Retrô: Mario Kart: Double Dash!!
Por Rui Celso
Mario Kart, ao lado de Super Smash Bros. e Mario Party, se tornou sinônimo de diversão! Lançado em 1992 para SNES, o primeiro jogo da série fez a cabeça dos apaixonados por video-games. Com uma proposta diferente dos jogos de plataforma, o intuito aqui era jogar com os amigos e se divertir!
A série foi evoluindo com o passar dos anos, trazendo bons frutos à Nintendo e seus fãs. Ao chegar no Game Cube, a série foi reformulada, passando a ter dois corredores por Kart: um piloto e um co-piloto.
Não sabe do que estamos falando? Vem que a gente explica!
Duas cabeças
O principal atrativo de Mario Kart: Double Dash!!, é a possibilidade de utilizar dois corredores por Kart. Algumas vantagens foram implementadas com este novo sistema, mas algumas coisas tiveram de ser sacrificadas.
Para começar, a tela de seleção de personagens sofreu alterações. O jogo "sugere" quais duplas usar, colocando-os um embaixo do outro. Entretanto, o jogador é livre para escolher quais personagens quiser. A vantagem em seguir a regra de duplas, é que cada uma delas possui um kart exclusivo. Novos Karts (exclusivos ou não) são liberados conforme você progride nas copas, assim como novos personagens.
O peso de dois personagens impacta muito nas corridas. Escolha com sabedoria
Durante a corrida, o botão Z será um de seus melhores amigos. Com ele, o jogador troca entre o piloto e co-piloto, dando a possibilidade de se pegar até dois itens. Somente o co-piloto pode atirá-los, então para o piloto usá-lo, é necessário trocar de lugar. Existem também as caixas duplas, possibilitando que o jogador pegue dois itens de uma só vez.
Logo a frente, é possível ver a caixa de itens dupla
Por falar em itens, além dos tradicionais existentes na série, existem também os Special Items. Cada personagem possui um exclusivo, tornando-os únicos nas corridas. Baby Mario por exemplo, solta um Chain Chomp que o guia ferozmente na pista. Enquanto isso, Peach utiliza um escudo de corações que a protege de todo e qualquer ataque.
As versões Baby de Mario e Luigi causam um belo estrago
Agora os carros não dão mais aqueles famosos "pulinhos" ao apertar o botão R. Algo que teve de ser sacrificado devido ao peso de dois personagens.
Pensam melhor que uma
O modo multiplayer não poderia deixar de existir, e claro que DD!! mantém a diversão vista nas versões anteriores. Existem três modos diferentes: VS Mode, Grand Prix e Battle.
No VS Mode existem duas possibilidades: jogar contra seus amigos no modo Grand Prix, ou jogar sem a IA (Inteligência Artificial) presente.
O modo sem IA é para os que querem diversão sem compromisso
No modo Grand Prix, é possível jogar cooperativamente com um amigo. No entanto, é preciso decidir: apenas o primeiro jogador controla o Kart, enquanto que o segundo atira os itens. Não é possível trocar as posições durante a corrida, o que pode frustrar alguns jogadores que gostariam de pilotar.
As duas princesas juntas pode ser perigoso
O modo battle segue a receita das versões anteriores. Existem três modos diferentes: Balloon Fight, Shine Thief e Bomb-Omb Blast. No Balloon Fight, é necessário destruir os balões dos inimigos. No Shine Thief, os jogadores precisam roubar o Shine dos oponentes e mantê-lo consigo até o tempo acabar. E por fim, no Bomb-Omb Blast, os corredores precisam acertar três vezes os inimigos utilizando apenas bombas.
Lançado em 2003, Mario Kart: Double Dash!! parece estranho no começo, mas logo você se acostuma e se apaixona. Além dos lindos gráficos, as vozes podem ser ouvidas a todo momento, dando maior realismo à corrida.
Apesar de algumas mudanças, Double Dash!! ainda faz valer a pena tirar o Game Cube do armário para chamar a galera em casa e fazer a festa.