Os 10 melhores e mais desafiadores puzzles de ginásio Pokémon
Por Victor Souza
Antes de colocar toda a força da sua equipe em campo, é sempre bom dar uma exercitada na sua mente antes da batalha. Felizmente (ou não muito para alguns), a maioria dos ginásios oferece um puzzle a ser desvendado, junto com uma penca de treinadores que aparentemente desistiram de tentar e ficaram lá parados te esperando. Vamos então nomear os dez melhores puzzles de ginásio em Pokémon, lembrando como a vida é difícil se não pensarmos um pouco.
Saffron Gym (Red/Blue/Yellow)
O ginásio de Saffron City é uma das primeiras amostras em Pokémon de que é importante ter uma mente focada para passar um desafio. Para chegar até a líder Sabrina, é necessário encontrar o caminho pelos pontos de teleporte de diferentes salas, vendo até onde cada um leva para tomar o rumo certo e chegar na sala final. Não vale buscar a sequência certa na internet!
Lavaridge Gym (Ruby/Sapphire/Emerald)
O ginásio da líder Flannery é uma casa de banho meio maluca. No meio do vapor, você deve usar os buracos que te levam para baixo do prédio e fazer sua rota usando os outros buracos no chão que te levam... para cima? E há também alguns treinadores disfarçados no lugar, então prepare-se para um labirinto bem esquisito. E quente.
Fortree Gym (Ruby/Sapphire/Emerald)
Até que faz bastante sentido ter catracas em um ginásio Pokémon. O problema é que essas catracas têm formas diferentes, o que significa que para passar você precisa movê-las de jeitos específicos, sem deixar que você mova um braço da catraca enquanto o outro lado continua bloqueando a passagem.
Saffron Gym (Red/Blue/Yellow)
O ginásio de Saffron City é uma das primeiras amostras em Pokémon de que é importante ter uma mente focada para passar um desafio. Para chegar até a líder Sabrina, é necessário encontrar o caminho pelos pontos de teleporte de diferentes salas, vendo até onde cada um leva para tomar o rumo certo e chegar na sala final. Não vale buscar a sequência certa na internet!
Sinta-se um verdadeiro Abra teleportando entre lugares
Lavaridge Gym (Ruby/Sapphire/Emerald)
O ginásio da líder Flannery é uma casa de banho meio maluca. No meio do vapor, você deve usar os buracos que te levam para baixo do prédio e fazer sua rota usando os outros buracos no chão que te levam... para cima? E há também alguns treinadores disfarçados no lugar, então prepare-se para um labirinto bem esquisito. E quente.
Esse é o design da versão Emerald, que difere um pouco do desafio original
Fortree Gym (Ruby/Sapphire/Emerald)
Até que faz bastante sentido ter catracas em um ginásio Pokémon. O problema é que essas catracas têm formas diferentes, o que significa que para passar você precisa movê-las de jeitos específicos, sem deixar que você mova um braço da catraca enquanto o outro lado continua bloqueando a passagem.
Parece que quatro treinadores ficaram presos eternamente no puzzle de Fortree Gym
Sootopolis Gym (Ruby/Sapphire/Emerald)
Os ginásios de gelo costumam entregar um desafio bem interessante, geralmente envolvendo um chão escorregadio no processo. No entanto, em Sootopolis Gym o objetivo subir em todos os painéis de gelo para rachá-los, liberando uma escada quando todos terem sido pisados. Detalhes: você só pode pisar uma vez em cada, senão o painel quebra e você cai em um fosso de treinadores, sem falar que você deve andar sobre o gelo de uma forma que seja possível acessar a escada em seguida.
Sunyshore Gym (Diamond/Pearl/Platinum)
Em Sunyshore City, o esquema de passagem são pontes desalinhadas sobre engrenagens. Você aperta um botão na plataforma que faz a engrenagem dela rodar. Porém, o movimento dela afeta as demais engrenagens conectadas, então tente descobrir um jeito de alinhar as pontes de um modo perfeito para seguir em frente.
Blackthorn Gym (HeartGold/SoulSilver)
Para enfrentar a mestra de dragões Clair no remake de Gold/Silver, o puzzle exige que você surfe sobre a lava. Ou quase isso. Três plataformas servem como pontes separadas para as seções do ginásio, e você deve girá-las e movimentar cada uma com o auxílio de apenas três botões: dois para girar a plataforma e um para fazê-la andar. É um desafio um tanto quente, por assim dizer.
Icirrus Gym (Black/White)
Poderíamos passar o dia falando sobre os ginásios de gelo que brincam de patinação em Pokémon. Como não temos tempo para isso, escolhemos o de Icirrus City como mais intrigante. O jogador tem que descobrir quais os passos certos para deslizar corretamente pelo ginásio, tendo a ajuda de um engraçado mecanismo que permite o treinador fazer uma curva e ainda o deixa girando como um pião. Uhul, diversão no gelo!
Driftveil Gym (Black 2/White 2)
Clay, o líder de ginásio esteriótipo de cowboy empresário, te colocou em um labirinto escuro, em que cada seção só se revela ao você pisar nela. Para descobrir a rota correta, tudo o que você tem são as dicas dos treinadores que lá estão - após ganhar a informação em uma batalha, obviamente.
Snowbelle Gym (X/Y)
Pelo jeito, o líder Wulfric imaginou que gelo e cubos mágicos tivessem tudo em comum. O último puzzle de ginásio em X/Y obriga o treinador a rodar as grandes plataformas quadradas para driblar os buracos de cada e poder atravessar sem problemas - e por favor, tente não se prender entre duas plataformas gigantes.
Mauville Gym (Omega Ruby/Alpha Sapphire)
Por algum motivo, alguém ligou barreiras eletrificadas pelo ginásio, sendo que é necessário apertar interruptores para poder abrir caminho. Entretanto, abra uma porta e outra se fecha, ou seja, você pode apertar o botão, mas a corrente elétrica apenas será desviada, formando outra parede. Mas tudo bem, siga até conseguir formar o caminho certo. Tente também não tomar um choque, tudo bem?
Os ginásios de gelo costumam entregar um desafio bem interessante, geralmente envolvendo um chão escorregadio no processo. No entanto, em Sootopolis Gym o objetivo subir em todos os painéis de gelo para rachá-los, liberando uma escada quando todos terem sido pisados. Detalhes: você só pode pisar uma vez em cada, senão o painel quebra e você cai em um fosso de treinadores, sem falar que você deve andar sobre o gelo de uma forma que seja possível acessar a escada em seguida.
Uma boa forma de quebrar o gelo durante a aventura
Sunyshore Gym (Diamond/Pearl/Platinum)
Em Sunyshore City, o esquema de passagem são pontes desalinhadas sobre engrenagens. Você aperta um botão na plataforma que faz a engrenagem dela rodar. Porém, o movimento dela afeta as demais engrenagens conectadas, então tente descobrir um jeito de alinhar as pontes de um modo perfeito para seguir em frente.
Gire as engrenagens de forma correta e siga em frente!
Blackthorn Gym (HeartGold/SoulSilver)
Para enfrentar a mestra de dragões Clair no remake de Gold/Silver, o puzzle exige que você surfe sobre a lava. Ou quase isso. Três plataformas servem como pontes separadas para as seções do ginásio, e você deve girá-las e movimentar cada uma com o auxílio de apenas três botões: dois para girar a plataforma e um para fazê-la andar. É um desafio um tanto quente, por assim dizer.
Certo, como e por que alguém fez uma piscina de lava dentro de um ginásio?
Icirrus Gym (Black/White)
Poderíamos passar o dia falando sobre os ginásios de gelo que brincam de patinação em Pokémon. Como não temos tempo para isso, escolhemos o de Icirrus City como mais intrigante. O jogador tem que descobrir quais os passos certos para deslizar corretamente pelo ginásio, tendo a ajuda de um engraçado mecanismo que permite o treinador fazer uma curva e ainda o deixa girando como um pião. Uhul, diversão no gelo!
Olha, um fosso gigante e mortal com apenas uma ponte de gelo partida ao meio como passagem. Legal!
Driftveil Gym (Black 2/White 2)
Clay, o líder de ginásio esteriótipo de cowboy empresário, te colocou em um labirinto escuro, em que cada seção só se revela ao você pisar nela. Para descobrir a rota correta, tudo o que você tem são as dicas dos treinadores que lá estão - após ganhar a informação em uma batalha, obviamente.
Spoiler: esse é o mapa completo do ginásio - use com sabedoria
Snowbelle Gym (X/Y)
Pelo jeito, o líder Wulfric imaginou que gelo e cubos mágicos tivessem tudo em comum. O último puzzle de ginásio em X/Y obriga o treinador a rodar as grandes plataformas quadradas para driblar os buracos de cada e poder atravessar sem problemas - e por favor, tente não se prender entre duas plataformas gigantes.
Já terminou um cubo mágico alguma vez?
Mauville Gym (Omega Ruby/Alpha Sapphire)
Por algum motivo, alguém ligou barreiras eletrificadas pelo ginásio, sendo que é necessário apertar interruptores para poder abrir caminho. Entretanto, abra uma porta e outra se fecha, ou seja, você pode apertar o botão, mas a corrente elétrica apenas será desviada, formando outra parede. Mas tudo bem, siga até conseguir formar o caminho certo. Tente também não tomar um choque, tudo bem?
Quando dizemos que Pokémon pode ser uma experiência chocante, não é bem isso que vem em mente...
São alguns bons desafios aqui! E vocês, tiveram algum problema com os ginásios listados ou foi moleza?