Conheça "Ash vs Red", um livro brasileiro de Pokémon feito por fãs
Por Mario Toledo
De jogos de tabuleiro a miniaturas exclusivas, já vimos diversos projetos de fãs dedicados a franquia Pokémon, especialmente no Brasil. Mas o que acontece quando um ilustrador e um escritor se unem para fazer um livro envolvendo uma história madura da franquia, misturando o universo dos games e do anime?
O resultado é Ash vs Red: Contemple o Início do Fim, dos brasileiros Ricardo Lira e "Hal, o moderador". A história se passa em um futuro distópico, envolvendo o embate de Ash, que governa os sobreviventes de Kanto e quer protegê-los no subsolo e Red, que acredita que eles devem voltar para a superfície. Personagens como Serena, Jessie e Misty também marcam presença no enredo, além de Pokémon clássicos dos treinadores e até mesmo Pokémon que aparecem em jogos não canônicos, como o Dark Mewtwo.
"Ash quer que todos os habitantes de Kanto fiquem resguardados no subsolo para que ninguém se machuque indo à superfície; desta forma ele governa os últimos sobreviventes, elabora regras, protege os portões, chefia a polícia e não permite que ninguém use Pokémon - mesmo aqueles que sobreviveram a contaminação, que ainda interagem e tratam os humanos a sua volta de modo racional. Eles vivem em cárcere privado, em análise constante, apenas Ash e os protetores tem a permissão de usar os remanescentes.
Na outra banda do subsolo, Red acredita que eles devem ir lá em cima, enfrentar o que está acontecendo, o que os acoberta, o que roubou o lar de tantas famílias; eles precisam lutar, conseguir Kanto de volta e saber o que houve com as outras regiões -, pois eles não tem nenhuma notícia ou informação relevante de Hoenn, Sinnoh, Unova ou Kalos há muito tempo.
(...) E o quão assombrosos ficarão quando descobrirem que eram, na verdade, fantoches de seres ainda mais cruéis. Uma história sobre desespero, esperança, invenção e descoberta que ultrapassa qualquer razão, qualquer limite, enquanto você revê tudo aquilo em que acredita."
A idéia da dupla é chamar a atenção da Nintendo para o Brasil, e mostrar o tamanho do mercado. Eles estão em contato com a The Pokémon Company para lutar pelo uso de direitos autorais, e já fecharam parceria com o selo "Publique-se" da Saraiva para lançar um ebook.
Para maiores detalhes sobre a obra, acesse sua página oficial no Facebook.