Nintendo - 15/01/2013

[Retrô] A origem dos games: Bomberman

Há algum tempo atrás, foi publicado neste mesmo site o primeiro artigo de uma série a qual contaria a origem de alguns games. Dando continuidade ao processo, trazemos hoje a história do processo criativo de um dos maiores games multiplayer de todos os tempos: Bomberman.




Impressionantemente, Bomberman é o party-game mais popular que já existiu, e é uma das franquias de games mais conhecida. A série passou por incontáveis plataformas, através de diversos títulos, sequências e spinoffs - em números, são mais de 100 jogos já produzidos para a série.

É impossível falar da origem de Bomberman sem falar um pouco da própria Hudson. A empresa foi fundada pelos irmãos Kudo, onde prestavam serviços de programação e armazenamento de códigos em fitas cassete para a Sharp, se especializando na linguagem BASIC. O BASIC ganhou muita fama na época, e passou a ser uma das principais linguagens para desenvolvimento de softwares e games.

Enquanto a Hudson desenvolvia games para a série MZ-80 da Sharp, eles também criaram sua própria linguagem de programação baseada em BASIC, chamada Hu-BASIC, o qual originou o sistema operacional Sharp X-1.
Foi neste sistema operacional que o game Bakudan Otoko foi criado. Programado por Y. Tanakaand e T. Sasagawa, o game trazia um explorador de cavernas que possuía um chapéu capaz de gerar bombas, e devia eliminar os balões em seu caminho. A proposta do game era simples, e foi basicamente criada para demonstrar o potencial da Hu-BASIC.

Bakudan Otoko, o game que mais tarde originaria Bomberman.
Bakudan Otoki não teve nenhuma origem especial. Pode-se imaginar a seguinte conversa entre os programadores:
- E se tivéssemos um game onde o protagonista andava  em um labirinto, e abria caminho com bombas?
- Certo, mas teríamos de ter inimigos no mapa. O que poderia servir como inimigo, sem passar a imagem de violência ao ser eliminado por uma bomba?
- Balões, é claro!

O nome da Hudson e seu talento com a linguagem BASIC chegou a ouvidos de grandes empresas da época, e entre elas, a Nintendo, que havia de lançar seu console Famicon (o NES), e requisitou a empresa para criar uma linguagem de programação para o aparelho, chamada Family BASIC.
A empresa acabou sendo uma das primeiras third-parties a assinar com a Nintendo para desenvolver games para o NES. Desta forma, houve um conselho interno na Hudson para trazer ports de seus games feitos para o computador - sendo assim, Lode Runner foi escolhido como um dos favoritos a ser lançado para o NES.

Lode Runner foi um dos primeiros ports da Hudson para o NES.

O personagem de Lode Runner sofreu algumas alterações durante o processo de port, onde a Hudson teve de aumenta-lo, a fim de ficar mais aparente na tela. O game bateu em torno de 1,2 milhões de vendas, se fechando como um grande sucesso no Japão. Logo ficou claro a Hudson a necessidade do lançamento de um game similar.

A idéia partiu do programador Shinichi Sakamoto, o mesmo de Lode Runner, que se baseou nos conceitos clássicos de Bakudan Otoki para enfim criar Bomberman. O personagem sofreu uma grande adaptação, e passou a ser muito parecido com o personagem de Lode Runner (o que resultou em uma nota oficial da Hudson, anunciando que Lode Runner é, na verdade, Bomberman. A transformação, inclusive, acontece no final do jogo). Uma lenda urbana conta que, na verdade, Bomberman foi criado em uma maratona de programação de 72 horas, e que Sakamoto, sem tempo para criar as sprites, pegou emprestado as mesmas de Lode Runner.

Com a confusão das sprites, Bomberman ficou conhecido como o prequel de Lode Runner.

Bomberman passou a ser considerado um robô, capaz de gerar bombas. Também foi criado uma história básica para o personagem, onde Bomberman é um robô que trabalha em uma empresa subterrânea de bombas, e caso ele consiga escapar do labirinto, ele poderá se tornar um humano.

O grande sucesso do game resultou nas sequências que tinham por vir. Só no Super Famicon, existem 5 títulos da série principal de Bomberman, e é um dos únicos games do console que suportam até 5 jogadores em multiplayer, se tornando o principal game para o uso do multitap.

Bomberman possui um apelo muito grande entre o público, e será sempre o melhor título para se jogar em grupo no Super Nintendo. Para quem gosta da série, haverá um campeonato exclusivo da N-Party durante o Anime Dreams 2013. Não deixe de ficar ligado!

Fontes:
http://www.videogameden.com/hucard.htm?bom
http://fryguy64.proboards.com/index.cgi?board=thirdparty&action=display&thread=2820
http://www.meanmachinesmag.co.uk/upload/media/scans/HudsonRG_Part1.pdf
Lobim (que sempre ficou mostrando a foto do Bomberman virando Lode Runner)

Leia Também

Nintendo - 17/12/2012

[Quadrinhos] O Grande Comilão

Hello, companheiros! Aqui é o Osmariobro trazendo mais uma tirinha! O crossover de hoje é múltiplo! Personagens de várias empresas (e plataformas) diferentes estão participando do Concurso Comilão dos Videogames, e ...

Leia Mais...

Nintendo - 12/01/2012

[Retrô] [NES] Bomberman, o início

Bom dia, amigos! Feliz Natal, Feliz Ano Novo, e vejam só, já estamos em 2012! Início de um ano novo, uma nova era, novas promessas e o começo de muitas coisas que relembraremos daqui a muitos anos! E já que estamos f...

Leia Mais...