Nintendo - 12/01/2012

[Retrô] [NES] Bomberman, o início

Por Unknown



Bom dia, amigos! Feliz Natal, Feliz Ano Novo, e vejam só, já estamos em 2012!

Início de um ano novo, uma nova era, novas promessas e o começo de muitas coisas que relembraremos daqui a muitos anos! E já que estamos falando em início de tudo, porque não relembrar o início de uma das mais famosas franquias de video games?

Talvez não tão conhecida assim entre os mais novos jogadores, mas que certamente não se deixa passar desconhecido. Essa franquia rendeu até hoje mais de 70 jogos, entre os da série principal, portáteis e spin-offs. Caros leitores, estamos falando de Bomberman!

Início de uma franquia, Bomberman 1983


Nosso pequeno amigo Bomberman fez sua estréia em 1983 , dando as caras em diversas plataformas, porém com um estilo de jogo mais próximo aos fliperamas do que aos consoles domésticos.

As plataformas que deram esse pontapé inicial a franquia foram vários nomes desconhecidos para muitos: MSX, ZX Spectrum, FM-7, PC-6001/8801, Sharp MZ-700. Muitos não devem nem ter ouvido falar, mas marcaram o início de uma vida longa ao simpático personagem.

Bomberman foi então lançado alguns anos depois, em 1985, para o Famicom no Japão e em 1987 para o equivalente americano Nintendo Entertainment System, mais conhecido como "Nintendinho" em terras brasileiras e comumente abreviado como NES, marcando sua participação nos consoles da Nintendo.


Mal sabíamos que esse invocado baixinho cavaleiro branco daria existência a uma das franquias mais longas da história. Daqui para frente é história!

Enredo


Por se tratar de um estilo que se assemelha a fliperamas, é normal esperar que o jogo não se aprofunde muito em história.

De fato, o primeiro jogo da série não é lá dotado de um enredo profundo. A versão de NES nos faz uma breve introdução sobre o personagem e sua motivação, já a versão do MSX, por exemplo, não nos traz história nenhuma.

Basicamente, Bomberman, um robô, trabalha em uma fábrica subterrânea criando bombas. Com o tempo, acaba se cansando de sua vida monótona e praticamente escrava quando descobre um rumor muito interessante: aqueles que por ventura conseguirem ir para a superfície tornar-se-ão humanos. Decidido a ter uma vida nova como humano, Bomberman decide que é hora de abandonar sua vida subterrânea e parte para a superfície enfrentando obstáculos e desafios que a jornada lhe-reservou.

Ao fim do jogo podemos ver a realização desse sonho de uma maneira interessante. Bomberman finalmente consegue vencer todos os desafios e encontra a superfície. Nesse momento ele se torna um "Runner". Uma interessante e clara ligação com o jogo "Lode Runner", da mesma desenvolvedora.

Clones de Bomberman em Lode Runner

Apesar de conseguirmos definir um enredo razoavelmente sólido para a franquia, muitos jogos fogem um pouco ou alteram a história original. Jogos mais recentes introduzem personagens, conceitos e elementos para tornar o jogo mais atrativo.

Doutor Ein
Mas, curiosamente esse enredo foi descartado em jogos posteriores, introduzindo novas histórias e personagens.

Na versão do TurboGrafx-16 do Bomberman original, por exemplo, vemos uma versão bem diferente do NES. Bomberman é um robô criado pelo Doutor Mimori ou Mitsumorim. Ele não está realmente sozinho no mundo e por isso não tem a motivação de fuga. Seu objetivo nesse jogo é salvar a filha de seu criador, o cientista, que foi raptada e aprisionada em um castelo gigante pelo Black Bomberman, o Bomberman preto.

Já nos jogos mais recentes, um cientista chamado Doutor Ein é introduzido como personagem que auxilia Bomberman. Ele teve sua primeira aparição na versão do Sega Saturn em Saturn Bomberman. A inclusão desse tipo de personagem modifica a história consideravel-mente, como na versão do TurboGrafx-16, pois os objetivos e motivações de Bomberman já não são mais os mesmos do original.

Nota-se uma mudança gradual de história e objetivos durante toda a a série Bomberman, adaptando-se ao público, plataformas e tempo de cada época.

Jogabilidade


O jogo geralmente começa com vários padrões. O jogador se vê dentro de um cenário parecido com um tabuleiro, onde seus movimentos são limitados pelas paredes dessa área, geralmente quadrada. Há diversos inimigos movendo-se em direções quase aleatórias e muitas paredes e obstáculos, fazendo com que o jogador tenha que se desviar ou destruir blocos de parede para se movimentar.

Assim como todos os jogos da série principal, o seu objetivo é derrotar inimigos utilizando-se de bombas, sua única, mas eficiente, arma. As bombas podem ser melhoradas conforme o jogador colete itens nas fases. O jogador deve se lembrar de que as bombas devem ser usadas com muita cautela, pois assim como destroem seus inimigos, elas também podem ferir o próprio jogador. Quanto mais pontentes suas bombas, maiores chances de acidentes acontecerem. Quem jogou sabe muito bem como é isso.

O jogo se divide em 50 fases e em cada uma delas você deverá destruir inimigos para lhe garantir pontos. Destruindo paredes o jogador poderá encontrar itens que garantem bônus ou melhorias para suas bombas.

A porta para a próxima fase encontra-se escondida em uma dessas paredes e em um tempo limite o jogador deverá encontrá-la para dar continuidade ao jogo.


No Bomberman original, o personagem branco, de bolinha rosa e olhos compridos, é o único personagem jogável.

Alguns devem estar se perguntando "e aquele bomberman preto?" ou "não tinha uma bomberman menininha também?". Esses personagens existem, porém foram surgindo aos poucos em jogos posteriores. Novos personagens, assim como novos elementos e modos de jogo foram artifícios e estratégias utilizadas para garantir a fama e popularidade que a série tem até hoje.

O primeiro Bomberman é obviamente mais simples em relação aos seus sucessores. Na versão original somente o modo de jogador único era possível de ser jogado. O Bomberman II já nos trazia um modo multiplayer simples.

Multiplayer em Bomberman atualmente é um dos maiores atrativos da série.

Fato curioso


Na Internet circula um fato um tanto curioso e surpreendente. O jogo atrai fãs de todas as partes do mundo e também de todas as idades! Atentem para uma jogadora, de incríveis 99 anos de idade, que até hoje gasta horas e mais horas diante da televisão jogando o original Bomberman de 1983.


A vovó é uma gamer que dá orgulho aos mais hardcores, jogando Bomberman diariamente por 26 anos! Ela conta que começou a jogar após ver seus netos se divertindo tanto com o jogo, resolveu experimentar e acabou tomando gosto!

Ela joga por horas e já zerou o jogo incontáveis vezes, chegando a terminar o jogo duas vezes num mesmo dia.

Para os que ainda não viram o vídeo da vovó, dêem um pulo nesse link!

Outro fato curioso é a ligação do jogo Bomberman com outro jogo da Hudson, chamado de Lode Runner, como mencionamos acima. Não é necessário especular muito, já que a tela de fim de jogo deixa o fato tão evidente.


A versão japonesa (imagem abaixo) não poderia deixar mais claro, afinal.




A franquia


Bomberman trouxe consigo uma série de jogos memo- ráveis, dezenas de jogos que torna difícil a tarefa de contar e definir o que faz parte da série principal, o que é da história secundária e o que nem parece ser Bomberman mas que apresenta o personagem.

Novos jogos da série trouxeram novidades como novos personagens, enredo mais complexo, modos de história, novos modos de jogo e multiplayers incríveis, garantindo muita jogatina em grupo.

Apesar de não competir com grandes títulos HD da atualidade, Bomberman ainda mantém sua série ativa. Remakes e adaptações são feitos, e eventualmente também temos jogos originais surgindo nas prateleiras.

Acredito que um dos mais populares de sua série tenham sido os multiplayers de SNES e Nintendo 64. Esse último também conta com um modo história muito bonitinho e gostoso de se jogar.


À esquerda: Super Bomberman modo multiplayer;
À direita: Bomberman 64 modo multiplayer.

SNES, N64, etc?


São muitos os jogos ainda retrôs da série Bomberman! E por quê não falar deles? Conte-nos seus favoritos e quem sabe um dia não surge um artigo sobre eles?

Até a próxima, pessoal!

Leia Também

Nintendo - 15/01/2013

[Retrô] A origem dos games: Bomberman

Há algum tempo atrás, foi publicado neste mesmo site o primeiro artigo de uma série a qual contaria a origem de alguns games. Dando continuidade ao processo, trazemos hoje a história do processo criativo de um dos mai...

Leia Mais...

Nintendo - 17/12/2012

[Quadrinhos] O Grande Comilão

Hello, companheiros! Aqui é o Osmariobro trazendo mais uma tirinha! O crossover de hoje é múltiplo! Personagens de várias empresas (e plataformas) diferentes estão participando do Concurso Comilão dos Videogames, e ...

Leia Mais...