito se discutia se a Big N deveria ou não produzir jogos para dispositivos móveis. Acabou que a companhia decidiu entrar de cabeça na ideia, anunciando uma parceria com a DeNA, japonesa especializada em jogos mobile, e prometendo uma série de aplicativos para o futuro. Foi um dos grandes passos da Nintendo nos últimos anos, e só podemos esperar com grandes expectativas.
Pokémon Go faz a internet suspirar
A notícia: Nintendo anuncia "Pokémon Go", app de realidade aumentada, para smartphone.
Um anúncio esse ano conseguiu ferver a internet inteira com animação e expectativa. Pokémon Go surgiu do nada com um trailer incrível, prometendo que qualquer pessoa com um smartphone poderia se tornar um treinador e procurar pokémons em qualquer lugar do mundo. O jogo chega em 2016, e certamente é um dos aplicativos mais aguardados para o novo ano.
O adeus de Iwata
A notícia: Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, morre aos 55 anos.
A grande notícia do ano foi também a mais triste. O mundo dos games ficou abalado com o falecimento repentino de Satoru Iwata em julho. Presidente da Nintendo durante muitos anos, Iwata era uma figura importante e muito carismática, estando em comando da companhia durante os tempos gloriosos do Wii e do DS.
Iwata foi e é extremamente querido pelos fãs da Nintendo, e fará muita falta a toda indústria dos games.