Pokémon Red / Blue: a vida dos treinadores já foi mais complicada
Por Unknown
Pokémon Red pode entrar no Top 10 dos mais icônicos da Nintendo, isso porque ele foi a origem do grande sucesso de Pokémon. Esta versão foi lançada em 1996 para Game Boy junto com a Green que no ocidente foi trazida como Blue.
Com os 20 anos de Pokémon, a Red está sendo vendida na e-shop do 3DS, assim ela está bem fresca na memória de muitos jogadores. Neste texto será focado as principais diferenças entre essas versões e os games atuais, além de algumas dicas para quem está começando a jogar agora
Gráficos e sons
Se comparados com os de hoje, parece bem ruim, imagens em pixel, sem cor, os barulhos dos Pokémon eram um monte de som esquisito, mas para época era tudo muito bom. Algo que tem que ser destacado é a trilha sonora, um clássico lembrado por muitos até hoje. As músicas do Centro Pokémon e das batalhas de ginásio estão a 20 anos na cabeça dos jogadores.
Escute a clássica trilha sonora
Batalhas e trocas com amigos
Nas atuais versões, o nível de todos os Pokémon utilizados nas batalhas com amigos é nivelado para 50. Na Red não tem disso, você luta com o nível real do seu Pokémon. Para ter uma batalha justa, deve-se conversar com seu adversário para utilizar Pokémon com níveis similares. As trocas e batalhas da Red no 3DS são fáceis, é só ir em um centro Pokémon conversar com a menina do lado direito da tela, abrir uma sala e escolher o que quer fazer, mas com o Game Boy era necessário um acessório chamado Cabo Game Link em que se conectava um aparelho no outro.
Game Boy conectado por cabo Game Link
Nas versões XY é possível evoluir Pokémon sem necessariamente utilizá-los em batalhas graças ao item Exp. Share que permite que o Pokémon que luta na batalha ganhe 100% da experiência e 50% da experiência são distribuídos para todos os outros Pokémon da equipe, o treinador ganha este item praticamente no começo da jornada. Na versão Red este item também existe com o nome de Exp. All, mas não é essa moleza toda. Primeiro, o treinador só terá a chance de conseguir esse item no meio da jornada, próximo a cidade de Fuchsia e terá que ter capturado ao menos 50 diferentes Pokémon. Levando em consideração que só há 150 Pokémon, um deles é o Mewtwo, só capturado no final do jogo, e que cada versão (Red e Blue) possui diferentes Pokémon, ou você é o louco da captura ou dificilmente terá essa quantidade no meio do game. Se não tiver essa quantidade de Pokémon capturado, terá que voltar ao local após avançar mais um pouco.
Não é só o nome do item que muda, sua funcionalidade também, o Exp. All divide toda a experiência adquirida em uma batalha entre os seis Pokémon, com isso quem batalha acaba ganhando pouca experiência demorando mais para ganhar níveis, para não utilizar o item é só deixa-lo no computador. Com essa não facilidade para ganhar experiência, muitas vezes o treinador precisa parar sua jornada para aumentar os níveis do Pokémon e, ou, ficar revezando que é o primeiro a entrar em batalha. Uma das coisas mais chatas no Red é ter que parar a jornada para lutar com Pokémon selvagem só para ganhar nível, afinal eles costumam ser fracos e dar pouca experiência, tornando a atividade cansativa.
Outra forma de evoluir o nível é o item Rare Candy que sobe automaticamente um nível, mas não é possível comprar e não é o item mais presente no jogo.
Captura de Pokémon e a box sempre lotada
Nas versões atuais seus Pokémon ganham experiência de batalha ao capturar um selvagem. Na primeira versão isso não acontecia, na Red só se ganha experiência em batalha ao derrotar um Pokémon, se a opção for capturar, seu monstrinho não ganhará pontos.
Além disso, o sistema de box para depositar o Pokémon no computador é bem mais complicado. Na versão Red, a box não muda automaticamente quando lota, é necessário ter que acessar o computador e fazer a alteração da box 1 para a 2 e assim por diante. O maior problema disso é que você descobre que sua box está cheia nos locais mais complicados, como no meio de uma caverna, na Zona do Safari ou ao tentar capturar um dos pássaros lendários. Não é um sistema inteligente.
Mochila sem compartimento para outra dimensão
Atualmente, os itens que se compra ou acha são colocados organizados na mochila, eles são separados por pokébolas, TMs e HMs, itens de cura, entre outras divisões. Nas primeiras versões, os itens ficam misturados, com isso é sempre chato usar a bicicleta ou a vara de pescar, pois sempre tem que ficar procurando. É possível organizá-los na ordem que quiser, mas mesmo assim não é prático. Essa nem é a pior característica relacionada aos itens, ao contrário das recentes gerações, na Red existe um limite na quantidade de item para carregar na mochila realmente baixo, sendo assim o treinador tem que lembrar de guardar os itens no computador, para não acabar descobrindo que não tem espaço na hora de pegar a Master Bola ou localizar o dente na Zona da Safári. Mas colocar tudo no computador é muito simples, não? O problema não acaba por aí, há um limite de itens que pode ser colocado no computador e ao contrário dos Pokémon não há box 1, 2, 3, há apenas aquela quantidade limitada. Para colocar mais itens é necessário usar ou optar pelo toss e deletá-lo para sempre.
Menos tipos de pokébolas
Os treinadores convivem com vários tipos de pokébolas como a Lure, Fast, Heavy, Love, Moon e muitas outras. Na primeira geração só existia as pokébolas básicas, no caso a Poké Ball, Great Ball, Ultra Ball e Master Ball (esta última só se ganha uma em todo o jogo e deve ser usada com cuidado). Na verdade, como opinião bem pessoal, acho o excesso das bolas atuais um pouco complicado, até uso e vejo vantagens, mas utilizar somente as básicas é bem mais simples, pois no Red, conforme você avança no jogo, os Pokémon selvagens vão ficando maiores e mais fortes e só é possível capturá-los com bolas melhores.
Essas são as principais diferenças entre a primeira geração dos jogos de Pokémon para as atuais. Por conta das limitações da Red, o jogo pode ser considerado bem mais difícil do que a XY. Para facilitar a vida de quem vai jogar pela primeira vez a Red, abaixo seguem algumas dicas.
Pokémon inicial
Na primeira geração é possível escolher entre os iniciais um Squirtle (água), Bulbassaur (planta) e um Charmander (fogo). Levando em consideração que o primeiro ginásio são Pokémon do tipo pedra e o segundo do tipo água, é mais fácil começar com um Bulbassaur e é mais difícil começar com um Charmander. Caso opte pelo de fogo, recomendo capturar um Pikachu e um Caterpie na Floresta de Viridian. O Pikachu será utilizado no segundo ginásio, já o Caterpie (ou Metapoid) deve ser treinado até evoluir para o seu último estágio. Quando finalmente tiver uma Butterfree treine até o level 12 para conseguir o ataque confusion , ele mata os Pokémon de pedra em no máximo dois turnos.
Mew
Quando lançou Red e Blue, teoricamente só era possível ter um Mew ganhando em eventos oficiais e é claro que não teve um desse no Brasil. Mas os jogadores descobriram um jeito de capturar o Mew logo no início do jogo na cidade de Cerulean. Há outras formas de capturar o Mew no jogo, mas considero essa a mais fácil. Quando chegar em Cerulean não lute no ginásio, siga pela parte superior da cidade enfrente os treinadores (incluindo o Gary) vá para o matinho do lado direito (não lute com o treinador) e capture um Abra (a Butterfree com sleep powder ajuda muito nessa parte, ou um Jigglypuff). Após capturar o Abra, vá para o caminho da esquerda e enfrente os treinadores, menos o menino com o Slowpoke. Assista o vídeo abaixo e observem como capturar o Mew.
capture o Mew
A vantagem do Mew é que ele aprende todos os ataques de TM e HM, fazendo uma boa combinação de ataques, o Mew ajuda muito na jornada.
Pokémon exclusivos
Na Red há diversas formas de conseguir novos Pokémon: os que aparecem pra ser capturados durante a jornada, os da Zona do Safári, os prêmios de Game Corner e trocando com personagens espalhados pelo jogo. Mas há alguns que só foram inseridos na versão Blue e só é possível conseguir trocando com amigos, esses Pokémon são: Sandshrew, Sandslash, Vulpix, Ninetales, Meowth, Persian, Bellsprout, Weepinbell, Victreebel, Magmar e Pinsir. São exclusivos da versão Red: Ekans. Arbok, Oddish, Gloom, Vileplume, Mankey, Primeape, Geowlithe, Arcanine, Scyther e Electabuzz.
Pokémon exclusivos
Na Red há diversas formas de conseguir novos Pokémon: os que aparecem pra ser capturados durante a jornada, os da Zona do Safári, os prêmios de Game Corner e trocando com personagens espalhados pelo jogo. Mas há alguns que só foram inseridos na versão Blue e só é possível conseguir trocando com amigos, esses Pokémon são: Sandshrew, Sandslash, Vulpix, Ninetales, Meowth, Persian, Bellsprout, Weepinbell, Victreebel, Magmar e Pinsir. São exclusivos da versão Red: Ekans. Arbok, Oddish, Gloom, Vileplume, Mankey, Primeape, Geowlithe, Arcanine, Scyther e Electabuzz.