Nintendo - 22/03/2016

Review: Miitomo


No dia 17 de março, foram lançados o serviço My Nintendo e Miitomo para o público japonês. O primeiro, substitui o finado Club Nintendo e ainda não pode ser conferido por usuários ocidentais. Já o Miitomo pode ser baixado através da App Store japonesa para usuários da Apple ou de outros sites com a permissão de instalar apps que não sejam da Play Store, no caso do Samsung. E foi assim que conferi a primeira empreitada da Nintendo em dispositivos móveis.

Ao iniciar o Miitomo, somos apresentados a uma criação de Miis, como de costume. É possível, através de QR Codes, exportar seu Mii do Wii U ou do Nintendo 3DS. Depois disso vamos montando características do Mii (para quem jogou Tomodachi Life, é exatamente do mesmo jeito): Tom de voz, velocidade com que fala, como aquele Mii reage a estímulos, se ele é mais agitado, se é mais tagarela. Após tudo isso que o Miitomo começa.

Crie seu Mii, e comece a interagir com seus amigos

O foco da Nintendo através do Miitomo nos fazer conhecer melhor nossos amigos através de perguntas simples, porém que nem sempre são feitas. "Qual foi a última coisa que você comprou?" Qual é sua comida favorita? O que lhe despertou interesse nesses dias?" são exemplos dessas perguntas. É possível responder qualquer coisa, e as pessoas que estão adicionadas no Miitomo verão essas respostas e poderão comentar, mandar imagens do Miifoto ou então simplesmente marcar um coraçãozinho na respostas.

A proposta é estranha e sinceramente não me convenceu até utilizar o aplicativo, afinal como isso poderia ser divertido? Mas o Miitomo apresenta um ambiente bem descontraído com os Miis, e ele realmente incentiva a entrar na brincadeira de responder as perguntas e dar aquela olhada nas respostas dos amigos.

Para dar um empurrãozinho maior, utilizar o Miitomo garantirá algumas moedas para a conta My Nintendo associada a ele, então o aplicativo acaba sendo uma boa saída para garantir aqueles descontos ou jogos na faixa.

Outra parte do aplicativo é o Miifoto, onde é possível utilizar o seu Mii para colocá-los em cenários, e assim algumas montagens pitorescas. O Miifoto é bem simples de se utilizar e pode fazer cenas bem divertidas.

O Miifoto é bastante divertido, e permite criar imagens engraçadas de seu Mii

Infelizmente o Miitomo ainda não tem lançamento oficial no Brasil, então é provável que mesmo quando ele lançar nos EUA, para baixá-lo será necessário fazer o mesmo processo para baixar a versão japonesa, ou seja, sem a ajuda da Play Store no caso dos usuários do Android. Além disso, o aplicativo não inclui a língua portuguesa, algo que provavelmente vai afastar boa parte dos possíveis consumidores casuais que o aplicativo teria aqui no Brasil, ficando mais difícil indicar o Miitomo para aquele amigo ou amiga que não gosta de jogos mas acharia a ideia interessante.

Como um jogo gratuito, o Miitomo é divertido. Ele é basicamente um Tomodachi Life para celulares, mas com algumas funções a mais. Ele não deve ser o app com que você ficará horas interagindo, mas é o aplicativo ideal para aqueles momentos rápidos de descontração, seja quando você está no metrô, ônibus, esperando em uma fila ou diversos outros lugares em que você saca o celular para se distrair.

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...