[N-Passos] Pokémon Trainer Course - Aula 2
Por Guilherme Fernandes
Agora que vocês já entenderam como se faz um Pokémon, é hora de aprender como se faz um time, e é nesse momento que eu acho que o jogo fica mais divertido. Não existe fórmula mágica para time perfeito, mas da pra pegar o gosto do jogador e adaptar a alguns Pokémons que são essenciais para se vencer uma batalha e descobrir que função utilizar um Pokémon. Darei exemplos de vários Pokémons com a análise deles e todas as nomenclaturas que os jogadores mais experientes utilizam.
Vamos partir do princípio, já ouviram expressões do tipo: “Começar o dia com o pé direito”, “todo grande time começa com um grande goleiro” e coisas do tipo. Pois é isso também é valido para Pokémon. Os pokémons que iniciam a batalha são chamados de Lead (líder) e tem a função de começar a batalha já dando o ar da estratégia do seu time. Existem líderes clássicos e com funções diferentes para se iniciar a batalha, normalmente se enquadrando com o restante do time.
Leads Suicidas
Pode parecer uma idéia estranha pra quem está começando a jogar agora o fato de jogar um Pokémon de inicio só para ele ser derrotado, mas acreditem isso é bem comum e com uma eficiência indiscutível. O objetivo principal deles é causar algo no campo adversário e atrapalhar ele pelo resto do jogo. Vale ressaltar que um bom fantasma é sempre indispensável em times assim, já que em casos onde você colocar no campo adversário Stealth Rock (Golpe que arremessa pedras no campo adversário, fazendo com que todo Pokémon jogado pelo adversário receba dano proporcional ao tipo dele. Ex: o golpe causa 12,5% de dano em um Pokémon que não tenha fraqueza nem resistência a pedra. Em um Pokémon de fogo que tem fraqueza a pedra, o dano é de 25%, em um fogo/voador como Charizard, o dano é de 50% do HP total) ou Toxic Spikes (Golpe que arremessa espinhos venenosos no campo adversário e todo Pokémon que não seja voador, não tenha a habilidade de levitar ou não seja imune a veneno, como os pokémons de veneno, metálicos ou com a habilidade immunity, ficam automaticamente envenenados), a forma de remoção desses golpes é através de Rapid Spinn, um golpe normal, portanto não acerta fantasmas. Vamos aos suicidas mais usados no jogo.
Aerodactyl
Roserade
Outro que faz um papel excelente como lead suicida. Com acesso ao Toxic Spikes, bons números de velocidade e ainda acesso a Sleep Powder (que coloca o Pokémon adversário pra dormir) Roserade pode atrapalhar e muito a vida do adversário. Funciona de forma simples também, caso não venha um Taunt de um aerodatcyl pra cima de você, use Sleep Powder para colocar o primeiro Pokémon adversário para dormir, em seguida mande Toxic Spikes no campo adversário como se não houvesse amanhã e independente do que vai ser colocado em campo. Toxic Spikes tem o problema de poder ser absorvido por pokémons que sejam do tipo venenoso, porém não se preocupe com isso, caso o adversário tenha um Pokémon venenoso, recue Roserade e a coloque em campo em outro momento. Um bom set para Roserade é:
O ideal aqui seria ter o Hidden Power Fire, porém como é difícil conseguir esse golpe as opções vão ficar bem limitadas, porque ela não tem muito que fazer contra um Pokémon metálico, mas aí fica a gosto do jogador.
Metagross
Por incrível que pudesse parecer na 3ª geração, Metagross passou a ser um ótimo lead suicida e uma das poucas alternativas para se jogar com ele. A coisa é bem simples com ele, entra, joga Stealth Rock, caso não dê pra bater você o manda explodir! Não tem muito segredo e a simplicidade realmente funciona, é bem previsível, porém nem sempre da para parar, acreditem. Melhor do que falar é mostrar, aqui vai a estratégia dele:
Particularmente falando eu gosto dele sem Earthquake, mas temos a opção de deixar esse golpe lá. Tirando ataques de fogo que sejam especiais como Fire Blast, Flamethrower e Lava Plume, dificilmente algo vai derrubar Metagross, pra isso vem a Occa Berry.
Gigalith
Esse já aparece pela primeira vez nas gerações Black e White, a quinta geração. Com a mudança da regra da habilidade Sturdy esse Pokémon não é mais derrubado em um golpe, já que a habilidade segura o HP do mesmo em 1 de HP. Não que qualquer coisa seja capaz de derrubá-lo em apenas um hit, mas graças à habilidade você te a garantia de conseguir colocar Stealth Rock em campo, caso o dano sofrido seja inferior a 50% do seu HP você explode, algo muito similar ao que Metagross consegue fazer. O set se completa com Stone Edge para pegar engraçadinhos desprevenidos e Earthquake para pegar possíveis metálicos mais frágeis que sejam colocados como Lead. Existe algo muito canalha a se fazer que é colocar o item Quick Claw equipado nele, para que você tenha uma chance de 30% de atacar primeiro que o adversário e garantir o golpe Explosion mesmo contra pokémons mais rápidos e que tenham causado mais do que 50% de dano em você.
Aqui vai uma sugestão de análise:
Com a habilidade Sturdy, podemos utilizar Golem para fazer a mesma função, porém as fraquezas de Golem são maiores e quase sempre o que irá te manter vivo será o Sturdy.
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