Bots e outros serviços o atrasaram lançamento de Pokémon GO no Brasil
Por Mario Toledo
Demorou 1 mês para o lançamento de Pokémon GO no Brasil desde seu lançamento na Austrália e outras regiões. O processo foi longo, e contou com diversas manifestações nas redes sociais de brasileiros insatisfeitos. Depois de muitos rumores, os servidores da região foram liberados na última quarta-feira (3 de agosto) juntamente com os jogos na App Store e Play Store.
Em uma publicação recente, a Niantic explicou o motivo da demora do lançamento do jogo em outras regiões. De acordo com a empresa, o atraso do lançamento dos jogos na América Latina foi devido ao esforço agressivo de serviços terceiros em acessar os servidores do jogo, sendo que a empresa tem trabalhado duro para bloquear estes acessos.
Como alguns de vocês notaram, nós recentemente lançamos Pokémon GO para a América Latina, incluindo o Brasil. Nós estávamos muito animados de finalmente tomar este passo. Nós estávamos atrasados nisto devido aos esforços agressivos de terceiros em acessar nossos servidores fora do cliente de Pokémon GO e nossos termos de serviço. Nós bloqueamos algumas destas tentativas ontem. Uma vez que surgiu uma discussão pública sobre isto, nós quisemos trazer um pouco mais de esclarecimento no porquê de nós termos feito isto e como estes sites e apps tem interferido na nossa habilidade de entregar o jogo para novos e existentes jogadores.
A Niantic ainda liberou um gráfico que mostra a queda dos recursos consumidos após o bloqueio destes serviços de terceiros, conforme visto abaixo.
Gráfico que mostra a queda de consultas de serviços terceiros ao servidor de Pokémon GO
Muitos bots e outros serviços terceiros foram criados quando Pokémon GO foi lançado. Entre eles, aplicativos que mostram localização de Pokémon ou Poké Stops, além de clones do próprio jogo e serviços que aproveitam do sucesso do game.
A empresa também falou que está ciente da tentativa de hackers de derrubarem o jogo ou de criarem contas falsas, afirmando que está trabalhando para melhorar a experiência do jogo.