Nintendo - 24/02/2016

Retrô: Brindes colecionáveis de Pokémon no Brasil

Por Rui Celso


Em homenagem aos 20 anos de Pokémon, a sessão retrô desta semana fará uma homenagem aos antigos itens colecionáveis da saga. Se você era nascido nos anos 90 ou começo dos anos 2000, sabe que essa foi a época em que Pokémon explodiu no Brasil. Caso você seja muito novo e não acompanhou essa febre, verá como Pokémon invadiu todos os cantos do país.

Confira agora alguns dos itens que marcaram a infância de muitos marmanjos por aí:

Cards Pokémon
Em 1999, Pokémon inaugurou os brindes da Elma Chips com os cards Pokémon. Eles eram simples, e ao total existiam 50 tipos diferentes para colecionar. Nada de Trading Card Game ou algo mais complexo. O intuito na época era apenas pegar embalo na febre dos monstrinhos.



Guaraná Antarctica Caçulinha Pokémon
Quem gosta de refrigerante, tinha mais um bom motivo para comprar um mini Guaraná Antarctica no começo dos anos 2000. Na versão "caçulinha" do produto, uma pokébola com um Pokémon dentro acompanhava a embalagem. Existiam 40 diferentes no total.

Confira abaixo o comercial do refrigerante:


Tazos e Evolutazos
Em 2000, a Elma Chips lançou uma de suas coleções de maior sucesso da série: os tazos Pokémon. Foram cerca de 45 tazos comuns, e outros 25 tazos holográficos que mostravam a evolução de determinados Pokémons. Ele podia ser jogado de duas formas: como em um TCG, explorando as fraquezas dos adversários, ou simplesmente batendo os tazos uns nos outros até virá-los.


Jo-Kén Pokémon

No ano de 2001 foi lançado uma espécie de card-game chamado de Jo-Kén Pokémon. Cada carta continha uma "habilidade" diferente, dentre elas tínhamos: corda, impermeável, anti-chamas e outros. O objetivo do jogo era o mesmo que a fórmula tradicional, com a diferença de que os monstrinhos de bolso estavam presentes.


A 3ª geração de Pokémon já estava inclusa, no entanto, apenas 60 cartas diferentes estavam disponíveis.

Confira abaixo o comercial:


A saudade
Hoje em dia, dificilmente veremos esses brindes novamente no mercado. Com exceção do McDonald's, que já trouxe brindes de Pokémon para o Brasil, as empresas fabricantes de salgadinhos e refrigerantes talvez tenham aposentado esse mercado.

A esperança que fica é de que no futuro elas voltem, fazendo a alegria da criançada, e quem sabe, dos marmanjos de plantão.

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...