Zelda Day - SP
Por Mario Toledo
Neste Domingo, 28 de Julho, aconteceu em São Paulo o primeiro Zelda Day paulista, juntando diversos fãs da série Zelda para uma porção de atividades temáticas ao ar livre, no Parque do Ibirapuera.
Para quem não conhece, o Zelda Day foi iniciado no Rio de Janeiro como uma espécie de Flash Mob. O sucesso permitiu que o encontro passasse a ser realizado ano após ano com um acréscimo de público - porém, apenas para os moradores do Rio de Janeiro, até então. Foi através de alguns representantes de sites e páginas como Hyruleanos ou Zelda.com.br que o encontro teve sua primeira edição em São Paulo, ganhando uma grande repercussão através do Facebook.
Para quem chegou no horário marcado (13 horas), se deparou com um pequeno grupo de pessoas sentadas na grama do parque, tocando violão ou jogando 3DS. Em pouco menos de 1 hora, o encontro começou a tomar forma, e por volta das 15 horas, já haviam, pelo menos, 200 pessoas reunidas, conversando e se divertindo.
O ponto de referência do encontro foi dado pela estátua do "cachorro" (depois de nos perdermos muito, descobrimos que ficava ao lado dos restaurantes da Marquise). Uma rápida busca no Google me permitiu descobrir que tal monumento é chamado de "Cão Pastor Alemão", erguido no parque há quase 40 anos a pedido da Sociedade Paulista Cães Pastores Alemães (SPCPA), a fim de prestar homenagem ao melhor amigo do homem. Foram precisos apenas 20 minutos para que o cachorro estivesse trajado com um gorro, uma espada e um escudo
Foi interessante ver o grande número de portadores de Nintendo 3DS no encontro. Rolaram diversos encontros no Street Pass, e principalmente, várias jogatinas de Mario Kart 7 e outros jogos, com muitos jogadores sentados na grama, ao ar livre.
Muitos fãs trouxeram alguns ítens de colecionador para serem exibidos. Gorros, Ocarinas, Triforces e até mesmo uma Majora's Mask de madeira não faltaram na brincadeira.
E como não poderia faltar, houveram cosplayers de Link (em diversas variações) e outros personagens (incluindo uma Midna extremamente bem feita).
A galera da Chan Chan Studio preparou uma pequena lojinha, vendendo Deku Sticks, Deku Seeds e Lon Lon Milks (cosumíveis), além de alguns acessórios.
Para aproveitar nosso Hyrule Historia sobressalente (novo e lacrado), realizamos uma pequena rifa contendo nomes da série Zelda. Antes de mais nada, precisamos falar que a cartela foi feita pelo Rafael, e que não sabíamos o nome a ser "sorteado", uma vez que ele mesmo o havia lacrado.
Com a cartela quase cheia, revelamos o ganhador, Juan Pablo, que acabou levando o livro com a escolha do nome Lineback (de Phantom Hourglass).
Os membros da organização também realizaram um sorteio recheado de brindes, contendo desde miniaturas a até jogos originais da série Zelda.
Por volta das 17:30, o grupo Fairy in a Bottle (antiga banda Four Swords, a mesma que fez uma apresentação no espaço da N-Party no Anime Friends 2012) trouxe uma incrível atração para os visitantes.
Você lembra do Shooting Gallery, presente na maioria dos jogos de Zelda? Pois o grupo fez uma réplica baseada na contida em Ocarina of Time, arquitetada com tubos de PVC, barbantes e papelão. Uma grande fila se formou para participar da brincadeira, onde o jogador deveria acertar os rupys com um estilingue.
O Zelda Day foi, sem dúvida, uma das atividades mais relaxantes que tive em alguns meses. O ar fresco, somado a companhias de amigos e de um bom bate-papo, levaram embora alguns problemas que o dia-a-dia traz.
Queremos agradecer o esforço dos envolvidos na organização, em especial aos senhores Danilo Vilanova e Bruno Zwarg, que nos receberam com muita simpatia. Esperamos que os próximos encontros tenham tanto sucesso quanto este.
Não deixe de conferir todas as fotos do evento através de nosso álbum de fotos.