Nintendo - 10/02/2016

Retrô: Pokémon Mystery Dungeon: Red/Blue Rescue Team

Você já se viu em algum momento pensando como seria a vida se você fosse um Pokémon? Bem, hora de encarar essa realidade com Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team e Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team, jogo com duas versões lançadas em 2006 para ambos Game Boy Advance e Nintendo DS.

Prepare sua equipe e suas bandanas para lembrar o início de um dos spin-offs mais queridos da franquia.

Teste de personalidade
Antes de qualquer coisa, o jogo fará com você uma espécie de quiz, daqueles que você recebe uma situação e tem opções de como reagir a ela. Respondidas as perguntas, uma personalidade será atribuída a você, e você terá como personagem um Pokémon que encaixe com essas características. Por exemplo, se você é um menino tímido, aventure-se como um Cyndaquil; caso você seja uma dócil menina, Chikorita é o Pokémon. E assim segue entre as 16 possibilidades de protagonista.

Você pode ser muito preguiçoso, mas infelizmente Snorlax não é uma das opções de protagonista

E lá começa a história: você é um humano que de repente acorda no corpo de um Pokémon, até ser encontrado por um outro monstrinho (um parceiro principal que você escolhe previamente). Aos poucos você descobre uma grande aptidão em ajudar aqueles com problemas, como entrar na floresta para resgatar um Caterpie perdido.

É em Mystery Dungeon que pela primeira vez você pode compreender a fala dos Pokémon

Você e seu parceiro montam então um time Pokémon de resgate para ajudar qualquer um que esteja em apuros. A equipe só cresce assim que cada vez mais outros se empolgam com a possibilidade de ajudarem os demais. Em meio a tudo isso, seu personagem vai tentando desvendar o motivo de ele ter se tornado um Pokémon, enquanto você tenta realizar todos os problemas e ainda administrar a rivalidade com outras equipes de resgate.

Não me lembro desse lugar...
Mystery Dungeon já era uma franquia bem estabelecida na época, só com Pokémon se aproveitando de seus recursos dessa vez. O jogo é baseado na exploração de dungeons, mas com um detalhe: eles são gerados randomicamente, ou seja, você pode visitar a mesma caverna várias vezes e encontrar um mapa completamente diferente da última vez que você esteve lá.

Pouco muda entre as versões do jogo, sendo que as diferenças ficam nas cores e em alguns Pokémon exclusivos

Com uma equipe de no máximo 4 Pokémon, o jogo é como um grande tabuleiro em turnos -  quando você se mexe, todos os demais elementos da fase se movimentam em seguida. Assim como nos jogos tradicionais da franquia, os seus Pokémon podem ter até quatro ataques diferentes, cada um com sua especialidade.

Toma essa Wurmple!

O objetivo nas dungeons é ir encontrando as escadas para ir mais fundo nelas até chegar no objetivo de sua missão. Mas claro, o mundo não é nada sem um pouco de pimenta, sendo que quanto mais baixo na caverna, mas complicada ela fica. Para ajudar, há itens que você pode encontrar e novos amigos para fazer. Uma equipe forte e preparada é tudo o que você precisa para o sucesso.

O começo de algo novo
Red/Blue Rescue Team fez um certo sucesso no campo de spin-offs, e acabou se tornando o pai de uma nova ramificação da árvore genealógica de Pokémon. Outros Mystery Dungeon vieram em seguida: Explorers of Time/Darkness/Sky, para Nintendo DS, e Gates to Infinity, para 3DS.

O jogo recentemente apareceu no Virtual Console europeu do Wii U, então podemos esperar que ele apareça em algum momento nas demais eShop do mundo. Mas caso você queira algo mais moderno, o 3DS recebeu há pouco tempo um novo jogo da série, Pokémon Super Mystery Dungeon, então uma olhadinha no game não deve machucar ninguém.

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...