Retrô: Elite Beat Agents
Por Rui Celso
Quem gosta de jogos musicais e teve o Nintendo DS, provavelmente teve contato com Elite Beat Agents. O jogo rítmico era um dos títulos mais divertidos do portátil ao lado de Rythm Heaven. Mesmo com diferentes propostas, o intuito era o mesmo: testar suas habilidades.
Não conhece os agentes mais estilosos dos games? Então prepare a pista de dança, pois eles estão chegando com tudo!
É só uma desculpa
Os agentes são como os "salva-vidas" de pessoas que estão com problemas. Toda vez que alguém pede a ajuda deles, eles aparecem e começam a dançar. Dependendo de sua performance, ela pode ou não resolver o problema dos personagens.
Chega um momento que até os personagens entram na dança
Existem diversas situações inusitadas. Em uma delas, a música "September", do grupo Earth, Fire & Wind, toca ao fundo enquanto a mãe de um garoto tenta "sugar" as nuvens para que não chova. Em outra ocasião, ao som de "Y.M.C.A", do Village People, um pirata é abandonado por sua tripulação, e cabe à ele encontrar o tesouro no fundo do mar. As situações são inúmeras!
Sofie usa um aspirador de pó para iluminar o dia de seu filho
A técnica
Enquanto na tela de cima é mostrada a história de cada um dos personagens, na de baixo ocorre a ação. O jogo é todo controlado pela tela sensível ao toque, e o objetivo do jogador é tocar nos ícones da tela nos momentos certos. Depois de um tempo, é possível acertar os ícones baseando-se apenas pelo ritmo da música.
Ainda na tela inferior, existe uma barra que mede sua performance. Ela começa no "Yes", e conforme seu desempenho ela pode cair para o "No". Isso influencia nos acontecimentos da tela superior, fazendo com que o problema do personagem em questão seja resolvido ou não.
Ao errar uma nota, tudo começa a dar errado para o personagem
Enquanto você está jogando, é difícil acompanhar a tela superior e ver o quê está acontecendo. Para resolver este problema, ao final de cada estágio, é possível ver o replay da sua performance. Isso possibilita o jogador de ver a história completa dos personagem e suas reações ao errar alguma nota.
Com exceção dos agentes em ação, os gráficos são todos animados e bem caricatos. As histórias são contadas de forma estática, mas bem divertidas.
Há a possibilidade de pular as histórias
Conforme você avança no modo single player, modos mais difíceis são liberados. Em cada um deles, novos personagens são desbloqueados, aumentando o fator replay. Além do single player, existe um modo multiplayer que possibilita a cooperação entre até quatro jogadores. Para isto, apenas um cartucho é necessário. Entretanto, assim como ocorre em jogos como Mario Kart, há restrições para quem não tiver o jogo.
Vale a pena?
Elite Beat Agents foi, e ainda é, um dos jogos mais divertidos do Nintendo DS. Ele possui uma proposta idêntica ao de outros games musicais, mas se diferencia na experiência proporcionada ao jogador. Com muito carisma, os agentes conseguem conquistar até mesmo os mais gélidos jogadores.
Desenvolvido pela iNiS em 2006, Elite Beat possui animações divertidas e histórias que emocionam. Vale a pena tirá-lo do armário.