Nintendo - 23/05/2011

[N-Passos] Se tornando um Mestre (Parte 2)



Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora entre a Parte 1 e a Parte 2 do N-Passos.

Na primeira parte desse guia você aprendeu sobre Base Stats e as características do seu Pokémon, a tabelinha de tipos e a subdivisão de ataques em especiais e físicos, agora o negocio começa a fica um pouco mais complicado, nesse post abordaremos: Natures, Individual Values (IV) e Effort Values (EV)


Nature


Nature é mais uma característica que o seu pokémon vai ter, maximizando algum dos Base Stat em 10% e Reduzindo outro em 10%, o segredo das natures é sempre colocar uma que Maximize o melhor Base Stat do seu Pokémon e reduza o Base Stat que você não usará. Por exemplo: Colocar uma Nature em um Atacante Especial que dê "+ Special Attack" e "- Attack".

 Existe uma Tabelinha de Natures, funcionam do modo citado acima e outras são neutras (Elas aumentam e diminuem 10% do mesmo Base Stat)


Nature Increased stat Decreased stat
Hardy
LonelyAttackDefense
BraveAttackSpeed
AdamantAttackSp. Attack
NaughtyAttackSp. Defense
BoldDefenseAttack
Docile
RelaxedDefenseSpeed
ImpishDefenseSp. Attack
LaxDefenseSp. Defense
TimidSpeedAttack
HastySpeedDefense
Serious
JollySpeedSp. Attack
NaiveSpeedSp. Defense
ModestSp. AttackAttack
MildSp. AttackDefense
QuietSp. AttackSpeed
Bashful
RashSp. AttackSp. Defense
CalmSp. DefenseAttack
GentleSp. DefenseDefense
SassySp. DefenseSpeed
CarefulSp. DefenseSp. Attack
Quirky



Dica do Ross: Lembram do Metagross que falamos na primeira parte do Guia ? então, com aqueles Base Stats altos é recomendável que você utilize a Nature: Adamant para ele, porque vai ajudar a Maximizar o Ataque dele que é alto e reduzir o Ataque Especial que você não irá utilizar.


Individual Values (IV)
Os IV são definidos no nascimento, ou seja, na hora que o pokemon é gerado pelo jogo, em caso de batalha, no inicio da luta e na hora exata em que o ovo choca.

Cada stat pode ter um valor entre 1 até 31, aleatoriamente. Claro que quanto maior, melhor, mas é impossivel descobrir os IV's dentro do jogo. É necessária a utilização de calculadoras de IV para se ter um valor APROXIMADO. Os IV podem ser passados de pai/mãe para filho.


Exemplo: O Pai tem 20 IV de HP, a mãe tem 25 IV de Ataque e você quer que o filhote herde estes stats. Coloque um Power Weight no pai e um Power Bracer na mãe. O filhote nascerá com 20 IV de HP e 25 IV de ataque. Os outros stats poderam ser gerados aleatóriamente ou ser herdado aleatóriamente do pai ou da mãe.


Effort Values (EV)
O EV, ao contrário do IV, não é controlado quando o pokemon é gerado, e sim quando ele participa de
alguma batalha contra outro pokemon mas somente as batalhas em que o pokemon ganha
experiencia.
Ao derrotar um certo pokemon, o seu pokemon que ganhou exp (Seja com exp share, por trocar durante a batalha ou por ter dado o hit finalizador) ganhará um ponto de EV no stats que o pokemon oponente é predominante. Um Zubat, por exemplo tem como stat predominante a Velocidade, portanto, o seu pokemon ganhará 1 EV de Velocidade, para a cada 4 "EV" ganhos o pokémon ganha mais 1 no determinado Stat, e cada pokémon só pode ter no máximo 510 EV's distribuidos nos seus stats, o máximo que um Stat pode ter de EV é 255 (Arredonde para 252 porque é múltiplo de 4)

Existem itens que aceleram esse ganho, eles adicionam +4 EV a cada o número normal que você ganha, por exemplo, você mata o mesmo Zubat que lhe dá 1 EV em Speed, se ele estiver segurando o Power Ankle ele ganhará 5 EV em Speed ao invés de 1.

Os itens que lhe garantem esses bônus são:

Power Ankle: Speed
Power Band: Special Defense
Power Belt: Defense
Power Bracer: Attack
Power Lens: Special Attack
Power Weight: HP

Existem também outros itens que aceleram o ganho de EV conforme o uso, como é o caso das Proteins que a cada uma que você utiliza o seu pokémon ganha 10 EV em determinado Stat, atenção, só se pode usar 10 em cada Stat. Há também um item chamado Macho Brace que dobra todos os Ev's Ganhos, e o Stat Pokérus que é independente de qualquer item, ele também dobra qualquer quantidade ganha de EV no Pokémon, uma dica interessante é utilizar um dos itens e o Pokémon estar com Pokérus, que a cada 1 EV que ele normalmente ganharia ele vai ganhar 10 EV.

Atenção: O Pokérus só fica no seu Pokémon por 24 horas, mas só se ele estiver no seu time, se ele estiver na Box o efeito durará até você ficar com ele pelas 24 Horas.

É isso Treinadores, na próxima parte do Guia, finalmente finalizaremos o Guia com as montagens de times.

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