Nintendo - 08/02/2016

Enredo, números, poder... os diferentes fatores que fazem um Pokémon ser raro

Parte da comemoração dos 20 de Pokémon será a distribuição de diferentes criaturinhas raras ao longo do ano em alguns países. Porém, em meio a uma Pokédex que só cresce com o tempo, como podemos definir um Pokémon como “raro”? Hora de mergulhar no tema e passar por alguns dos diferentes fatores que os fazem serem únicos e tão desejados pelos treinadores.

A única cereja do bolo
O dicionário Michaelis dá um punhado de significados para a palavra "raro". Entre elas está: "Que poucas vezes acontece; pouco abundante, pouco numeroso". Um bom jeito de definir raridade em Pokémon é a simples questão de quantidade. Quantos Mew você consegue capturar em Pokémon Red/Blue? Ele é único, uma chance apenas de tê-lo.

No entanto, tal jeito de encarar as coisas abre espaço para interpretações. Por exemplo, existe somente um Farfetch'd em Pokémon Red/Blue; isso o tornaria raro naquele jogo? Além disso, uma criatura rara pode ser única, mas ela aparecerá na gravação de todos que tiverem o jogo. Parece que precisamos filtrar um pouco mais as coisas aqui.

As chances de conseguir o Mew são limitadas, geralmente apenas por eventos especiais

Poder além de 8000
Outro significado dado pelo Michaelis à palavro "raro" é: "Que sobressai e excede aos da mesma espécie; admirável, extraordinário, singular". Um dos pontos que tornam um Pokémon desses tão especial são seus grandes poderes ou habilidades únicas. Em Pokémon X/Y, um exemplo recente, Xerneas é um Pokémon lendário que pode dar vida, enquanto Yveltal tem a habilidade absorver a vitalidade de tudo que o cerca.

São habilidades incríveis, poderosas, e incomparáveis em relação a qualquer outro monstro da Pokédex. Mais exemplos: Shaymin consegue restaurar grandes áreas de natureza e tornar abundante a flora local; já Jirachi pode garantir qualquer desejo que seja escrito nas fitas em sua cabeça. Tais singularidades os tornam Pokémon muito desejados, e os colocam no hall de lendas.

Yveltal tem poderes inigualáveis de extrair vida do mundo

Os livros de história contam a verdade
Assim como a progressão dos jogos te conta que Zubat é um Pokémon absurdamente chato que vai atormentá-lo nas cavernas, ela também desenvolverá o que é cada Pokémon naquele universo. Habilidades, história e significado. Colocá-los nas grandes lendas do mundo é o passo final para pôr o rótulo de "raro" em um Pokémon.

E é fato que a construção de enredo costuma dar destaque a esses Pokémon. Os últimos jogos da série desenvolveram o andar da história baseado neles: Kyogre e Groudon em Ruby/Sapphire, Dialga e Palkia em Diamond/Pearl, Xerneas e Yveltal em X/Y, entre outros. Isso cria um novo atrativo na clássica separação de versão dos jogos, permitindo que a história mude de acordo com o Pokémon lendário representante.

Assim, não é necessário ser um monstro colossal para se tornar raro. Veja o trio Azelf, Mesprit e Uxie: os simpáticos três guardiões dos lagos se fazem lendários pelos inúmeros contos que os popularizam. Eles são representação, respectivamente, da Força de Vontade, da Emoção e do Conhecimento, sendo que juntos eles podem parar os dragões lendários Palkia e Dialga. Únicos, cheios de história e poderosos de um jeito muito próprio.

O trio raro dos lagos é uma parte importante da quarta geração Pokémon

Outro bom exemplo é a lenda do Gyrados vermelho, um Pokémon que apesar de não ter muito de diferente além de sua coloração, encanta os treinadores ao redor do mundo. Falando no Gyrados vermelho...

Brincando com possibilidades
Com o tempo, uma nova espécie de Pokémon raro apareceu: os Pokémon shiny. Explicando curto e grosso: são criaturas com uma cor diferente da comum. Você pode encontrá-las em qualquer matinho nos jogos, mas com a singela diferença que a chance disso acontecer é de 16 para 65536. 

É incrivelmente rara a possibilidade de encontrar um, por mais que todos os Pokémon tenham uma versão shiny. Isso praticamente criou um mercado do gênero, em que os treinados fazem de tudo atrás desses monstrinhos diferentes.

Brincar com porcentagens tornou possível essa nova categoria de raridade. E melhor: qualquer um pode tê-los. Não é preciso um desenvolvimento de história ou um evento especial de distribuição; apenas jogar os games te credencia a encontrar um shiny. Para muitos, isso os tornam tão especiais do que qualquer Mewtwo - a não ser que esse Mewtwo seja shiny, aí é outro nível de conversa!

Há quem jogue Pokémon por gerações e nunca tenha encontrado um Pokémon shiny

Então, existe um Pokémon mais raro?
Uma resposta muito adequada a essa pergunta seria: depende de você! Dependendo de seus objetivos, um certo Pokémon pode ser muito mais raro para você. Aos colecionadores shiny, um Magikarp dourado pode valer tanto quanto um Darkrai. Em questões de enredo, Arceus é o Pokémon supremo, então quem sabe ter um "PokéDeus" no seu time?

Claro, também existe muita magia em domesticar um Pikachu até o fim dos tempos. Pokémon nos oferece tantos caminhos para a jornada que a maior raridade é alguém não amar a franquia!

Aquele momento comum em que um deus Pokémon fica do seu lado

Vocês têm algum Pokémon raro preferido? Eles podem dar trabalho, mas vale a pena o esforço!

Leia Também

Nintendo - 12/01/2016

Bundle especial do New 3DS com Pokémon Red & Blue é anunciado no Ocidente

Os 20 anos de Pokémon mal começaram e já temos motivos para animação. A Pokémon Company revelou que um bundle especial de New 3DS dos primeiros jogos da franquia será lançado na América do Norte. O pacote virá com nad...

Leia Mais...

Nintendo - 12/01/2016

20º. aniversário de Pokémon contará com distribuições, filmes remasterizados e mais

A Nintendo divulgou hoje todo o seu planejamento para o 20º aniversário de Pokémon. Já sabemos de algumas coisas, como Pokkén Tournament e Pokémon GO, que chegarão ainda este ano, mas o novo vídeo também anuncia diver...

Leia Mais...