Lucros da Nintendo sofrem queda de 61% no ano fiscal; veja os números
Por Victor Souza
Em 2015, o valor final arrecadado foi de 41,8 bilhões de ienes, o que significa que os números de 2016 caíram para 16,5 bilhões (algo em torno de 150 milhões de dólares na cotação atual). Mas fique registrado que a Nintendo já esperava essa queda, sendo que a expectativa da companhia era de arrecadar 17 bilhões de ienes neste período.
Porém, vale destacar que a Nintendo conseguiu um ótimo desempenho nas vendas digitais. Acumulando os números da eShop e Miitomo, só nessa área foi arrecadado um total de 44 bilhões de ienes (cerca de 395 milhões de dólares). Claro, devido a impostos e custos a serem lidados, essa quantia acaba sendo substancialmente menor na contagem de lucros, com a união de tudo isso sendo o valor final que falamos no parágrafo anterior.
Em relação a essa queda notável dos lucros finais, a Nintendo comenta que a falta de títulos blockbusters, como Pokémon e Super Smash Bros. foram nos anos anteriores, acaba prejudicando as vendas. No 3DS, Pokémon Super Mystery Dungeon e Animal Crossing: Happy Home Designer foram os campeões de vendas, com, respectivamente, 3,04 milhões e 1,22 milhões de unidades vendidas cada. Assim, o 3DS encerrou o ano fiscal com 6,79 milhões de portáteis vendidos e 48,52 milhões na área de software.
Por incrível que pareça, a venda de software no Wii U foi um dos grandes destaques do relatório. Apesar da fraca campanha do console (3,26 milhões de unidades vendidas durantes este período), tanto Splatoon quanto Super Mario Maker se tornaram grandes hits, com o desempenho respectivo de cada sendo de 4,27 milhões e 3,52 milhões de unidades. Por fim, a contagem de software para Wii U ficou em 27,36 milhões.
Os amiibos continuam representando uma boa parcela dos lucros da empresa. Ao redor do mundo, os bonecos alcançaram a marca de 24,7 milhões de unidades vendidas, enquanto o número de amiibo cards comprados foi de 28,9 milhões. A empresa acredita que o sucesso deve continuar nos próximos tempos com o aumento de linhas do produto e a criação de novas experiências a partir deles.
A queda é significativa, mas ainda assim estamos falando de lucro para a empresa. Se quiser conferir em mais detalhes, veja o relatório completo do ano fiscal aqui. Em caso de qualquer dúvida em relação aos números divulgados, deixe seu comentário aí embaixo!