Fãs haviam criado versão pseudo-3D de The Legend of Zelda, mas a Nintendo mandou remover
Por Mario Toledo
Para comemorar os 30 anos de The Legend of Zelda, dois fãs haviam criado uma versão "pseudo-3D" do jogo original do NES, onde os sprites foram apenas transformados em modelos 3D em uma perspectiva 2D. O projeto, feito utilizando Web GL e Voxels, é open-source e estava disponível para ser jogado gratuitamente em seu site, até que a Nintendo interviu.
A página foi atualizada esta semana com uma pequena nota, relatando o ocorrido. Segundo Scott e Mike, os criadores do projeto, a Nintendo pediu que o site fosse removido por "infringir diretos de copyright".
A Nintendo nos pediu para remover o site por infringir diretos de copyright. Eu acho que os pixels de Zelda30Tribute estavam um pouco perfeitos. Nós estamos tristes por isto, mas nós entendemos. Nós começamos o projeto porque amamos a Nintendo e gostamos do que eles nos tem dado através dos anos. Desde o começo do desenvolvimento, nós sabíamos que este resultado poderia "potencialmente" acontecer. A Nintendo tem todo o direito de proteger suas IPs. Não temos nenhuma queixa, nós tivemos um trabalho intenso neste tributo e fizemos alguns amigos ao longo do caminho.
Muito obrigado ao meio milhão de pessoas que jogaram nosso jogo! Nós aprendemos muito e escrevemos alguns códigos que outros podem aprender, também. Nós planejamos postar este projeto no GitHub em breve, assim que tivermos a chance de remover os assets da Nintendo.
Não é a primeira vez que a Nintendo remove um projeto de fãs sem fins lucrativos da internet. A política de privacidade da empresa garante até mesmo a remoção de vídeos que utilizem suas propriedades intelectuais, entre imagens e áudios.