Nintendo - 03/06/2016

10 vezes que a Nintendo mandou bem na E3


São mais de 20 anos de história da E3, e a Nintendo sempre esteve lá. Shigeru Miyamoto, Reggie Fils-Aime e Satoru Iwata foram parte dessa grande história da empresa com o maior evento de games do mundo. Com a E3 2016 logo na esquina, vamos nos encher de nostalgia com 10 momentos em E3 que a Nintendo provou suas capacidades na frente do público e do mundo. My body is ready!

E3 1996: Nintendo 64 e uma nova era
Os primórdios da E3 não são muito emocionantes. As conferências ainda tinham aquela cara de reunião de negócios, mas isso não impediu que o Nintendo 64 roubasse a cena. Super Mario 64 foi o jogo que demonstrou o console, e foi de cair o queixo para a época. Ali se iniciava uma nova era, e a Nintendo tomava sua posição dentro do mundo dos games em três dimensões.

Super Mario 64 provou o seu valor e se tornou um dos jogos mais amados de todos os tempos

E3 2004: Entra Reggie, os jogos e o DS
Há quem diga que a conferência da Nintendo em 2004 foi a melhor apresentação da história da E3. E não é à toa: além de excelentes jogos mostrados, fomos apresentados ao DS, em um estilo de portátil completamente fora do normal. E não só isso, como também foi lá que conhecemos Reggie Fils-Aime. E o presidente da Nintendo of America chegou com tudo, jogando palavras ásperas quanto aos concorrentes, estabelecendo os compromissos da empresa e soltando a sua épica frase:



E3 2004: Twilight Princess leva o público ao delírio
Mas a E3 de 2004 teve um grande e inesquecível momento: o anúncio de The Legend of Zelda: Twilight Princess. Quando tudo parecia terminado, um trailer de um novo Zelda com um estilo mais realista surgiu na tela e levou os fãs à loucura. Mesmo. Gritos e lágrimas aconteciam naquele momento, enquanto Miyamoto surgia inesperadamente no palco, equipado com a Master Sword e um Hylian Shield. Um momento inesquecível para aqueles que sonhavam com um novo passo dentro do caminho iniciado por Ocarina of Time.

Apenas sinta como foi a incrível reação do público naquele anúncio:



E3 2005: A revolução
O anúncio de um novo console é sempre um grande momento. Foi em 2005 que Iwata tirou do paletó o sucessor do GameCube, por enquanto apenas conhecido como Revolution. Não fazíamos ideia ainda sobre controles de movimento ou quaisquer jogos a serem lançados, mas um detalhe tirou o ar dos fãs: a retrocompatibilidade com 3 gerações de clássicos da Nintendo, através do Virtual Console. Não foi nenhuma enxurrada de informações, mas foi o suficiente para jogar as expectativas lá no alto.

Iwata era o verdadeiro rei do palco na hora de anunciar um novo console

E3 2006: Conheça o Wii
Vimos um pouco do então novo console da Nintendo, mas foi em 2006 que realmente conhecemos o Wii. Os controles de movimento eram uma novidade e tanto no mercado, enquanto a Nintendo ainda aproveitava para apresentar uma série de grandes jogos, como Super Mario Galaxy e Metroid Prime 3. Foi um belo indicativo de que começava ali a caminhada de um dos maiores sucessos na história da companhia.

Miyamoto já chegou no palco regendo uma orquestra com o Wii Remote

E3 2010: 3DS e retorno dos clássicos encantam ao público
Novo Zelda, a fofura de um Kirby feito de fios, um pouco mais de Metroid: Other M e a surpresa de um novo Donkey Kong Country. Os clássicos prenderam a atenção do público em 2010, mas não era só isso: naquele ano ainda conhecemos o 3DS, junto com o retorno de Kid Icarus. No final de tudo, ainda foi feita uma demostração de como funciona o 3D do portátil, deixando uma impressão muito boa nos jornalistas presentes. Tirando os problemas técnicos na apresentação de Skyward Sword, aquela E3 deixou muita gente empolgada - e repleta de nostalgia também.

Reggie podia rir tranquilamente em 2010

E3 2011: 25 anos de Zelda
2011 foi marcado pelos 25 anos de The Legend of Zelda, e a Nintendo lembrou disso em uma abertura fenomenal de sua apresentação. Uma belíssima sinfonia orquestrada foi tocada ao vivo para o público, enquanto uma sequência de imagens da série passava ao fundo. Um pouco do melhor da música da franquia é mais do que suficiente para nos fazer suspirar.

Confira como foi a orquestra:



E3 2012: Apresentação separada do 3DS
Em 2012, a Nintendo que a sua conferência principal seria focada no Wii U, deixando o 3DS um pouco de lado. A decisão deixou os donos do portátil um tanto desapontados, mas a Nintendo iria, no dia seguinte, fazer uma apresentação menor e exclusiva para o 3DS. E acabou sendo um modelo de E3 bem interessante, com a mini conferência do portátil sendo bem descontraída e indo a fundo com um bom número de jogos interessantes. Mas não parece que veremos algo assim voltar a acontecer tão cedo.

Non-Specific Action Figure aprovou esse evento

E3 2014: Wii U e a nova esperança
O Wii U parecia destinado ao fracasso. Os anos ruins do console jogavam todas as esperanças por água abaixo. Mas o Digital Event da Nintendo em 2014 levantou o espírito dos jogadores. Foi um vídeo muito bem montado, mostrando jogos como Super Smash Bros. e o icônico Splatoon, sem falar dos poucos segundos de Zelda Wii U que arrepiaram os fãs. E não só isso: pela primeira vez nós pudemos ver os amiibos, que ainda foram mostrados em meio a um combate cinematográfico entre Iwata e Reggie.

A luta do século aconteceu em 2014

E3 2015: NWC é um presente para os fãs
Por mais que a última apresentação da Nintendo na E3 não tenha sido nada muito incrível, uma coisa deu muito certo: o Nintendo World Championships. A competição comemorou 25 anos de vida, e foi tirada do limbo pela Nintendo para colocar jogadores de grande habilidade para competir entre si em jogos da empresa. Foi uma sequência maluca e empolgante de desafios, que iam desde Splatoon e Smash Bros. até Super Metroid e Balloon Fight. Aí está algo que certamente gostaríamos de ver todo ano.

O NWC proporcionou boas horas de muita adrenalina

E para vocês, quais foram os melhores momentos da Nintendo na E3?

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...