Nintendo - 10/06/2016

10 vezes que a Nintendo mandou mal na E3

A E3 é um evento incrível, mas nem tudo são flores por lá. Muitas vezes acabamos ficando com algumas situações vexatórias nas conferências, e não é diferente com a Nintendo. Respire fundo e venha relembrar 10 momentos simplesmente ruins da Big N na E3. My body is NOT ready!

E3 1995: Virtual Boy e o atraso do Nintendo 64
Lá no começo de tudo, a Nintendo entrou em cena pronta para mostrar o seu novo projeto: o Virtual Boy. O que ela não esperava é que o aparelho fosse um fracasso, e ninguém realmente estivesse se importando, uma vez que o Nintendo 64 estava prestes a abrir uma geração de consoles. Mas pelo menos a Nintendo falou sobre o 64: apenas para dizer que o seu lançamento seria adiado. Nada legal, Nintendo. Nada legal.

Podemos dizer que o Virtual Boy é o avô triste do 3DS?

E3 1995: Dançando com Killer Instinct
Já nos estandes da Nintendo, a Rare se preparava para lançar Killer Instinct para o Super Nintendo. E qual o melhor jeito de promover um jogo de luta? Pelo jeito, a resposta da Rare foi "com muita dança". Um palco foi montado onde os responsáveis pelo game convidavam o público para dançar junto com os personagens do jogo, que faziam coreografias nas telas. Não precisam perguntar: ficou bem ridículo. Confira um pouco do que foi a cena:



E3 2003: Nada muito novo além de... Pac-Man?
Você sabe que alguma coisa está errada quando o maior anúncio do dia é um jogo multiplayer de Pac-Man. Não que estejamos menosprezando o game, mas aquilo foi uma grande decepção para todos que aguardavam ansiosamente a conferência da Nintendo. E ela tinha bons jogos até, como Pikmin 2 e Mario Kart: Double Dash, mas todos já eram conhecidos do público. Menos Pac-Man. Isso sim foi novidade.

Pac-Man Vs. foi a estrela da noite - uma noite bem escura e nublada, diga-se de passagem

E3 2005: Baladinha do DS
Pode não parecer, mas o começo de vida do DS foi um tanto turbulento. O portátil demorou para engrenar, e muitos ainda mantinham um pé atrás quanto a ele. Logo, a E3 parecia um ótimo lugar para melhorar as coisas, certo? Certo, mas acabou que a apresentação foi bem confusa e decepcionante, onde o foco foi dado para um DJ fazendo música com o jogo Electroplankton e uma amostra de Nintendogs, que não agradou tanto à primeira vista. Mas parece que o jogo virou depois, não é mesmo?

Quem precisa de balada quando temos a E3?

E3 2008: Conferência de dar sono
A Nintendo tem um bom histórico de E3. Mesmo. Mas parece que ela quis colocar sua reputação à prova em 2008. O evento foi pavoroso. A conferência foi repleta da anúncios nada emocionantes, e muitos jogos de parafernalha, apenas para usar o Wii Fit. Nem mesmo Animal Crossing: City Folk conseguiu algum impacto, uma vez que o game foi apresentado de uma maneira bem chata, onde o foco ficou para o Wii Speak, aparelho de conversa que viria junto com o jogo.

Como Reggie Fils-Aime diria: "Meh".

ZZzzzZZzzZzZZ...

E3 2008: Wii Music - a sinfonia desafinada da Nintendo
Creio que já deixamos claro o quão ruim foi a E3 de 2008, não é mesmo? Mas tivemos que separar a cereja estregada do bolo em um tópico diferente, no que muitos acreditam ser a pior demonstração de um jogo que a Nintendo já fez na história: Wii Music. Foi de dar vergonha. Miyamoto ficou no palco fingindo que estava tocando diferentes instrumentos com o Wii Remote, e depois outras pessoas se uniram a ele para formar uma banda extremamente desafinada ao vivo. Detalhe: esse foi o anúncio final do dia, no que deveria ser o momento mais impactante do evento.

Mas nada foi pior do que o início. Senhoras e senhores, deixamos você com Ravi Drums, o baterista (sem bateria) mais empolgado de todos os tempos:


Não existem palavras para descrever este momento

E3 2009: Vitality Sensor? O que é isso?
Acredite, não vamos te julgar se você não conseguir se lembrar do que se trata o Vitality Sensor. O aparelho foi anunciado na E3 de 2009, prometendo... medir os batimentos cardíacos do jogador? Foi algo bem confuso no momento, em que todos se perguntaram para que o que aquilo iria servir. Pelo jeito, nem a Nintendo tinha resposta, tanto que o projeto foi cancelado.

Garantimos que o coração de ninguém estava batendo forte de emoção a essa hora

E3 2010: Problemas na apresentação de Skyward Sword
A conferência de 2010 parecia estar começando de um jeito perfeito. Vimos as primeiras imagens de The Legend of Zelda: Skyward Sword, e Miyamoto em pessoa entrava no palco para jogar e mostrar os controles em ação. Porém, o nosso querido criador de Mario acabou passando um mico e tanto. Alguma interferência no Wii Remote desregulou o controle por completo, fazendo a amostra de Skyward Sword parecer uma grande confusão de mecânicas. Erros acontecem, certo?



E3 2012: Wii U deixa muito a desejar
A expectativa era alta em 2012. Todos queriam ver mais sobre o mais novo console da Nintendo. O Wii U tomava o palco para anunciar seus jogos de estreia, mas acabou decepcionando. Não que Pikmin 3 não fosse grande coisa, mas o que vimos foi uma série de ports de jogos de PS3/Xbox 360 e outros games que tentavam mostrar grandes coisas da capacidade do console, mas acabaram sendo produtos bem genéricos. E no clímax de tudo, Nintendo Land fechou a apresentação com fogos de artifício... no telão. No final, a sensação de todos era uma: "é só isso?"

Te amamos Nintendo Land, mas isso era hora de aparecer?

E3 2015: Digital Event acaba decepcionando
A última E3 da Nintendo deixou muitos fãs com um gosto amargo na boca. Apesar do charme de Reggie, Miyamoto e Iwata em versão de bonecos, os anúncios foram bem fraquinhos. Star Fox Zero, por exemplo, parecia bem bacana, mas os visuais ainda estavam muito rudimentares no momento. Sem contar que Metroid Prime: Federation Force causou uma reação extremamente negativa de muitos fãs, o que acabou culminando em muitas críticas à estratégia da Nintendo no ano passado.

Não era bem isso que os amantes de Metroid estavam esperando

E para vocês, quais foram os melhores momentos da Nintendo na E3?

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...