[Dicas] Aprenda a conseguir bons ovos em Pokémon X & Y

Por André "Jomon" em 1 de novembro de 2013

Existem várias formas de se conseguir novos Pokémon: Através do matinho, pescando, eventos e a Safari Zone são alguns exemplo disso, mas a forma mais comum de arranjar Pokémon bons são através dos ovos. A possibilidade de cruzar dois Pokémon inúmeras vezes até que venha um resultado que agrade o treinador é indubitavelmente essencial para a criação de um bom time. E esse tutorial tem como foco as técnicas criadas para criar um bom Pokémon através desse método.

O que é um bom Pokémon?

Um "bom Pokémon" é algo totalmente relativo, mas para se continuar em um tutorial é preciso de ter algo bem mais sólido para o entendimento. Então definiremos esse termo como um Pokémon que desempenha o papel da mesma forma que tínhamos em mente. Ou seja, cumpre bem seu papel dentro do time. Não existe o papo de que "Meu Lucario é effortado exclusivamente em Atk e é melhor que o seu de Sp. Atk." A gama de possibilidades utilizando um mesmo Pokémon é alta, e o que importa é se esse papel é bem desempenhado dentro do todo.

E para um Pokémon desempenhar bem seu papel, o primeiro passo começa na hora de chocá-lo, ou melhor, o breed. É na hora que o Pokémon sai do ovo que são definidos vários atributos importantes, os IVs, a Nature, a Ability e somente nesse processo é possível conseguir os Egg Moves, que em alguns movesets são essenciais.

Natures e o truque da Everstone

Uma Nature influência dois stats de um Pokémon, um dos stats ela beneficia com um bônus de 10% e outro stat ela retira em 10%. Para alguns pode parecer bobeira mas é uma diferença enorme. Então conseguir dominá-las é de extrema importância. Existem 25 natures diferentes que influenciam os stats e mais 5 que são neutras. Existe um recurso visual no jogo que ajuda a saber o que as natures fazem, ao olhar o Summary do Pokémon é possível perceber um stat com o nome em vermelho e outro em azul. O stat que possui o nome vermelho é aumentado em 10% o outro, é diminuído em 10%. Mas obviamente existem tabelas com todas informações de nature, como essa abaixo:


Como tudo que é mostrado nesse tutorial, a nature a ser escolhida é totalmente opção do treinador. Se um Blaziken será um atacante físico é interessante ter uma nature que diminua o Sp. Atk e aumente ou a velocidade (Jolly) ou o próprio Atk (Adamant), qual dessas duas natures escolher, por exemplo, depende do estilo de jogo e como está o time de cada um.

Nature modest, aumenta Sp.Atk, diminuiu Atk. Perceba a cor desses atributos.

Existem truques para conseguir as natures de forma fácil. Um Pokémon equipado com o item "Everstone" sempre passará sua nature para o filho, e isso inclui se um dos pais é um Ditto. Então um forma fácil de conseguir a nature desejada sempre que quiser é ter um Ditto com aquela nature. Logo, é bom antes de começar qualquer trabalho de breed, capturar um Ditto de cada nature relevante, demora um pouco mas acelerará infinitamente a parte de conseguir um Pokémon com a nature certa e ajudará a ter foco nos outros passos do breed.

Abilities e Hidden Abilities

Ter um Pokémon com uma ability que combine é tão essencial quanto a própria escolha do monstrinho. Cada espécie de Pokémon possui de uma a duas Abilities e uma ou nenhuma Hidden Abilities. Para saber sobre elas aconselho procurar informações sobre o Pokémon de interesse em sites que possuem uma quantidade respeitável de informações a respeito (Serebii e Bulbapedia, estou falando de vocês). Um Pokémon tem 80% de ter a Ability da mãe quando é rachado, então é importante perceber se o Pokémon veio com a Ability correta ou não.

As Hidden Abilities surgiram em Pokémon Black/White e antigamente só era possíveis de serem herdadas se fosse a mãe quem as possuía. Em X/Y isso foi facilitado e o pai também consegue passar sua Hidden Ability, permitindo uma chuva de Torchics com Speed Boost a partir de um pai macho, por exemplo. Para conseguir um Pokémon com Hidden Ability é necessário consegui-lo através das hordas ou então do Friend Safari (Que será explicado em um tutorial posterior).

IVs e o Destiny Knot.

Os IVs (Individual Value) são números que não aparecem no jogo de nenhuma forma sólida, mas estão lá em seu Pokémon, eles variam de 0 a 31 e são diferentes para cada Pokémon e em cada Stat diferente, trazendo 32possibilidades diferentes de distribuição. Em qualquer Pokémon seria muito bom ter todos os IVs no 31, já que eles alteram de forma absoluta (Não no sistema de divisão por 4 dos Efforts Values) todos os stats no nível 100, mas como isso não é possível, temos que priorizar alguns IVs para, pelo menos, torná-los os melhores possíveis.

Vamos para algumas verdades dessa nova geração:

  • Todo Pokémon capturado no Friend Safari vem com 2 IVs no valor mais alto.
  • O item Destiny Knot passa 5 IVs de ambos os pais (Escolhidos de forma aleatória) para o filhote.

Como não é possível ver os IVs, a própria Game Freak disponibiliza um personagem que dê algumas dicas sobre os IVs do seu Pokémon. O personagem em questão fica no Pokémon Center de Kiloude City e caso ele diga "Stats like those... They simply can't be beat!" o seu Pokémon possui o IV máximo nos stats mencionados. Vamos seguir então o pensamento, se cada Pokémon do Friend Safari possui dois IVs no máximo e o Destiny Knot passa 5 IVs (Algo bem alto, considerando que o normal é só 3 IVs) o melhor método de conseguir os Pokémon com IVs altos é capturando vários Pokémon daquela espécie que você quer no Friend Safari para ter a variedade de combinações que dois IVs podem ter para facilitar o processo ou então ter o lendários ânus dourado e ter um amigo com o Ditto no Friend Safari para só ter que capturar vários Pokémon com IVs diferentes uma vez.

Localização do IV Judge

Egg Moves

Os Egg Moves são golpes que os Pokémon só conseguem aprender através dos pais, isso é possível pois um Pokémon pode cruzar com outro de espécie diferente desde que seja de um mesmo Egg Group, o filhote sempre será da mesma espécie da mãe. Por exemplo, cruzando um Snorlax fêmea com um Torterra macho que sabe Curse, é possível obter um Snorlax que sabe o movimento Curse, que é impossível de conseguir se não for por meio dos Egg Moves. Para saber sobre esses ataques é necessário entrar nas enciclopédias Pokemaníacas Online que vimos anteriormente.

Enfim... Breendando

Vamos rever tudo que, em um cenário ideal, seria bom ter para enfim breedar:
  • 25 Dittos, cada um com uma Nature
  • Mais Dittos com IVs em diferentes Stats
  • Uma Everstone
  • Um Destiny Knot
Para exemplificar tudo de uma forma mais fácil, irei explicar aqui como alguém faria para conseguir um Togekiss Modest (+Sp.Atk/-Atk) com Nasty Plot (Egg Move):
  1. Pegar um Ditto da nature Modest equipado com a Everstone, e cruzar com um Togetic (Um Togepi não pode cruzar, por ser um bebê) para conseguir um Togepi com a nature Modest. Com a nature certa é uma coisa a menos para pensar. 

  2. Agora é necessário cruzar esse Togetic (Togepi do passo anterior, evoluído) modest com um Pokémon que saiba Nasty Plot e seja do mesmo Egg Group, no caso, o Honchkrow. Agora conseguimos o nosso Togepi modest com Nasty Plot. Com isso, só falta os IVs.

  3. Como a estratégia de um Togekiss desse jeito é bater rápido e forte com Air Slash, é necessário que o Pokémon tenha Sp.Atk/Speed altas, logo, o IV máximo desses dois stats é imprescindível. Então começa a parte de fazer uma manada de Togepi em um cruzamento do Togetic com a Evestone (Para garantir a nature) e o Ditto Sp.Atk/Speed com IVs máximos segurando um Destiny Knot até conseguir a confirmação de que um dos descendentes conseguiu os IVs certos.
Obviamente o último passo pode ser feito mais vezes caso alguém também queira a Def ou Sp.Def desse Togekiss final no máximo, tudo varia da quantidade de tempo que você quer gastar em relação ao que você acha bom ou não no seu Pokémon. Criar um Pokémon bom demora um pouco de tempo mas realmente vale a pena na hora das batalhas, boa sorte para todos que entrarão nesse mundo complicado e muito divertido!