Fã cria versão de "A Link to the Past" com neutralidade de sexos para sua filha
Por Mario Toledo
Muitos jogos de antigamente não se preocupavam se haveriam jogadores de diferentes sexos interagindo com o game. Pokémon, por exemplo, só permitia controlar um treinador do sexo masculino, enquanto hoje em dia é possível escolher seu sexo.
Em The Legend of Zelda: A Link to the Past, o protagonista é, definidamente, do sexo masculino, e muitas falas do jogo explicitam isto. Porém, um fã chamado Tony Smith não se agradou ao ver sua filha de 6 anos, que já está se interessando por video-games, jogar o game acompanhando a trajetória de um herói homem sem a possibilidade de escolha.
Por este motivo, Tony fez uma rom modificada de "A Link to the Past", modificando textos para garantir uma neutralidade de sexos. Basicamente, em lugares que explicitam o sexo masculino do personagem, foram modificadas palavras que não diferem o sexo do mesmo.
Tony explica os detalhes em seu blog. Para ele, é completamente possível alterar jogos antigos que permitam que a nova geração tenha uma experiência enriquecedora.
Não é a primeira vez que algo do tipo foi feito. O artista Mike Hoye chegou a alterar imagens de Wind Waker para permitir que sua filha jogasse com um personagem do sexo feminino.