[N-Passos] Se tornando um Mestre (Parte 2)
Por Fernando Ross

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora entre a Parte 1 e a Parte 2 do N-Passos.
Na primeira parte desse guia você aprendeu sobre Base Stats e as características do seu Pokémon, a tabelinha de tipos e a subdivisão de ataques em especiais e físicos, agora o negocio começa a fica um pouco mais complicado, nesse post abordaremos: Natures, Individual Values (IV) e Effort Values (EV)
Nature
Nature é mais uma característica que o seu pokémon vai ter, maximizando algum dos Base Stat em 10% e Reduzindo outro em 10%, o segredo das natures é sempre colocar uma que Maximize o melhor Base Stat do seu Pokémon e reduza o Base Stat que você não usará. Por exemplo: Colocar uma Nature em um Atacante Especial que dê "+ Special Attack" e "- Attack".
Existe uma Tabelinha de Natures, funcionam do modo citado acima e outras são neutras (Elas aumentam e diminuem 10% do mesmo Base Stat)
Existe uma Tabelinha de Natures, funcionam do modo citado acima e outras são neutras (Elas aumentam e diminuem 10% do mesmo Base Stat)
Nature | Increased stat | Decreased stat |
---|---|---|
Hardy | — | — |
Lonely | Attack | Defense |
Brave | Attack | Speed |
Adamant | Attack | Sp. Attack |
Naughty | Attack | Sp. Defense |
Bold | Defense | Attack |
Docile | — | — |
Relaxed | Defense | Speed |
Impish | Defense | Sp. Attack |
Lax | Defense | Sp. Defense |
Timid | Speed | Attack |
Hasty | Speed | Defense |
Serious | — | — |
Jolly | Speed | Sp. Attack |
Naive | Speed | Sp. Defense |
Modest | Sp. Attack | Attack |
Mild | Sp. Attack | Defense |
Quiet | Sp. Attack | Speed |
Bashful | — | — |
Rash | Sp. Attack | Sp. Defense |
Calm | Sp. Defense | Attack |
Gentle | Sp. Defense | Defense |
Sassy | Sp. Defense | Speed |
Careful | Sp. Defense | Sp. Attack |
Quirky | — | — |
Dica do Ross: Lembram do Metagross que falamos na primeira parte do Guia ? então, com aqueles Base Stats altos é recomendável que você utilize a Nature: Adamant para ele, porque vai ajudar a Maximizar o Ataque dele que é alto e reduzir o Ataque Especial que você não irá utilizar.
Individual Values (IV)
Os IV são definidos no nascimento, ou seja, na hora que o pokemon é gerado pelo jogo, em caso de batalha, no inicio da luta e na hora exata em que o ovo choca.
Cada stat pode ter um valor entre 1 até 31, aleatoriamente. Claro que quanto maior, melhor, mas é impossivel descobrir os IV's dentro do jogo. É necessária a utilização de calculadoras de IV para se ter um valor APROXIMADO. Os IV podem ser passados de pai/mãe para filho.
Exemplo: O Pai tem 20 IV de HP, a mãe tem 25 IV de Ataque e você quer que o filhote herde estes stats. Coloque um Power Weight no pai e um Power Bracer na mãe. O filhote nascerá com 20 IV de HP e 25 IV de ataque. Os outros stats poderam ser gerados aleatóriamente ou ser herdado aleatóriamente do pai ou da mãe.
alguma batalha contra outro pokemon mas somente as batalhas em que o pokemon ganha experiencia.
Cada stat pode ter um valor entre 1 até 31, aleatoriamente. Claro que quanto maior, melhor, mas é impossivel descobrir os IV's dentro do jogo. É necessária a utilização de calculadoras de IV para se ter um valor APROXIMADO. Os IV podem ser passados de pai/mãe para filho.
Exemplo: O Pai tem 20 IV de HP, a mãe tem 25 IV de Ataque e você quer que o filhote herde estes stats. Coloque um Power Weight no pai e um Power Bracer na mãe. O filhote nascerá com 20 IV de HP e 25 IV de ataque. Os outros stats poderam ser gerados aleatóriamente ou ser herdado aleatóriamente do pai ou da mãe.
Effort Values (EV)
O EV, ao contrário do IV, não é controlado quando o pokemon é gerado, e sim quando ele participa dealguma batalha contra outro pokemon mas somente as batalhas em que o pokemon ganha experiencia.
Ao derrotar um certo pokemon, o seu pokemon que ganhou exp (Seja com exp share, por trocar durante a batalha ou por ter dado o hit finalizador) ganhará um ponto de EV no stats que o pokemon oponente é predominante. Um Zubat, por exemplo tem como stat predominante a Velocidade, portanto, o seu pokemon ganhará 1 EV de Velocidade, para a cada 4 "EV" ganhos o pokémon ganha mais 1 no determinado Stat, e cada pokémon só pode ter no máximo 510 EV's distribuidos nos seus stats, o máximo que um Stat pode ter de EV é 255 (Arredonde para 252 porque é múltiplo de 4)
Existem itens que aceleram esse ganho, eles adicionam +4 EV a cada o número normal que você ganha, por exemplo, você mata o mesmo Zubat que lhe dá 1 EV em Speed, se ele estiver segurando o Power Ankle ele ganhará 5 EV em Speed ao invés de 1.
Existem itens que aceleram esse ganho, eles adicionam +4 EV a cada o número normal que você ganha, por exemplo, você mata o mesmo Zubat que lhe dá 1 EV em Speed, se ele estiver segurando o Power Ankle ele ganhará 5 EV em Speed ao invés de 1.
Os itens que lhe garantem esses bônus são:
Power Ankle: Speed
Power Band: Special Defense
Power Belt: Defense
Power Bracer: Attack
Power Lens: Special Attack
Power Weight: HP
Power Band: Special Defense
Power Belt: Defense
Power Bracer: Attack
Power Lens: Special Attack
Power Weight: HP
Existem também outros itens que aceleram o ganho de EV conforme o uso, como é o caso das Proteins que a cada uma que você utiliza o seu pokémon ganha 10 EV em determinado Stat, atenção, só se pode usar 10 em cada Stat. Há também um item chamado Macho Brace que dobra todos os Ev's Ganhos, e o Stat Pokérus que é independente de qualquer item, ele também dobra qualquer quantidade ganha de EV no Pokémon, uma dica interessante é utilizar um dos itens e o Pokémon estar com Pokérus, que a cada 1 EV que ele normalmente ganharia ele vai ganhar 10 EV.
Atenção: O Pokérus só fica no seu Pokémon por 24 horas, mas só se ele estiver no seu time, se ele estiver na Box o efeito durará até você ficar com ele pelas 24 Horas.
É isso Treinadores, na próxima parte do Guia, finalmente finalizaremos o Guia com as montagens de times.