Nintendo - 14/04/2012

[Retrô] A origem dos games: Pokémon

Bem vindos uma nova série de matérias da N-Party, chamada "A origem dos games".
Nesta sessão, vamos trazer a você detalhes da história de seus jogos preferidos, desde sua história, planejamento, desenvolvimento e curiosidades.
Se você alguma vez já imaginou como surgiu a idéia de títulos famosos, as influências dos criadores e todos os processos e obstáculos que a série passou, não deixe de acompanhar estas matérias!




Não é exagero falar que Pokémon é a franquia de jogos mais amada no mundo. Os jogos sempre foram um sucesso em vendas, e até mesmo os spin-offs baseados na série sempre tiveram um bom retorno. Tudo isto, sem contar o sucesso do anime, que fez a mania Pokémon se espalhar pelo globo terrestre.
Com 15 anos de existência (sim, ja se fazem 15 anos), os jogos de Pokémon se tornaram o RPG mais vendido da história. E tudo isto se deve ao encontro de Satoshi Tajiri com Ken Sugimori, 13 anos antes do lançamento do primeiro jogo de Pokémon.

Tajiri, fundador da GameFreak, foi colega de classe de Sugimori, onde jogavam videogame juntos. Desta forma, foi natural para Tajiri criar a empresa, que até então, distribuia revistas com informações de jogos para arcade. Nestas revistas, Tajiri e Sugimori sempre se perguntavam como melhorar o estilo dos jogos, e a linha tendenciosa que os arcades estavam seguindo. Desta forma, ambos decidiram que a solução era iniciarem desenvolvimento de jogos juntos.

Apesar de ambos terem dotes artísticos excelentes, e uma visão do mercado gamer muito boa, nenhum dos dois possuia habilidades com programação. Porém, a revista Game Freak atingia muitos profissionais da época, e entre eles, programadores, que se juntaram a GameFreak, e iniciaram pequenos projetos na empresa, que acabaram sendo lançados para diferentes consoles da época.

A idéia de Pokémon veio de um hobby de infância de Tajiri. Quando criança, Tajiri adorava coletar insetos que encontrava próximo de sua residência, e cataloga-los em um caderno.

A idéia de Pokémon é originada do hobby de infância de Tajiri em catalogar insetos.

Além disto, Tajiri percebeu a grande urbanização que se iniciou na cidade onde vivia, e reparou que a população de insetos começou a cair. Ele também percebeu que as crianças passaram a brincar mais dentro de casa do que fora, e isto lhe deu a idéía de um jogo com criaturas que lembrassem insetos, e as crianças deveriam catalogar-las, podendo fazer isto dentro de casa, mas deveriam interagir umas com as outras para completar sua coleção (como um album de figurinhas, devendo trocar as repetidas para que tivessem a coleção completa).

Tajiri e Sugimori sempre tiveram discussões de como melhorar os jogos, e a proposta de criar um jogo neste estilo, não deixaria de fazer parte.
Sugimori propôs o estilo RPG a Tajiri, em que crianças poderiam explorar mundos e treinar dentro de um jogo, e ambos criaram o conceito das batalhas entre os monstros, que deveriam ganhar experiências e ficarem mais fortes.
O conceito de evolução é claro no caso dos insetos, que mudam de forma e se transformam. Ao mesmo tempo, este conceito não deixa de trazer referências ao conceito evolutivo de Darwin, em que as criaturas se tornam melhores a cada evolução.

O lançamento do GameBoy deu a Tajiri a idéia perfeita do console para o lançamento do jogo. O uso do  cabo link permitia que os jogadores pudessem interagir uns com os outros, trocando Pokémons, e jogando aonde estivessem. O uso do cabo nunca foi usado antes fora a idéia de competições, e isto foi um grande diferencial para o jogo.

"Eu imaginei uma leva de informações sendo transferidas entre dois GameBoys com cabos especiais, e eu disse WOW, isto será algo incrível", disse Tajiri

A criação de diversos conceitos próprios do jogo foi necessária. Primeiramente, eles precisavam de algo para capturar os monstros. A proposta de Sugimori foi uma cápsula, onde os monstros poderiam ficar guardados, e facilmente viajar com seu dono. Este conceito pode ser visto claramente nas artworks originais de Sugimori, explicando como o monstro sairia da cápsula.
Devido a isto, o nome do jogo passou a ser chamado de Capsule Monsters. Sugimori ainda criou diversos outros conceitos, como estabelecimentos em cada cidade, desde lojas para reabastecer seus  recursos (novas capsulas, ítens, e etc), e uma espécie de hotel, onde os monstros poderiam se recuperar (mais tarde, passou  a ser chamado de healing center).
Além disto, as demais cidades e o mundo próprio do jogo seriam baseados em locais rurais, ao qual ambos os criadores passaram a infância, e queriam resgatar um pouco deste mundo antes que a urbanização tomasse conta do local. Este é o motivo das cidades serem rodeadas por árvores, matos e etc.

As concept arts originais de Sugimori mostram diversos conceitos criados para o mundo de Pokémon.

A esquerda, a artwork original de um "hotel", com uma máquina para cura. A direita, um treinador querendo trocar os monstros.

A esquerda, um treinador em uma loja. Nas lojas, seriam possíves até mesmo comprar monstros. A direita, o treinador explorando uma caverna.


Como início do projeto, foram desenhados 50 monstros originais. O projeto foi apresentado muitas vezes a Nintendo, que rejeitou todas as vezes.
Foi quando um novo amigo de Tajiri, chamado Shigeru Miyamoto, ganhou um alto status dentro da Nintendo, e assim, a empresa começou a financiar o projeto. O próprio Miyamoto deu dicas para o desenvolvimento do projeto, como a idéia de lançar duas versões, cada qual com monstros exclusivos.

Com o passar de cada ano, a tecnologia evoluia, permitindo que os criadores inventassem mais 50 monstros, chegando ao número de 150.
Enquanto isto, o áudio passou a ser cuidado por Junichi Masuda, um gênio da Game Sound. Ele desenvolveu um programa chamado "Sound Driver", usado para a GameFreak em diversos jogos, e ainda serviu para criar os sons (cry) de cada monstro do jogo.

O processo de desenvolvimento do jogo durou 6 anos. Durante o processo de debugging do jogo (remoção de bugs), Shigeki Morimoto criou o monstro de número 151, chamado Mew. Mew nunca deveria ser divulgado com o lançamento do jogo, apenas em algum evento sólido posterior, o que só foi acontecer algum tempo depois, com o anúncio da revista CoroCoro de "Um Pokémon raro descoberto", distribuindo o Mew para diversos jogadores (o que aumentou o número de vendas do jogo).

Além desta, o jogo contém muitos easter eggs de seu desenvolvimento. O primeiro nome de Taijiri, Satoshi, foi programado como um dos possíveis nomes do herói, enquanto Ken teve o nome do rival.

Artwork clássica de Pokémon. O herói teve o nome original de Tajiri (Satoshi), enquanto o rival teve o nome original de Sugimori (Ken).

O jogo foi lançado no Japão no dia 27 de fevereiro de 1996, com o nome de Poketto Monsutaa em duas versões: Red e Green (cores opostas no Japão, como o preto e o branco). O sucesso iminente do jogo trouxe diversos novos produtos a franquia, como a criação do TCG (trading card game) da série, com 102 cartas originais. Além disto, o jogo ganhou uma versão manga, desenhada por Kosaku Anakubo, que também foi um sucesso.
Desta forma, o anime foi iniciado em 1 de abril de 1997, com o nome do herói  chamado Satoshi, em referência a Satoshi Tajiri. O sucesso do anime deu origem a dois novos mangas, chamados de The Eletric tale of Pikachu, e Pokémon Adventures, o mais famoso entre todos.
Em apenas 1 ano depois de seu lançamento, o jogo dominou o Japão, e chegou aos ouvidos da Nintendo of America.

A versão americana foi lançada nos EUA 1 ano depois do lançamento no Japão, com o nome de Pocket Monsters. Esta demora se deu principalmente pelo peso forte dos textos no jogo que tinham de ser traduzidos. Porém, eles tiveram de abreviar o nome para Pokémon, devido a uma franquia chamada "Monsters in my Pocket". Mas, diferente do Japão, o jogo foi lançado nas versões Red e Blue.
O sucesso foi enorme, e o jogo passou a bater recordes de vendas mundiais.

A capa original americana de Pokémon Red.

Pokémon sempre foi a franquia mais bem sucedida da Nintendo, e continua sendo. Isto se deve ao empenho dos criadores, sua paixão por games e a vontade em fazer algo melhor sempre. Assim como Masuda disse, "Pokémon não se trata apenas de capturar e lutar, e sim por comunicação e amor". É este o espírito que o jogo continua trazendo a 15 anos.

Fontes:
http://www.gamestm.co.uk/retro/monster-in-my-pocket-the-history-of-pokemon/
http://en.wikipedia.org/wiki/Pok%C3%A9mon_Red_and_Blue
http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/History_of_Pok%C3%A9mon
http://fuckyeahbetapokemonart.tumblr.com/
http://unrealitymag.com/index.php/2011/08/31/the-lost-official-pokemon-art-that-no-one-ever-saw/

Leia Também

Nintendo - 15/01/2013

[Retrô] A origem dos games: Bomberman

Há algum tempo atrás, foi publicado neste mesmo site o primeiro artigo de uma série a qual contaria a origem de alguns games. Dando continuidade ao processo, trazemos hoje a história do processo criativo de um dos mai...

Leia Mais...