E3 2016: O que esperar da Nintendo?
Por Fabricio Luz
Já há alguns anos a Nintendo tem tratado a E3 de forma diferente. Longe dos holofotes do Los Angeles Convention Center, tradicional palco da maior feira de games do mundo, a empresa de Kimishima prefere algo mais próximo do público, através das web conferências Direct e também o Nintendo Treehouse, ambiente onde produtores e apresentadores discutem e demonstram os futuros games da companhia. Neste ano, com novo Zelda e futuro console no forno, não seria diferente.
Há poucas semanas do evento, a Nintendo surpreendeu o público ao dar mais detalhes do que estão preparando para a feira. De início, apenas The Legend of Zelda seria mostrado. Mas agora, através de comunicado, parece que teremos mais coisas por lá.
Nem só de Zelda será a E3 da Nintendo
O novo Zelda estará sim por lá, de forma jogável e até já falamos o que esperamos dele, mas Pokémon Sun & Moon também deve dar as caras. O novo game dos monstrinhos terá uma transmissão ao vivo no dia 14, às 13h da tarde (horário de Brasília), antes das novidades de Zelda. Além dele, no dia 15, às 14h, os desenvolvedores da Niantic Lab mostrarão mais de Pokémon GO, e depois devem surgir novidades de Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past, Monster Hunter: Generations e Tokyo Mirage Sessions #FE. Essas foram as únicas novidades divulgadas até agora, pelo menos em relação aos jogos.
Se comparada às suas transmissões de anos anteriores, a Nintendo em 2016 está bem mais quieta. A companhia confirmou a existência do NX. O console está em desenvolvimento, sim, entretanto é só isso que sabemos. Nenhum dos outros rumores do aparelho foram confirmados e ele não será mostrado na feira. A novidade deve ser revelada em uma data futura, num evento próprio. E quanto aos jogos, bom, apenas o Zelda foi confirmado para ambos Wii U e NX.
A geração de eventos fechados
A Nintendo fez escola com suas transmissões Direct. A partir dessa ideia, outras companhias fizeram suas próprias, como a Square Enix, e nesta E3 também preferiram se deslocar dos palcos para focar no seu público.
Durante a feira, third parties já confirmaram que não terão um espaço próprio, como a Disney e a Activision, por exemplo. As novidades deles devem surgir através da conferência da Sony/Microsoft e também o evento fora da E3, para o público que estiver em Los Angeles.
Com essa modalidade, as empresas aprenderam com com a Nintendo a ter algo mais focado, fechado à imprensa, youtubers e claro, o público, que de fato é quem comprará os jogos.
Não ter o NX na E3 é uma boa?
Divulgar o NX durante a E3 2016 seria um tanto complicado. Já não é surpresa, devido aos rumores, que a Sony e Microsoft mostrarão novas versões de seus consoles. Ter o NX na feira poderia não ganhar a atenção devida. Neste momento, com mudança de presidente e mudanças de estratégia no mundo mobile, a Nintendo precisa mostrar que possui uma carta na manga. Nesse ponto, ainda é preferível um Direct fechado só para o NX e ter mais destaque na mídia.
A principal questão que os fãs podem ter de ficar é em relação a data de lançamento do NX e, por sua vez, de quando devem surgir novas informações. Se durante o mês de E3 não for divulgada nada, até agosto deve acontecer novo Direct apenas para o NX. Claro, esta informação não é rumor nem nada, mas sim um palpite.
A principal questão que os fãs podem ter de ficar é em relação a data de lançamento do NX e, por sua vez, de quando devem surgir novas informações. Se durante o mês de E3 não for divulgada nada, até agosto deve acontecer novo Direct apenas para o NX. Claro, esta informação não é rumor nem nada, mas sim um palpite.
Contagem Regressiva
Com poucas confirmações e ainda muitas questões, a Nintendo faz sua apresentação na E3 no dia 14, às 13h no horário de Brasília. Você pode acompanhar a feira aqui na N-Party e em nossas redes sociais, que iremos comentar todas as novidades que forem anunciadas.