[Review] Star Fox 64 3D
Por Mateus Beck
A referida série iniciou-se no Super Famicom com o simples nome de Star Fox, lançado em 21 de Fevereiro de 1993, tendo como principal empresa participante do projeto a Nintendo. A continuação da série, chamada de Star Fox 2, seria lançada também para o Super Nintendo e Super Famicom (utilizando novamente o chip FX que permitia o 3D poligonal visto no jogo), mas foi cancelada pois o jogo seria lançado em 1995, sendo que o Nintendo 64 seria lançado no ano seguinte, resultando no Star Fox 64 lançado em 1997.


Após o grande lançamento no Nintendo 64, outros jogos da série saíram, como Star Fox Adventures, Star Fox Assault (ambos para o Game Cube) e Star Fox Command (para o Nintendo DS), sem contar da participação de Fox (e mais tarde Falco e Wolf) nos jogos da série Super Smash Bros. Apesar de tudo, Star Fox 2 não foi o único jogo cancelado da série, Star Fox seria lançado para o Virtual Boy (foi feita uma demonstração na E3 de 1995 utilizando o nome da série, que acabou se tornando um jogo chamado Red Alarm no final) e também um jogo para os Arcades (com ligações em Star Fox Assault). Apesar de tudo, o jogo da franquia que mais fez sucesso até hoje foi a versão de Nintendo 64, não é a toa que ela foi a versão escolhida para o remake para o 3DS, um remake que, diga-se de passagem, ficou muito bem trabalhado, bem adaptado e nos moldes de como muitos jogos de 3DS poderiam ser.
Versão Nintendo 64:

Versão Nintendo 3DS:

Particularmente, não tenho o jogo e muito menos um 3DS, mas vi fotos, vídeos e tive a oportunidade recente de jogar a versão citada por alguns minutos, suficientes para me fazer ver o quão bem adaptado o jogo ficou para o sistema. Não foi um remake mal feito ou um simples port, o jogo teve gráficos melhorados para o sistema (com ou sem o 3D, semelhante a The Legend of Zelda: Ocarina of Time), foi adaptado para ser jogado em duas telas (com o jogo em si na tela de cima e as falas dos personagens, estado da sua nave, entre outras funções na tela de baixo), é possível jogar utilizando ou não o giroscópio (sensor o qual você tem que movimentar o aparelho), permitindo dessa forma mais opções de jogabilidade, diferente de Star Fox Command lançado para o Nintendo DS, onde só era possível jogar com a stylus, o que desagradou muitos fãs, dentre outros fatores.
Nesta adaptação, o 3D ficou muito bem no jogo, dando um clima de profundidade bastante interessante ao jogo. Porém, o jogo não tem muita interatividade com outros jogadores, exceto o modo multiplayer que é possível jogar em até 4 pessoas, exatamente como era no Nintendo 64.

Um dos parceiros do nosso site, o Pedro Pellicano do site WiiClube, teve a oportunidade de adquirir a versão 3DS, fez um vídeo falando sobre o jogo (mostrando inclusive fotos da parte física da versão do Nintendo 64, cartucho, manual e caixa) e colocou na íntegra como forma de mostrar ao público como era essa nova versão e seus comentários com relação a mesma. O vídeo em questão você pode conferir logo abaixo.
Prós
- Remake muito bem feito e adaptado para o aparelho, contando com dois modos de jogo;
- Adicionadas interatividades com as funções do 3DS, com o giroscópio e com o 3D;
- Jogabilidade muito boa, semelhante a primeira versão de Nintendo 64.
Contras
- Faltou funcionalidades de StreetPass;
- O jogo não inclui muitos extras, focou apenas no remake em si;
- Não é possível jogar multiplayer online.
Até mais,
Lobim