Nintendo - 27/04/2013

[Dicas] Smash Bros 101: Jogando com Luigi


Hello, companheiros! Seu amigo Osmariobro vai compartilhar hoje algumas dicas para jogadores de Super Smash Bros! Como estamos em 2013, o "Ano do Luigi", e ele aparece nos três games da série, escolhi o irmão Mario Verde para ser o primeiro apresentado! Se você quiser propagar ainda mais a fama de Luigi no mundo, arregaçando a todos com ele na série SSB, anote bem estas dicas! "Go, Weegee!"

Super Smash Bros. (N64)

Para jogar com o encanador verde, é necessário passar de todos os Bonus Practice (Break the Targets) com os 8 personagens principais do game. Seus movimentos são bem similares aos de seu irmão, mas com efeitos bem diferentes. E ele também salta mais alto, cai mais devagar e escorrega mais que Mario. Vamos apontar suas habilidades:
- Bola de Fogo: Ao pressionar B, Luigi lança bolas de fogo verdes em linha reta. Elas não são afetadas pela gravidade, e não ricocheteiam quando atingem alguma parede. É um ótimo comando para fazer uma cobertura por cima (deixe Luigi num local alto e fique atirando, para dificultar a aproximação dos inimigos), e também em terreno plano, já que os tiros cobrem uma distância fixa.
- Luigi Cyclone: Apertando Baixo + B, Luigi executa o Cyclone, que faz com que ele gire rapidamente, se livrando de inimigos que o cercam, e também mandando-os para cima. Pressione B continuamente enquanto gira para levitar um pouco. Geralmente inimigos atingidos por esse golpe ficam tontos por 1,5 segundo, aproveite o tempo para golpeá-los. Outra vantagem é que Luigi pode se mexer para os lados enquanto gira, diferente de Mario que só consegue girar no mesmo lugar.
- Super Jump Punch: Com Cima + B, Luigi salta e dá um gancho no queixo do oponente, tirando-lhe uma moeda, e causando 1% de dano. Ao usar este golpe, Luigi fica no estado "inconsciente" até tocar o chão novamente (ou ser atacado). Se atingir o adversário BEM de perto, o golpe vira um Soco de Fogo e pode causar mais de 30% de dano! É melhor utilizá-lo em partes altas do cenário, e com os inimigos tendo mais de 50% de dano, assim é quase impossível que possam voltar.

-Ataques com A normais:
Assim como Mario, Luigi ataca usando chutes e socos básicos, geralmente obedecendo o direcionamento que o jogador dá a ele, tanto no chão como no ar. Por ser leve, Luigi se dá melhor lutando no ar, e seus ataques aéreos causam mais dano. Algumas aplicações:
* 2 socos, chute: Basta apertar A três vezes seguidas. É um golpe rápido que empurra os inimigos um pouco para a frente.
* Gancho: Segure Cima e aperte A para lançar seu inimigo no ar.
* Rasteira: Segure Baixo e aperte A para que o inimigo tropece.
* "Gentalha" : Corra e aperte A para dar vários soquinhos (de olhos fechados!).
* Giro Jamaicano: Aperte Baixo e A ao mesmo tempo. Causa muito dano e atinge oponentes usando escudo.
* Cabeçada: Aperte Cima + A para mandar algumas pobres almas para o céu.
* Chute no estômago: Segure para a Frente e aperte A.
* Voadora: Pule e aperte A. Este golpe tem prioridade alta, atravessando outros ataques.
* Giro do Dhalsim: Pule, aperte Baixo + A. Esse golpe impede que o inimigo se mova por alguns segundos.
* Coice: Pule e aperte para Trás + A (Frente + A  também serve). Geralmente o coitado que está atrás voa longe.


* Bicicleta: Pule e aperte Cima + A, para jogar o inimigo atrás de você.
* Super Soco: Aperte Frente + A. A mão de Luigi vai brilhar e em seguida crescerá! "Wah-Haaah!"
* Escudo: Aperte e segure Z. Você pode direcionar a proteção. Não segure por muito tempo!
* Agarrar: Próximo do oponente, aperte Z + A, ou R.
* Luigi 64: Após agarrar, aperte para Trás para girar o oponente e jogá-lo.
* Item Zelda: Após agarrar, aperte para Cima, para jogar o inimigo nesta direção, com seus braços abertos.
* Ippon: Após agarrar, aperte para Baixo, e jogue o adversário com as costas no chão.
* Sai pra Lá: Agarre e aperte para a Frente. Seu oponente sofrerá um arremesso simples.
* Chatiado: Aperte L para desferir um chutinho de gente aborrecida. Apesar de ser um Taunt, causa dano.

Com Luigi o ideal é se manter em locais altos e tentar mandar os oponentes para áreas onde não consigam se movimentar muito bem, forçando-os a vir em sua direção para serem recebidos com ataques mortais. Caso seja arremessado para alguma lateral, aperte o analógico na direção oposta imediatamente, geralmente Luigi consegue escapar e voltar para a arena. Abuse de seus golpes que causam danos múltiplos e imobilizam as ações dos rivais, e sempre que tiver uma chance, use o Soco de Fogo.



Super Smash Bros. Melee (Gamecube)

Luigi retorna como personagem secreto em SSBM! Para destravá-lo, lute 800 vezes no modo Melee, ou passe a primeira fase do modo Adventure (Mushroom Kingdom) com o número do Timer apresentando um 2 na unidade dos segundos (ex: 06: 32: 10). Luigi virá e chutará Mario. Após isso termine o modo Adventure e ele te desafiará novamente, vença-o para liberá-lo.
Assim como em SSB, Luigi continua sendo mais leve e esguio que Mario. Porém nesta versão ele recebeu alguns brinquedos novos que o tornam uma ameaça constante. Os golpes são executados da mesma maneira que no N64, mas alguns efeitos mudaram, e novos ataques estão disponíveis. Considere os botões L e R para o escudo, e L/R+A como agarrões. Em Melee, é possível utilizar atalhos dos ataques do A com a alavanca C, além de ser possível saltar usando Y e X. Vamos às diferenças:
* Ao apertar A três vezes, Luigi desfere dois socos e uma bundada, que empurram o oponente.
* Ao utilizar o Soco de Fogo, Luigi salta em linha reta para cima e não pode ser direcionado.
* No ar, ao apertar Frente + A, Luigi dá um golpe de karatê que joga o inimigo bem longe.
* Também no ar, o Baixo + A é um chute giratório que joga os oponentes para baixo (Meteor Smash).
* O Super Soco virou uma Super Dedada, e a Cabeçada virou um Soco no Alto.
* O Luigi Cyclone cobre uma distância enorme no chão se usado para as laterais.


* Ao agarrar alguém, é possível dar croques, apertando A.
* Assim como todos os outros lutadores, Luigi pode concentrar a força de seus ataques segurando A por um tempo, antes de executar.
Ataques novos:
* Míssil Verde: Aperte e segure Frente + B, e Luigi agachará de modo suspeito. Continue segurando B e solte, ele voará de cabeça para atingir algum coitado que pare em sua frente. Existem 12% de chance deste ataque sofrer um turbo, e mandar Luigi voando pela fase! Normalmente quem é atingido nessa hora é nocauteado.
Como Luigi escorrega demais, ele é um dos que mais se aproveita de um famoso bug do jogo: Wavedash. Para executá-lo, dê um salto curto, e imediatamente, aperte R e diagonal na direção do chão. Ele deslizará muito, e poderá usar ataques que normalmente só poderia usar parado, enquanto se move!
Quando for arremessado para fora, não confie apenas no Super Jump Punch para retornar. Ao invés disso use o Míssil Verde, especialmente se você foi jogado para os cantos superiores.
Aproveite o recurso de usar a alavanca C (contra outras pessoas) para ter mais precisão nos movimentos. Por exemplo, você pode aguardar alguém voltar numa beirada, pular e desferir o golpe de karatê. Se fizer isso com o analógico principal, corre o risco de ir muito para a frente e se jogar no buraco. Se usar a C, o golpe será dado na direção certa e você não sairá do lugar! Use a C principalmente no ar.

Luigi está temível no corpo-a-corpo em Melee, e é bastante dificil acertá-lo quando está no ar ou fazendo Wavedashes. Ele consegue, com alguma facilidade, atacar inimigos até mesmo fora da arena, antes de gastar seus dois saltos e algum especial para retornar. Graças ao bug do Wavedash ele consegue se agarrar nas beiradas da arena sem precisar pular (e de costas, ainda!), impedindo que algum retornante se apóie, caso se pendure lá alguns milésimos antes do inimigo, e também usar seus Smashes (Frente/Cima/Baixo + A) enquanto se move, coisa que nenhum outro personagem faz com tanta facilidade quanto ele.



Super Smash Bros. Brawl (Wii)

Luigi ganha grande destaque em Brawl, tendo cenário próprio e sendo o único lutador que o narrador não conhece (que irônico...).Para obtê-lo, lute no modo Brawl 22 vezes, ou encontre-o no Subspace Emissary, ou termine o modo Classic sem usar continues.
Ele está bem similar à sua versão de Melee, mas, novamente, algumas sutis diferenças surgiram:
* O Super Jump Punch pode ser direcionado, mas Luigi cai de cabeça, inconsciente, cada vez que o utiliza.
* O Luigi Cyclone o faz voar BEM alto quando é usado na primeira vez após sair do chão (exceto se estiver caindo), o que o torna um excelente meio de recuperação. Basta apertar B várias vezes enquanto ele gira.
* Ele ganhou provocações hilárias! E está com a voz grave de atualmente. Também demonstra ser mais medroso que nos games anteriores.
* Quando pega uma Smash Ball, Luigi invoca a Negative Zone, uma área sinistra que adormece/paralisa/hipnotiza/drena todos os oponentes que penetram nela, além de praticamente triplicar a potência de seus ataques (até o chutinho "Chatiado" pode nocautear um desavisado!).
* Luigi pode andar enquanto está agachado (se arrastar covardemente, na verdade).
* Alguns de seus golpes de grande impacto em Melee ficaram menos brutos em Brawl, mas Luigi agora se vale mais de estratégia e combos, como em SSB.


* Cuidado ao usar o Míssil Verde próximo a paredes, pois Luigi pode prender a cabeça!
* Como os bugs de SSBM foram removidos, ele não pode mais usar seus golpes estáticos enquanto se move.
* O chutinho "Chatiado" pode derrubar um adversário que esteja pendurado, sem chances de defesa!


Luigi se encontra num meio termo em Brawl, sendo tão versátil quanto era no Melee, mas um pouco menos apelão, como era em SSB. Ele continua leve, resistente e com um bom alcance. Continua um perigo no ar, embora causando menos impacto. Por um lado, isso é bom, pois ele pode acumular mais dano no oponente antes de desferir o ataque final. Seu aproveitamento em Brawl é quase o mesmo de SSB: em locais altos, no ar, e esperando os inimigos virem até ele.



Curiosidades

- Em seu profile de SSB64, Luigi é descrito como o melhor piloto em Mario Kart 64.
- Ele possui as comemorações mais bizarras e hilárias de todos os lutadores.
- Foi o primeiro personagem "clone" da série, sempre é secreto e relacionado com o número 2.
- Ele sempre entra na arena com cara de desânimo, isso é mais notável em Brawl.
- Ele é o primeiro personagem secreto da série "pré-revelado" no próprio jogo (já que no modo Classic de SSB, enfrentamos ele e Mario juntos, ele aparece como vítima na DEMO do jogo). Em SSBM, Jigglypuff aparece na abertura, e as mãos de Falco e Ganondorf também. E em SSBB, Sonic, Snake e Ness aparecem na abertura (embora todos já tinham sido revelados no site do game antes do lançamento).
- O narrador de SSBB fala o nome de todos os lutadores com empolgação, exceto Luigi, que demonstra desconhecer: "Luigi?!"

Quer fazer do Ano do Luigi o mais especial possível? Treine bastante com ele e mostre a todos que ele pode ser o melhor lutador da série Smash Bros! "I'm Luigi, Number One!"

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