Brasil lidera busca por downloads não oficiais de Pokémon GO
Por Victor Souza
De acordo com a publicação, o lançamento de Pokémon GO resultou em uma explosão de acessos ao site APKMirror, que direciona o usuário para um download direto de aplicativos sem a necessidade de uma loja. O número de acessos passou de 600 mil para surpreendentes 4 milhões do dia 5 ao dia 6 de julho, quando o jogo foi lançado.
Desses números, os Estados Unidos assumiram 10,8% das estatísticas de acessos ao site. Porém, isso se deve a um tráfego normal da página, uma vez que Pokémon GO já foi lançado oficialmente no país. Desde então, o Brasil é quem lidera estes acessos ao redor mundo, ficando com 8,2% (algo em torno de 330 mil acessos brasileiros em busca do jogo). Nosso país supera uma série de outros lugares, como Índia, Itália e Espanha. No gráfico abaixo, ainda há a presença de mais de outros 150 países do mundo, que ocupam a porcentagem restante de acessos.
Gráfico mostrando os principais responsáveis pela explosão de acessos do APKMirror
Impressionante, não? A Similar Web ainda trouxe outras informações relevantes quanto ao tráfego de usuários em Pokémon GO. No dia 8 de julho, o jogo registrou a maior média de tempo de uso entre os aplicativos nos EUA. Dentre os principais apps sociais nos aparelhos Android, Pokémon GO ficou acima de todos com uma média de 43 minutos de uso no dia, ultrapassando grandes marcas como WhatsApp e Snapchat.
Comparação entre o uso de Pokémon GO e os principais apps sociais no dia 8 de julho
Quanto aos downloads, bastou pouco tempo para que Pokémon GO vencesse o app de relacionamentos Tinder dentro das lojas Android. Em dois dias, o jogo está instalado em 5,16% dos aparelhos Android nos Estados Unidos; o Tinder, por outro lado, se encontra em pouco mais de 2% dos celulares americanos, isso contando um espaço de tempo bem maior desde o lançamento do aplicativo.
Desses mais de 5%, cerca de 60% dos usuários têm se mostrado ativos no jogo. Isso significa que por volta de 3% dos aparelhos Android nos EUA têm jogado Pokémon GO. Tais dados colocam o game bem próximo das estatísticas do Twitter, que tem uma atividade de 3,5% nos Androids americanos.
Comparação de atividade entre os usuários do Twitter e de Pokémon GO
Pois é, Pokémon GO realmente conseguiu causar um impacto. Se quiser ver mais a fundo essa pesquisa, entre no site do Similar Web e confira. Por enquanto, nós aguardamos um lançamento oficial do jogo no Brasil - embora os dados mostrem que muitos de nós não conseguiram esperar. Você é uma dessas pessoas?