Nintendo - 27/02/2014

[Dicas] Guia de profissões de Bravely Default


Um dos grandes problemas que tenho ao começar um novo RPG está na construção do meu time. Jogando Bravely Default, me encontrei em uma grande encruzilhada devido ao grande número de profissões disponíveis - fazendo uma combinação das 24 profissões com os 4 personagens do jogo, temos um total de 10626 possibilidades (e isto se considerarmos que nenhuma das classes se repetirão).
Para ajudar os jogadores de primeira viagem em suas escolhas, elaboramos este guia para descrever melhor cada uma das profissões do jogo.

Atenção: este guia revela os detalhes de cada profissão para que você consiga decidir qual estará mais adequada em seu time. No meu caso, eu sempre decido as profissões baseadas no alinhamento do personagem (por exemplo, para mim, faz muito mais sentido o Ringabel ser um Thief do que um White Mage).
E para quem não sabe, as profissões são desbloqueadas após derrotar um inimigo específico no jogo. No começo,será obrigatório enfrentar alguns inimigos, mas outros são sidequests que são liberadas com o progresso do jogo.

Índice

As classes estão listadas neste artigo em ordem de encontro no jogo. Para facilitar, você pode ir diretamente para uma classe específica selecionando através da lista abaixo:

Black Mage Freelancer Monk White Mage
Thief Knight Spell Fencer Merchant
Ranger Summoner Time Mage Valkyrie
Chemist Pirate Red Mage Superstar
Spiritmaster Arcanist Ninja Swordmaster
Dark Knight Conjurer Templar Vampire

Freelancer


O freelancer é a classe inicial do jogo. Os personagens com esta classe podem utilizar qualquer arma, mas seus status permanecem na média, se comparado com as demais classes. Suas habilidades são úteis enquanto o jogador estiver explorando as demais dungeons do jogo, mas não oferece nenhuma vantagem dentro de combate. A tendencia é que o jogador troque a classe de freelancer assim que tiver liberado novas classes.

Status
  • HP: C
  • MP: C
  • STR: C
  • VIT: C
  • INT: C
  • MND: C
  • DEX: C
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: B
  • Axe: B
  • Spear: B
  • Rod: B
  • Staff: B
  • Dagger: B
  • Bow: B
  • Katana: B
  • Knuckles: B
  • Shields: B
  • Helmets: B
  • Armor:B

Habilidades
  • Job lv  1: Examine (sem custo)
    Mostra as informações de um inimigo
  • Job level 2: Treat (sem custo)
    Cura o alvo com 20% de seu HP
  • Job level 3: Divining Rod (1 de SP de custo para ser equipado)
    Mostra o número de baús fechados em um andar da dungeon
  • Job level 4: Dungeon Master (1 de SP de custo para ser equipado
    Evita que o personagem sofra as consequências de armadilhas de dungeon
  • Job level 5: Mislead (sem custo)
    Inimigos focarão o personagem com menos frequência
  • Job level 6: Prayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Habilidades que não são de suporte tem 50% a mais de chance de funcionarem por 10 turnos
  • Job level 7: MP 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    MP é aumentado em 10%
  • Job level 8: Endure (sem custo)
    Def. e P. Def. são aumentados em 25% por 4 turnos
  • Job level 9: Poison Immunity (1 de SP de custo para ser equipado)
    Personagem fica imune a envenenamento
  • Job level 10: JP Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    JP do personagem é aumentado em 20%.
  • Job level 11: Flee (sem custo)
    100% de chance de fugir das batalhas (não funciona com chefes)
  • Job level 12: Lure Enemy (1 de SP de custo para ser equipado)
    Dobra as chances de encontrar um inimigo
  • Job level 13: Stand Ground (3 de MP de custo para ser utilizado)
    75% de chance de sobreviver a um ataque que mataria o personagem, a menos que ele esteja com 1 de HP
  • Job level 14: Mimic (sem custo)
    Repete a habilidade de um aliado (não funciona com ataques especiais)
Monk


O monk é bem parecido com a classe de mesmo nome do Final Fantasy III. Os personagens com esta profissão passam a causar mais dano físico, e tem um HP muito alto, mesmo sem utilizar equipamentos específicos.
Como desbloquear: Derrote Barras.

Status
  • HP: A
  • MP: D
  • STR: A
  • VIT: B
  • INT: D
  • MND: D
  • DEX: C
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: E
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: E
  • Staff: S
  • Dagger: E
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: S
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor:E

Habilidades
  • Job lv 1: Strong Strike (sem custo)
    Ataca com o dobro de seu dano normal, mas com 50% de chance de acerto
  • Job level 2: Invigorate (sem custo)
    Aumenta o P. Attack em 25% por 2 turnos, e tem 75% de chance de acerto. Porém, caso falhe, o personagem perderá 20% de seu HP
  • Job level 3: Inner Alchemy (5 de MP de custo para ser utilizado)
    Remove status prejudiciais do personagem (como poison ou blind, por exemplo)
  • Job level 4: HP 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o HP do personagem em 10%
  • Job level 5: Knuckle Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Knuckles se tornam rank S, e P. Attack é duplicado quando o personagem esta desarmado
  • Job level 6: Hidden Dragon (sem custo)
    Ataque com 25% a mais de força, mas é usado por último no turno
  • Job level 7: Qigong Wave (12 de MP de custo para ser utilizado)
    Ataque com 25% a mais de força, mesmo que o alvo esteja em "Default"
  • Job level 8: Blind Immunity (1 de SP de custo para ser equipado)
    Jogador fica imune a cegueira
  • Job level 9: P. Attack 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumento de 10% no P. Attack
  • Job level 10: HP 20% Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    HP do personagem é aumentado em 20%.
  • Job level 11: Pressure Point (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Causa duas vezes o dano de um ataque normal, ignorando a P. Def. do inimigo
  • Job level 12: HP 30% Up (3 de SP de custo para ser equipado)
    HP do personagem é aumentado em 30%.
  • Job level 13: Phoenix Flight (sem custo)
    Reduz seu HP para 1, e realiza um ataque com o poder do HP sacrificado
  • Job level 14: Natural Talent (1 de SP de custo para ser equipado)
    Dobra o poder de ataque se nada tiver sido equipado
White Mage


Assim como nos demais jogos de Final Fantasy, o white mage é uma classe de suporte, onde o jogador utiliza suas magias para curar e proteger seus aliados. É extremamente importante que pelo menos 1 de seus personagens tenha habilidades de white mage para os piores momentos.
Como desbloquear: Derrote Holly.

Status
  • HP: C
  • MP: A
  • STR: D
  • VIT: E
  • INT: B
  • MND: A
  • DEX: D
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: E
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: B
  • Staff: S
  • Dagger: C
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor:E

Habilidades
  • Job lv 1: White Magic lv 1 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias brancas de nível 1
  • Job level 2: M. Def 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o M. Def em 10%
  • Job level 3: White Magic lv 2 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias brancas de nível 2
  • Job level 4: Staff Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Staffs se tornam rank S
  • Job level 5: Self-Healing (1 de SP de custo para ser equipado)
    Cura poison, blind e silence após termino da batalha
  • Job level 6White Magic lv 3 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias brancas de nível 3
  • Job level 7: Abate water (1 de SP de custo para ser equipado)
    Reduz em 50% o dano causado por ataques do tipo água
  • Job level 8: Angelic Ward (1 de SP de custo para ser equipado)
    50% de chance de reduzir o dano causado
  • Job level 9White Magic lv 4 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias brancas de nível 4
  • Job level 10M. Def 30% Up (3 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o M. Def em 30%
  • Job level 11White Magic lv 5 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias brancas de nível 5
  • Job level 12: Epic Group-Cast (3 de SP de custo para ser equipado)
    Magias com cast em grupos não perdem poder.
  • Job level 13White Magic lv 6 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias brancas de nível 5
  • Job level 14: Conservation of Life (3 de SP de custo para ser equipado)
    Se um personagem for derrotado, todos os outros são revididos. Funciona uma vez por personagem em batalha
Black Mage


Os black mages são conhecidos por suas magias de ataque, como Fire, Blizzard e Thunder. Ter um black mage na equipe possibilita enfrentar hordas de monstros com magias em grupo, podendo causar muito dano caso o jogador saiba se aproveitar da fraqueza do adversário. Porém, o black mage é muito frágil, e se for silenciado, é praticamente inútil.
Como desbloquear: Derrote Ominus Crow.

Status
  • HP: C
  • MP: A
  • STR: E
  • VIT: E
  • INT: A
  • MND: B
  • DEX: D
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: E
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: S
  • Staff: C
  • Dagger: C
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor:E

Habilidades
  • Job lv 1: Black Magic lv 1 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias negras de nível 1
  • Job level 2: Rod Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Rods se tornam rank S
  • Job level 3: Black Magic lv 2 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias negras de nível 2
  • Job level 4: Abate Fire (1 de SP de custo para ser equipado)
    Recebe 50% a menos de dano de ataques do tipo fogo
  • Job level 5: Damage Dispersion (1 de SP de custo para ser equipado)
    O personagem recebe apenas 55% do dano, enquanto seus aliados recebem 15%
  • Job level 6: Silence Immunity (1 de SP de custo para ser equipado)
    O personagem fica imune a silêncio
  • Job level 7Black Magic lv 3 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias negras de nível 3
  • Job level 8: Black Resonance (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o poder de ataque de magias negras
  • Job level 9Black Magic lv 4 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias negras de nível 4
  • Job level 10M. Attack 20% Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o M. Attack em 20%
  • Job level 11Black Magic lv 5 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias negras de nível 5
  • Job level 12: Pierce M. Defense (3 de SP de custo para ser equipado)
    Magias ignoram a defesa mágica do adversário
  • Job level 13Black Magic lv 6 (sem custo)
    Permite ao personagem utilizar magias negras de nível 5
  • Job level 14: Group-Cast All (3 de SP de custo para ser equipado)
    Magias atingem todos os adversários (não afeta magias de 1 único alvo)
Knight


Uma classe com uma ótima defesa e um bom ataque. O knight consegue aguentar danos físicos intensos, e ainda pode proteger seus aliados através de suas habilidades, e caso o jogador tenha interesse, pode utilizar armas com as duas mãos para ataques mais fortes. O único problema é que o personagem com a profissão fica extremamente lento.
Como desbloquear: Derrote Heinkel

Status
  • HP: B
  • MP: D
  • STR: B
  • VIT: S
  • INT: D
  • MND: B
  • DEX: D
  • AGI: D

Afinidade de equipamentos
  • Sword: S
  • Axe: A
  • Spear: A
  • Rod: E
  • Staff: E
  • Dagger: B
  • Bow: D
  • Katana: D
  • Knuckles: E
  • Shields: S
  • Helmets: A
  • Armor:A

Habilidades
  • Job lv 1: Stomp (sem custo)
    Ataque com 25% a mais de força, que reduz P. Def e M. Def em 25%
  • Job level 2: Two-Handed (1 de SP de custo para ser equipado)
    Dobra a força de ataque de uma arma quando a outra mão não esta equipada
  • Job level 3: P. Def 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o P. Def em 10%
  • Job level 4: Ironclad (5 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumeta o P. Def ao máximo no início do turno. Só funciona naquele turno
  • Job level 5: Protect Ally (1 de SP de custo para ser equipado)
    Recebe o dano de um ataque direcionado para um personagem com menos de 20% de HP
  • Job level 6: Shield Strike (8 de MP de custo para ser utilizado)
    O personagem ataca com o escudo, aumentando o P. Def por 25% por 2 turnos. Só pode ser usado se o personagem tiver um escudo
  • Job level 7Shield Lore (sem custo)
    Escudos vão para o rank S
  • Job level 8: Vengeance (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Ataque contra todos os inimigos. É mais forte quando os aliados estão desmaiados
  • Job level 9Sword Lore (sem custo)
    Espadas vão para o rank S
  • Job level 10Full Cover (sem custo)
    Protege um aliado de ataques físicos direcionados durante 1 turno. O dano tomado é reduzido pela metade
  • Job level 11Dual Shields (1 de SP de custo para ser equipado)
    Permite o uso de dois escudos ao invés de uma arma
  • Job level 12P. Def 30% Up (3 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o P. Def em 30%
  • Job level 13Chivalrous (1 de SP de custo para ser equipado)
    Toda vez que um personagem é protegido, o P. Def aumenta 25% por 5 turnos
  • Job level 14: Super Charge (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Ataque com dano equivalente ao P. Def do personagem
Thief


O thief é uma classe que demora para ficar boa. Seus ataques causam baixo dano. porém, com um job level maior, o personagem passa a realizar múltiplos ataques, causando um dano maior (ainda mais se estiver utilizando um arco). Normalmente é o primeiro a executar suas ações, possibilitando utilizar ítens de assistência quando necessário (como Phoenix Down, por exemplo).
Um grande problema do Thief é que, caso ele esteja equipado com duas armas, seu dano será ridiculamente baixo ao enfrentar chefes.
Como desbloquear: Derrote Jackal

Status
  • HP: C
  • MP: C
  • STR: C
  • VIT: C
  • INT: E
  • MND: B
  • DEX: S
  • AGI: S

Afinidade de equipamentos
  • Sword: C
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: E
  • Staff: E
  • Dagger: S
  • Bow: A
  • Katana: C
  • Knuckles: C
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Steal (sem custo)
    25% de chance de roubar um ítem do adversário
  • Job level 2: Abate Wind (1 de SP de custo para ser equipado)
    Redução de 50% de dano recebido de ataques do tipo vento
  • Job level 3: Speed 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o Speed em 10%
  • Job level 4: Life Thief (8 de MP de custo para ser utilizado)
    75% de chance de roubar o HP de um adversário 
  • Job level 5Speed 20% Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o Speed em 20%
  • Job level 6: Mug (16 de MP de custo para ser utilizado)
    Ataca com 25% de chance de roubar um ítem
  • Job level 7Raid (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o BP em 1 ao atacar primeiro
  • Job level 8: Dagger Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Adagas vão para o rank S
  • Job level 9Godspeed Strike (2 de BP de custo para ser utilizado)
    Ataque com força baseada na velocidade do personagem, ignorando a P. Def do adversário
  • Job level 10Master Thief  (3 de SP de custo para ser equipado)
    Habilidades de roubo tem o dobro de chance de darem certo
  • Job level 11: Rob Blind (2 de SP de custo para ser equipado)
    Rouba 2 ítens ao invés de 1 quando suceder em habilidades de roubo
  • Job level 12Shake Down (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Rouba de todos os inimigos com 25% de chance de sucesso
  • Job level 13Speed 30% Up (3 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o Speed em 30%
  • Job level 14: Burgle and Bluff  (1 de SP de custo para ser equipado)
    Ataque aumenta em 25% toda vez que uma habilidade de roubo for utilizada (incluindo Life Thief)
Merchant


Quem jogou Ragnarok deve estar familiarizado com a classe mercadora. Um personagem com job de Merchant consegue não só fazer muito dinheiro, como também consegue gastá-lo em suas skills, causando um grande dano físico ao adversário. O único problema é que, ao enfrentar chefes, o jogador acaba gastando muita grana com suas habilidades, ficando pobre na mesma velocidade que ganhou dinheiro.
Como desbloquear: Derrote Erutus Profiteur

Status
  • HP: C
  • MP: C
  • STR: C
  • VIT: D
  • INT: B
  • MND: C
  • DEX: C
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: D
  • Axe: E
  • Spear: S
  • Rod: E
  • Staff: S
  • Dagger: S
  • Bow: C
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Pay to Play (custo de dinheiro para usá-la)
    Gasta 50 pg vezes o seu level para aumentar a taxa de acerto crítico em 300% por 4 turnos
  • Job level 2: Salesman (sem custo)
    Vende um ítem de recuperação por 2,4 vezes o seu valor original
  • Job level 3: White Knight (1 de SP de custo para ser equipado)
    Se o personagem estiver com 20% a menos de HP, o jogador com mais HP te defenderá de um ataque direcionado
  • Job level 4: Pharmacy (custo de dinheiro para usá-la)
    Paga por um ítem de recuperação e o usa em um alvo.
  • Job level 5Hedge Risk (custo de dinheiro para usá-la)
    Diminui o dano por 5 turnos. Toda vez que o personagem tomar dano, o jogador perde o dinheiro equivalente ao dano que seria causado.
  • Job level 6: Takeover (custo de dinheiro para usá-la)
    Gasta 50 pg vezes o seu level para causar um dano equivalente ao dinheiro gasto
  • Job level 7BP Drink (custo de dinheiro para usá-la)
    Gasta 10 * 100 elevado a n, para recuperar n BP`s de um aliado
  • Job level 8: Speculate (1 de SP de custo para ser equipado)
    Causa o dano de dobro ou nenhum, com 50% de chance de acerto.
  • Job level 9More Money (2 de BP de custo para ser utilizado)
    Aumenta o dinheiro ganho em batalhas por 50%
  • Job level 10Millionaire (custo de dinheiro para usá-la)
    Envia 25 pg vezes o seu level para um amigo (é necessário utilizar o comando "Send" para funcionar)
  • Job level 11: Big Pharma (sem custo)
    Cura um inimigo com um item, ganhando pg igual o hp recuperado
  • Job level 12Full Leverage (sem custo)
    Dano e recuperação são dobrados. Custo de HP, MP e BP também são dobrados.
  • Job level 13Low Leverage (sem custo)
    Dano e recuperação caem pela metade. Custo de HP, MP e BP também caem pela metade
  • Job level 14: Payoff (custo de dinheiro para usá-la)
    Gasta dinheiro em proporções de 10000 pg. Quanto mais dinheiro gasto, maior a chance de sucesso do ataque
Spell Fencer


O Spell Fencer une o útil ao agradável. Além de causar dano físico aos adversários, através de suas habilidades, o jogador consegue enfeitiçar sua arma, tornando-a elemental e se aproveitando da fraqueza do inimigo.
Como desbloquear: Derrote Khint

Status
  • HP: B
  • MP: B
  • STR: B
  • VIT: B
  • INT: B
  • MND: B
  • DEX: C
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: S
  • Axe: E
  • Spear: D
  • Rod: E
  • Staff: E
  • Dagger: C
  • Bow: E
  • Katana: B
  • Knuckles: E
  • Shields: A
  • Helmets: A
  • Armor: A

Habilidades
  • Job lv 1: Sword Magic Lv. 1 (sem custo)
    Permite usar magias para espada de lv 1
  • Job level 2: Sword Magic Lv. 2 (sem custo)
    Permite usar magias para espada de lv 2
  • Job level 3: Firewall (1 de SP de custo para ser equipado)
    Se o personagem receber um ataque direcionado, ele tem 50% de chance de revidar com um ataque de fogo
  • Job level 4: Sword Magic Lv. 3 (sem custo)
    Permite usar magias para espada de lv 3
  • Job level 5: Auto-Aspir Blade (1 de SP de custo para ser equipado)
    O personagem começa a batalha com Aspir Blade, que dura por 10 turnos
  • Job level 6: Magic Armor (1 de SP de custo para ser equipado)
    Ao usar uma magia de espada, o personagem tomará apenas metade do dano daquele elemento durante 4 turnos
  • Job level 7Sword Magic Lv. 4 (sem custo)
    Permite usar magias para espada de lv 4
  • Job level 8: Memento (3 de SP de custo para ser equipado)
    Todos os aliados que não forem nocauteados recuperam 50% de MP caso o personagem seja nocauteado
  • Job level 9Sword Magic Lv. 5 (sem custo)
    Permite usar magias para espada de lv 5
  • Job level 10Anti-Magic (2 de SP de custo para ser equipado)
    M. Def aumenta 25% durante 4 turnos caso o jogador seja afetado por magia
  • Job level 11: Sword Magic Amp (1 de SP de custo para ser equipado)
    Dobra o custo de magias de espada, porém, seu dano aumentará em 25%
  • Job level 12Sword Magic Lv. 6 (sem custo)
    Permite usar magias para espada de lv 6
  • Job level 13M. Def Specialize 1 de SP de custo para ser equipado)
    M. Def aumenta 50%, porém, P. Def reduz 25%
  • Job level 14: Phantom Weapon (3 de SP de custo para ser equipado)
    Todos os ataques mágicos ganham o dano físico adicional
Time Mage


Se você ainda não fez a quest para desbloquear o time mage, então acabou de tomar um spoiler no momento em que viu a imagem acima. As habilidades de um time mage permitem colocar os aliados em incríveis vantagens, tal qual como colocar os adversários em desvantagem. Além das magias e "Slow" e "Haste", o time mage ainda possui incríveis habilidades ofensivas, como Meteor e Reraise. O único problema, além de sua aparência bizarra, é que o personagem com a profissão se torna extremamente frágil. Como desbloquear: Derrote Khamer

Status
  • HP: C
  • MP: A
  • STR: E
  • VIT: E
  • INT: A
  • MND: B
  • DEX: D
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: D
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: D
  • Staff: S
  • Dagger: D
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Time Magic Lv. 1 (sem custo)
    Permite usar magias de tempo de lv 1
  • Job level 2: M. Attack 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta M. Attack em 10%
  • Job level 3: Slow Parry (1 de SP de custo para ser equipado)
    Se o personagem receber um ataque direcionado, ele tem 50% de chance de revidar com um ataque de slow
  • Job level 4: Time Magic Lv. 2 (sem custo)
    Permite usar magias de tempo de lv 2
  • Job level 5: Time Slip (3 de SP de custo para ser equipado)
    Se toda a party for eliminada, a batalha volta para o começo. Só acontece 1 vez por batalha.
  • Job level 6Time Magic Lv. 3 (sem custo)
    Permite usar magias de tempo de lv 3
  • Job level 7: Stop Immunity (1 de SP de custo para ser equipado)
    Personagem fica imune a Stop
  • Job level 8Time Magic Lv. 4 (sem custo)
    Permite usar magias de tempo de lv 4
  • Job level 9: Save TM MP (2 de SP de custo para ser equipado)
    Magias de tempo passam a custar 25% menos
  • Job level 10Time Magic Lv. 5 (sem custo)
    Permite usar magias de tempo de lv 5
  • Job level 11: Slow World (2 de SP de custo para ser equipado)
    Todos na batalha perdem 1 BP no final de todo o segundo turno
  • Job level 12Time Magic Lv. 6 (sem custo)
    Permite usar magias de tempo de lv 6
  • Job level 13M. Attack 30% Up (3 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta M. Attack em 30%
  • Job level 14: Hasten World (2 de SP de custo para ser equipado)
    Todos na batalha ganham 1 BP no final de cada turno
Ranger


O ranger é o personagem que consegue dar danos adicionais em diversos tipos de inimigos, exceto os humanóides. Eles são ótimos com o arco, e quase nunca erram o alvo, mas possuem pouquíssimas habilidades úteis em batalhas importantes. Basicamente, o ranger é ótimo para enfrentar monstros, mas péssimos contra chefes.
Como desbloquear: Derrote Artemia

Status
  • HP: C
  • MP: D
  • STR: B
  • VIT: C
  • INT: C
  • MND: C
  • DEX: S
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: D
  • Axe: E
  • Spear: D
  • Rod: D
  • Staff: D
  • Dagger: S
  • Bow: S
  • Katana: D
  • Knuckles: D
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Targeting (12 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta precisão em 100%
  • Job level 2: Bug Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros do tipo bug
  • Job level 3: Plant Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros do tipo plant
  • Job level 4: Beast Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros do tipo beast
  • Job level 5: Paralyze Immunity (1 de SP de custo para ser equipado)
    Personagem fica imune a silêncio
  • Job level 6Aerial Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros aéreos
  • Job level 7Aquatic Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros aquáticos
  • Job level 8Bow Lore (1 de SP para ser equipado)
    Arcos vão para o rank S
  • Job level 9Dragon Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros do tipo dragon
  • Job level 10Undead Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros do tipo undead
  • Job level 11Demon Slayer (8 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa 50% de dano a mais em monstros do tipo demon
  • Job level 12Hawkeye (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta precisão em 100%
  • Job level 13Precision (2 de SP de custo para ser equipado)
    Aumento de 3% de dano para cada ataque que for acertado
  • Job level 14: Multiburst (1 de SP de custo para ser equipado)
    Realiza 4 ataques randômicos com 60% de poder
Summoner


O summoner utiliza invocações para causar grande dano mágico em todos os adversários. Apesar de ser lento e muito frágil, seus ataques podem dar conta de um chefe sozinho. O único problema é que o consumo de MP é muito grande, e se seu personagem for responsável por magias brancas, então é melhor levar uma grande quantidade de ether para conseguir se recuperar.
Como desbloquear: Derrote Mephilia (em uma das side quests mais trágicas do jogo)

Status
  • HP: C
  • MP: S
  • STR: E
  • VIT: C
  • INT: A
  • MND: B
  • DEX: C
  • AGI: D

Afinidade de equipamentos
  • Sword: D
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: S
  • Staff: C
  • Dagger: C
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Summoning Lv. 1 (40 de MP de custo para ser utilizado)
    Permite sumonar Girtablulu, causando dano do elemento terra em todos os inimigos.
  • Job level 2: Abate Lightning (1 de SP de custo para ser equipado)
    Reduz em 50% o dano causado por ataques do elemento Lightning
  • Job level 3: Summoning Lv. 2 (40 de MP de custo para ser utilizado)
    Permite sumonar Hresvelgr (liberado no Wind Temple), causando dano do elemento vento em todos os inimigos
  • Job level 4: Summoning Lv. 3 (40 de MP de custo para ser utilizado)
    Permite sumonar Ziusudra's Sin (liberado no Mount Fragmentum), causando dano do elemento vento em todos os inimigos
  • Job level 5: Friendship (1 de SP de custo para ser equipado)
    Afinidade com amigos é aumentada
  • Job level 6Summoning Amp (2 de SP de custo para ser equipado)
    Summons passam a custar 25% menos MP, causando 25% mais dano
  • Job level 7Summoning Lv. 4 (40 de MP de custo para ser utilizado)
    Permite sumonar Promethean Fire (liberado no Fire Temple), causando dano do elemento fogo em todos os inimigos
  • Job level 8Summoning Lv. 5 (40 de MP de custo para ser utilizado)
    Permite sumonar Deus Ex (liberado na Everlast Tower), causando dano elétrico em todos os inimigos
  • Job level 9Summon Substitute (1 de SP de custo para ser equipado)
    Quando o personagem é derrotado, um summon aleatório é invocado
  • Job level 10Summoning Lv. 6 (60 de MP de custo para ser utilizado)
    Permite sumonar Susano-o (lliberado na Crescent Island), causando dano não-mágico em todos os inimigos
  • Job level 11Convert MP (3 de SP de custo para ser equipado)
    Converte 1% do dano recebido em MP
  • Job level 12Summoning Surge (3 de SP de custo para ser equipado)
    Summons causam 10% mais dano toda vez que forem invocados em batalha
  • Job level 13Summon in Pinch (2 de SP de custo para ser equipado)
    Quando o personagem esta com 20% ou menos de HP, um summon aleatório é invocado
  • Job level 14: Amp Friends (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o poder do summon de amigos
Valkyrie


O valkyrie é mais ou menos o que o Dragon Knight é em Final Fantasy. Seu manejo com a lança permite atacar vários inimigos de uma única vez, e sua habilidade Jump permite escapar de situações mais complicadas, evitando o dano por 1 ou mais turnos. O único problema é que muitas de suas habilidades gastam BP.
Como desbloquear: Derrote Einheria

Status
  • HP: B
  • MP: C
  • STR: B
  • VIT: B
  • INT: D
  • MND: D
  • DEX: C
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: C
  • Axe: E
  • Spear: S
  • Rod: E
  • Staff: C
  • Dagger: D
  • Bow: D
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: A
  • Helmets: A
  • Armor: A

Habilidades
  • Job lv 1: Crescent Moon (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Realiza um ataque em todos os inimigos
  • Job level 2: Jump (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Salta por 1 turno (evitando golpes), realizando um ataque com o dobro de dano no próximo turno (ou triplo, se estiver equipado com uma lança)
  • Job level 3: Spear Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Lanças vão para o rank S
  • Job level 4: Judgement (2 de BP de custo para ser utilizado)
    Faz um ataque em um unico inimigo, causando o triplo de dano
  • Job level 5: Spirit Barrier (10 de MP de custo para ser utilizado)
    Por até 10 turnos, toda vez que o personagem receber dano, o dano é retirado do MP. A barreira acaba se o MP zerar
  • Job level 6Soul Crush (16 de MP de custo para ser utilizado)
    Faz o inimigo perder MP equivalente ao dano que seria causado por um ataque físico
  • Job level 7BP Skill Amp (3 de SP de custo para ser equipado)
    Skills que custam BP passam a custar 1 BP a mais, porém, causam 50% a mais de dano
  • Job level 8Decimate (sem custo)
    Todos na batalha que estiverem com 10% ou menos de HP passam a receber danos baseados no seu HP atual
  • Job level 9High Jump (2 de BP de custo para ser utilizado)
    Salta por 2 turnos (evitando golpes), realizando um ataque com o triplo de dano no próximo turno (ou 4,5x, se estiver equipado com uma lança)
  • Job level 10: Pierce Default (2 de SP de custo para ser equipado)
    Seus ataques não serão afetados por Default
  • Job level 11Soul Mates (1 de SP de custo para ser equipado)
    P. Attack e M. Attack aumentam 25% por 5 turnos toda vez que um aliado por nocaueado
  • Job level 12: Aerials (1 de SP de custo para ser equipado)
    Ataques Jump duram 1 turno a mais, causando 50% a mais de dano ao custo de 1 BP adicional
  • Job level 13Sky High (2 de SP de custo para ser equipado)
    Começa a batalha já pulando, atacando o inimigo no primeiro turno e causando o dobro de dano (triplo se estiver equipado com uma lança)
  • Job level 14: Super Jump (3 de BP de custo para ser utilizado)
    Salta por 2 turnos (evitando golpes), realizando um ataque em todos os inimigos com o dobro de dano no próximo turno (ou triplo, se estiver equipado com uma lança)
Red Mage


Sem dúvida, o red mage é estiloso, além de muito útil, podendo utilizar uma magia branca e/ou negra, economizando 1 slot de magia. O único problema é que suas magias só vão até o lv 4, não conseguindo magias ofensivas mais fortes.
Como desbloquear: Derrote Fiore DeRosa

Status
  • HP: B
  • MP: B
  • STR: C
  • VIT: C
  • INT: B
  • MND: B
  • DEX: C
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: A
  • Axe: B
  • Spear: B
  • Rod: B
  • Staff: B
  • Dagger: B
  • Bow: C
  • Katana: B
  • Knuckles: D
  • Shields: C
  • Helmets: C
  • Armor: C

Habilidades
  • Job lv 1: B/W Magic Lv. 1 (sem custo)
    Permite utilizar magias brancas e negras de nível 1
  • Job level 2: 20% Mp Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o MP máximo em 20%
  • Job level 3: B/W Magic Lv. 2 (sem custo)
    Permite utilizar magias brancas e negras de nível 2
  • Job level 4: Turn Tables (1 de SP de custo para ser equipado)
    BP aumenta em 1 ao esquivar de um ataque inimigo
  • Job level 5: MP Free in a Pinch (2 de SP de custo para ser equipado)
    Custo de MP é 0 caso o personagem esteja com 20% ou menos de HP
  • Job level 6B/W Magic Lv. 3 (sem custo)
    Permite utilizar magias brancas e negras de nível 3
  • Job level 7Adrenaline (3 de SP de custo para ser equipado)
    Personagem ganha 1 de BP toda vez que seu ataque derrotar o inimigo
  • Job level 8Save Magic MP (3 de SP de custo para ser equipado)
    Custo de magias brancas, negras, de tempo e summons são reduzidas em 25%
  • Job level 9BP Recovery (1 de SP de custo para ser equipado)
    BP aumenta em 2 toda vez que o personagem estiver com status negativo e for atingido por um golpe
  • Job level 10B/W Magic Lv. 4 (sem custo)
    Permite utilizar magias brancas e negras de nível 4
  • Job level 11Revenge (2 de SP de custo para ser equipado)
    25% de chance de ganhar 1 BP toda vez que for atingido por um ataque
  • Job level 12: Revival (2 de SP de custo para ser equipado)
    75% de chance do BP aumentar em 2 toda vez que o personagem ficar com 20% ou menos de HP
  • Job level 13An Eye for an Eye (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o acerto crítico para 900% durante 5 turnos toda vez que o HP cair para menos de 20%
  • Job level 14: In the Red (1 de SP de custo para ser equipado)
    Poder dos ataques sobe quando o BP estiver  abaixo de zero
Salve-Maker


O salve-maker é praticamente um alquimista. Esta é uma das profissões mais versáteis do jogo, podendo atacar, curar e realizar suporte a aliados quando necessário. O único problema é que o salve-maker depende de muitos ítens para realizar suas ações.
Como desbloquear: Derrote Qada

Status
  • HP: C
  • MP: D
  • STR: D
  • VIT: C
  • INT: C
  • MND: C
  • DEX: A
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: D
  • Axe: E
  • Spear: D
  • Rod: D
  • Staff: S
  • Dagger: S
  • Bow: B
  • Katana: E
  • Knuckles: B
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Compounding (sem custo)
    Combina dois ítens para usa-los em batalha
  • Job level 2: First-Aid (sem custo)
    O aliado com o menor HP é curado no final do turno
  • Job level 3: Experiment (sem custo)
    Faz um ataque com um ítem consumível
  • Job level 4: Attack Item Amp (1 de SP de custo para ser equipado)
    Ataques com ítens causam 50% a mais de dano
  • Job level 5: Inoculate (sem custo)
    Ao usar um ítem que recupera status negativo, o personagem fica imune a aquele status durante 6 turnos
  • Job level 6Auto-Potion (1 de SP de custo para ser equipado)
    O personagem usa uma poção em si mesmo caso tome dano
  • Job level 7Shorten Ailment (1 de SP de custo para ser equipado)
    Status negativos tem 50% de chance de serem curados
  • Job level 8Widen Area (1 de BP de custo para ser usado)
    Uso de item passa a afetar toda a party
  • Job level 9Healing Lore (2 de SP de custo para ser equipado)
    Qualquer cura tem o efeito dobrado
  • Job level 10Turn Toxic (sem custo)
    Ítem de cura passa a causar dano e deixa inimigo envenando
  • Job level 11Auto-Phoenix (2 de SP de custo para ser equipado)
    No final de cada turno, utiliza 1 Phoenix Down caso exista um aliado nocauteado
  • Job level 12: Collect (sem custo)
    Ganha um novo ítem baseado na localização do personagem
  • Job level 13: Ressurect (sem custo)
    Ressucita todos os aliados nocauteados com 25% de seu HP máximo
  • Job level 14: Feel No Pain (3 de SP de custo para ser equipado)
    Dano que seria causado no personagem é atrasado nos dois primeiros turnos
Performer


O performer é basicamente uma classe de suporte, aumentando os status dos aliados com suas músicas (como o bardo e a odalisca do Ragnarok). Por ser uma classe que dá suporte, o performer acaba não tendo muito dano, e pode ser inútil caso seja silenciado.
Como desbloquear: Derrote Praline

Status
  • HP: B
  • MP: D
  • STR: D
  • VIT: B
  • INT: C
  • MND: D
  • DEX: C
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: A
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: S
  • Staff: S
  • Dagger: S
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: C
  • Shields: D
  • Helmets: D
  • Armor: D

Habilidades
  • Job lv 1: Love Power (30 de MP de custo para ser usado)
    Aumenta P. Attack de aliados por 25% durante 4 turnos
  • Job level 2: Love Rush (24 de MP de custo para ser usado)
    Aumenta Speed de aliados por 25% durante 4 turnos
  • Job level 3: One More for You (24 de MP de custo para ser usado)
    Aumenta BP de um alvo em 1
  • Job level 4: Got Your Back (24 de MP de custo para ser usado)
    Aumenta P. Def de aliados por 25% durante 4 turnos
  • Job level 5Key to your Heart (24 de MP de custo para ser usado)
    Aumenta M. Def de aliados por 25% durante 4 turnos
  • Job level 6Support Amp (1 de SP de custo para ser equipado)
    Caso seus status sejam aumentados ou diminuidos, ocorre m bonus de 10% para aquele status
  • Job level 7: Little Devil (24 de MP de custo para ser usado)
    Aumenta M. Attack de aliados por 25% durante 4 turnos
  • Job level 8: Catch Me (12 de MP de custo para ser usado)
    Personagem passa a ser mais focado pelos inimigos
  • Job level 9Buff Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    P. Attack, M. Attack, P. Def e M. Def aumentam 5% a cada turno
  • Job level 10Prolong Support (1 de SP de custo para ser equipado)
    Efeitos de aumento de status duram o dobro de tempo
  • Job level 11Charm Immunity (1 de SP de custo para ser equipado)
    Personagem fica imune a charm
  • Job level 12: Save Singing MP (2 de SP de custo para ser equipado)
    Canções passam a custar a metade do MP
  • Job level 13: Zero Sum (30 de MP de custo para ser usado)
    Reduz BP de inimigos para 0 caso o BP esteja positivo
  • Job level 14: My Hero (2 de BP de custo para ser usado)
    Todos os aliados ganham mais 1 BP
Pirate


O pirate é uma das classes mais originais de Bravely Default. Seus ataques normais causam um grande dano, e muitas de suas habilidades reduzem os status dos inimigos. O único problema é que um pirate é muito vulnerável a magia, além de possuir uma baixa precisão.
Como desbloquear: Derrote Captain Barbarossa

Status
  • HP: A
  • MP: D
  • STR: S
  • VIT: A
  • INT: D
  • MND: A
  • DEX: D
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: A
  • Axe: S
  • Spear: C
  • Rod: E
  • Staff: E
  • Dagger: D
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: D
  • Shields: A
  • Helmets: D
  • Armor: D

Habilidades
  • Job lv 1: Double Damage (25% de MP de custo para ser usado)
    Realiza um ataque com o dobro de força
  • Job level 2: Provoke (sem custo)
    Fazem com que os inimigos te foquem com maior frequencia
  • Job level 3: Shell Split (9 de MP de custo para ser usado)
    Ataca e diminui a P. Def do inimigo por 25% durante 4 turnos
  • Job level 4: Scale Strip (9 de MP de custo para ser usado)
    Ataca e diminui a M. Def do inimigo por 25% durante 4 turnos
  • Job level 5Shin Smash (9 de MP de custo para ser usado)
    Ataca e diminui a Speed do inimigo por 25% durante 4 turnos
  • Job level 6Mass Attack (1 de BP de custo para ser usado)
    Ataque em conjunto com outros aliados que estejam com menos de 20% de HP
  • Job level 7: Berserk (sem custo)
    P. Attack é aumentado em 50%, mas o personagem é forçado a atacar durante 6 turnos
  • Job level 8: Adrenaline Rush (2 de SP de custo para ser equipado)
    P. Attack e P. Def aumentam 50% quando HP abaixa para menos de 20%
  • Job level 9P. Attack 20% Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    P. Attack aumenta em 20%
  • Job level 10Defang (9 de MP de custo para ser usado)
    Ataca e diminui a P. Attack do inimigo por 25% durante 4 turnos
  • Job level 11Skull Bash (9 de MP de custo para ser usado)
    Ataca e diminui a M. Attack do inimigo por 25% durante 4 turnos
  • Job level 12: Axe Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Machados vão para rank S
  • Job level 13: Torrent (2 de BP de custo para ser usado)
    Realiza até 16 ataques consecutivos do tipo agua em um inimigo, cada um com 30% de sua força
  • Job level 14: Amped Strike (50% de MP de custo para ser usado)
    Ataque com 4 vezes a força de um ataque normal
Ninja


O ninja é uma das classes mais úteis do jogo. Ele não só permite utilizar duas armas decentemente, como também possui uma série de habilidades que, se usadas da maneira correta, tornam o personagem quase inatingível.
Como desbloquear: Derrote Kikyo

Status
  • HP: C
  • MP: C
  • STR: C
  • VIT: D
  • INT: B
  • MND: D
  • DEX: A
  • AGI: S

Afinidade de equipamentos
  • Sword: C
  • Axe: E
  • Spear: D
  • Rod: E
  • Staff: D
  • Dagger: S
  • Bow: D
  • Katana: B
  • Knuckles: D
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Shippujinrai (16 de MP de custo para ser usado)
    Ataca em primeiro no turno
  • Job level 2: Transience (1 de SP de custo para ser equipado)
    Contraataca ao esquivar de um ataque direcionado
  • Job level 3: Evade 10% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta a evasão em 10%
  • Job level 4: Utsusemi (sem custo)
    Desvia do próximo ataque físico
  • Job level 5Comeback Kid (1 de SP de custo para ser equipado)
    P. Attack e M. Attack aumentam em 25% durante 3 turnos ao esquivar de um ataque
  • Job level 6Ikkikasei (1 de BP de custo para ser usado)
    Dobra o número de ataques no turno em que for usado
  • Job level 7Cleave (1 de SP de custo para ser equipado)
    Pode atacar de novo após derrotar um inimigo com um ataque normal
  • Job level 8Evade 20% Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    Esquiva aumenta em 20%
  • Job level 9Shunshin (sem custo)
    Aumenta esquiva por no máximo 6 turnos
  • Job level 10Kairai (sem custo)
    Todos os inimigos focam no aliado selecionado
  • Job level 11Dual Wield (2 de SP de custo para ser equipado)
    Poder de ataque não é reduzido ao segurar duas armas
  • Job level 12: Kakumeri (sem custo)
    Chance de ser alvo é reduzida por 5 turnos
  • Job level 13Evade 30% Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    Esquiva aumenta em 30%
  • Job level 14: Frenetic Fighting (2 de SP de custo para ser equipado)
    Limite do ataque é aumentado de 16 hits para 32 hits
Swordmaster


Apesar do nome, o swordmaster não tem uma afinidade tão grande com espadas, mas sim com katanas. A classe tem uma ótima defesa, e é focada em realizar contra-ataques com eficiência.
Como desbloquear: Derrote Kamiizumi

Status
  • HP: B
  • MP: B
  • STR: B
  • VIT: D
  • INT: D
  • MND: A
  • DEX: C
  • AGI: A

Afinidade de equipamentos
  • Sword: B
  • Axe: D
  • Spear: D
  • Rod: E
  • Staff: D
  • Dagger: B
  • Bow: E
  • Katana: S
  • Knuckles: D
  • Shields: A
  • Helmets: A
  • Armor: A

Habilidades
  • Job lv 1: Nothing Ventured (sem custo)
    contra-ataca qualquer ataque físico com o dobro de dano
  • Job level 2: Abate Earth (1 de SP de custo para ser equipado)
    Diminui o dano recebido de ataques do tipo terra em 50%
  • Job level 3: Katana Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Katanas viram rank S
  • Job level 4: Squeaky Wheel (1 de BP de custo para ser usado)
    Diminui o BP do alvo em 1. Menos chance de sucesso ao enfrentar chefes
  • Job level 5Multitask (2 de SP de custo para ser equipado)
    25% de chance de atacar de novo após um ataque normal
  • Job level 6Counter (2 de SP de custo para ser equipado)
    60% de chance de realizar um contra-ataque após receber um ataque direcionado
  • Job level 7Confuse Immunity (1 de SP de custo para ser equipado)
    Personagem fica imune a confusão
  • Job level 8Before Swine (sem custo)
    Contra-ataca qualquer ataque mágico com um ataque que causa o triplo de dano
  • Job level 9Counter Amp (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o dano de contra-ataques em 50%
  • Job level 10Know Thine Enemy (sem custo)
    Contra-ataca qualquer ataque direcionado de um inimigo com 4 vezes o poder de ataque normal
  • Job level 11Redoubled Effort (2 de SP de custo para ser equipado)
    Ataques físicos são mais fortes com mais BP`s
  • Job level 12The Worm Turns (sem custo)
    Contra-ataca qualquer ataque direcionado com 7,5 vezes mais força se o personagem estiver com 20% ou menos de HP
  • Job level 13Slow and Steady (1 de SP de custo para ser equipado)
    Velocidade aumenta por no máximo 2 turnos ao usar o comando Default
  • Job level 14: Free Lunch (sem custo)
    Custo de MP é zero por 2 turnos
Arcanist


O arcanista utiliza black magic para infligir não só dano, como também status negativos no inimigo. O problema é que algumas magias atacam tanto os inimigos quanto os aliados, então é necessário extrema cautela ao utiliza-las.
Como desbloquear: Derrote Victoria

Status
  • HP: E
  • MP: S
  • STR: E
  • VIT: E
  • INT: S
  • MND: D
  • DEX: D
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: E
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: S
  • Staff: C
  • Dagger: E
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Corpse (4 de MP de custo para ser utilizado)
    75% de chance de causar doom no adversário. O sucesso também depende do MND do adversário e o M. Attack do personagem
  • Job level 2: Black Magic Amp (1 de SP de custo para ser equipado)
    Dano de magias negras aumentam em 25%, mas custam 50% mais
  • Job level 3: Exterminate (4 de MP de custo para ser utilizado)
    Inflinge dano de magia negra em quem estiver envenenado
  • Job level 4: Absorb M. Damage (1 de SP de custo para ser equipado)
    Toda vez que o personagem sofrer dano de magia, seu HP é recuperado com 25% do dano recebido
  • Job level 5Twilight (9 de MP de custo para ser utilizado)
    Faz com que todos que estejam dormindo sejam nocauteados. O sucesso também depende do MND do adversário e o M. Attack do personagem
  • Job level 6Save BM MP (2 de SP de custo para ser equipado)
    Magias negras passam a custar 25% menos
  • Job level 7Sacrifice (25% do HP de custo para ser utilizado)
    Aumenta M. Attack por 50% durante 3 turnos
  • Job level 8: Zero (1 de SP de custo para ser equipado)
    Dano mágico é 50% maior quando o último dígito do MP do personagem for 0
  • Job level 9Convergence (1 de SP de custo para ser equipado)
    Magias que são apenas em grupo causam 50% a mais de dano, mas só poderão ser usadas em 1 único inimigo
  • Job level 10Annihilation (4 de MP de custo para ser utilizado)
    Inflige dano em todos com o BP menor que 0. Quanto menor o BP, mais dano causado
  • Job level 11Status Ailment Amp (1 de SP de custo para ser equipado)
    Chance de causar status negativos aumenta
  • Job level 12Iniquity (4 de MP de custo para ser utilizado)
    Inflige dano em todos com o BP maior que 0. Quanto maior o BP, mais dano causado
  • Job level 13Max Black Magic (3 de SP de custo para ser equipado)
    Dobra o dano em magias negras, porém, custo de MP também é dobrado
  • Job level 14: Interment (25% de MP de custo para ser utilizado)
    Inflige dano mágico em todos os inimigos
Spiritmaster


O spiritmaster é a evolução natural do white mage. Na verdade, todas as suas habilidades são de suporte, e muitas auxiliam ou aumentam a força de magias brancas.
Como desbloquear: Derrote Viktor

Status
  • HP: E
  • MP: S
  • STR: E
  • VIT: E
  • INT: C
  • MND: S
  • DEX: D
  • AGI: D

Afinidade de equipamentos
  • Sword: E
  • Axe: E
  • Spear: E
  • Rod: C
  • Staff: S
  • Dagger: E
  • Bow: E
  • Katana: E
  • Knuckles: E
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Spirit Ward (16 de MP de custo para ser utilizado)
    Alvo fica imune a dano elemental por 4 turnos
  • Job level 2: Auto-Shell (1 de SP de custo para ser equipado)
    Shell fica ativo por 10 turnos após o início da partida
  • Job level 3: M. Def 20% Up (2 de SP de custo para ser equipado)
    M. Def aumenta em 20%
  • Job level 4: Fairy's Aid (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Alvo causa 50% mais de dano com magias elementais por 5 turnos
  • Job level 5Convert BP (25% de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta BP em 2 (como você gasta 1 BP no final, então você só ganha 1 BP)
  • Job level 6Save WM MP (2 de SP de custo para ser equipado)
    Magias brancas passam a custar 25% menos
  • Job level 7Adaptation (32 de MP de custo para ser utilizado)
    Alvo absorve todo dano elemental por 4 turnos
  • Job level 8: Stillness (2 de BP de custo para ser equipado)
    Todos os aliados e inimigos não tomam dano de ataques por 2 turnos
  • Job level 9Holy One (2 de SP de custo para ser equipado)
    Magias de cura são 150% mais efetivas, mas P. Attack é reduzido em 25%
  • Job level 10Greater Spirit Ward (4 de MP de custo para ser utilizado)
    Danos elementais causam metade do dano em todos os aliados.
  • Job level 11Fairy Ward (2 de BP de custo para ser utilizado)
    Todos os aliados ficam imunes a status negativos por 5 turnos
  • Job level 12Moderation (2 de BP de custo para ser utilizado)
    Aumenta em 1 o BP de todos com BP negativo. Diminui em 1 o BP de todo mundo que estiver com BP positivo
  • Job level 13: Enigma (3 de BP de custo para ser utilizado)
    Todos os aliados ficam imunes a dano elemental por 4 turnos
  • Job level 14: Maximize HP (3 de SP de custo para ser equipado)
    Dobra o HP máximo em uma batalha
Templar


O templar é pura defesa. Apesar de causar pouco dano, o templar consegue executar bons ataques críticos com suas habilidades, tendo grande vantagem ao enfrentar demônios e outros seres da escuridão.
Como desbloquear: Derrote Braev Lee

Status
  • HP: B
  • MP: B
  • STR: A
  • VIT: B
  • INT: D
  • MND: S
  • DEX: E
  • AGI: D

Afinidade de equipamentos
  • Sword: S
  • Axe: C
  • Spear: A
  • Rod: E
  • Staff: E
  • Dagger: D
  • Bow: E
  • Katana: S
  • Knuckles: E
  • Shields: A
  • Helmets: S
  • Armor: A

Habilidades
  • Job lv 1: Heart Strike (1 de BP de custo para ser utilizado)
    Um ataque que é sempre um acerto crítico
  • Job level 2: Abate Light(1 de SP de custo para ser equipado)
    Reduz dano do elemento light pela metade
  • Job level 3: P. Def 20% Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumento de P. Def em 20%
  • Job level 4: Giant Slayer (16 de MP de custo para ser utilizado)
    Ataque físico que causa 50% a mais de dano se o adversário tiver mais HP do que o personagem
  • Job level 5Magic Critical (1 de SP de custo para ser equipado)
    Magias tem 15% de chance de terem um acerto crítico
  • Job level 6Default Guard (1 de SP de custo para ser equipado)
    Comando Default passa a reduzir o dano em 75%, ao invés de 50%
  • Job level 7Rampart (2 de BP de custo para ser utilizado)
    Todos os aliados bloqueiam o próximo ataque físico direcionado a eles
  • Job level 8: Item Critical (1 de SP de custo para ser equipado)
    Ítens tem 15% de chance de serem críticos
  • Job level 9Radiant Blast (40 de MP de custo para ser utilizado)
    Um ataque mágico com elemento light, que causa 50% a mais de dano, ignorando o comando Default
  • Job level 10Critical Amp (2 de SP de custo para ser equipado)
    Ataques críticos causam 150% a mais de dano, ao invés de 100%
  • Job level 11BP Limit Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    BP máximo em batalha passa a ser 4 ao invés de 3
  • Job level 12Desperation (sem custo)
    Sacrifica o P. Def para adiciona-lo ao P.Attack e realizar um ataque.
  • Job level 13: Armor Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Armaduras vão para o rank S
  • Job level 14: Rage (3 de BP de custo para ser utilizado)
    Ataques do elemento light que atingem os inimigos aleatoriamente. Quanto maior o BP, maior o número de ataques
Dark Knight


O dark knight é o oposto do templar. Ele causa um grande ataque físico, e tem habilidades que acertam 1 ou mais oponentes. O único problema é que o dark knight sacrifica muito HP em seus ataques, permitindo que a party seja eliminada rapidamente se o jogador for descuidado.
Como desbloquear: Derrote Alternis Dim

Status
  • HP: A
  • MP: D
  • STR: S
  • VIT: C
  • INT: D
  • MND: D
  • DEX: E
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: S
  • Axe: C
  • Spear: A
  • Rod: E
  • Staff: E
  • Dagger: D
  • Bow: E
  • Katana: S
  • Knuckles: A
  • Shields: S
  • Helmets: A
  • Armor: A

Habilidades
  • Job lv 1: Dark Bane (20% de HP de custo para ser utilizado)
    Ataque mágico do tipo dark que causa 25% a mais de dano
  • Job level 2: Abate Dark (1 de SP de custo para ser equipado)
    Reduz dano do elemento dark pela metade
  • Job level 3: Adversity (1 de SP de custo para ser equipado)
    P. Attack, P. Def, M. Attack e M. Def aumentam em 10% por 3 turnos toda vez que o personagem receber um dano equivalente  25% de seu HP
  • Job level 4: Demon Master (6 de MP de custo para ser utilizado)
    Causa charm em um inimigo demônio
  • Job level 5See You in Hell (1 de SP de custo para ser equipado)
    Ao ser nocauteado, causa um ataque do tipo dark que inflige 4 vezes mais o dano de um ataque normal
  • Job level 6Minus Strike (16 de MP de custo para ser utilizado)
    Ataque com um dano equivalente ao HP perdido no turno
  • Job level 7Helm Lore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Elmos vão para o ranking S
  • Job level 8: Black Bane (30% de HP de custo para ser utilizado)
    Ataca todos os inimigos com um ataque que causa 50% a mais de dano
  • Job level 9Gloom (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o dano de magias  do tipo dark em 25%
  • Job level 10Absorb Magic (sem custo)
    Todas as magias são absorvidas e convertidas em MP
  • Job level 11Dark Nebula (20% de HP de custo para ser utilizado)
    Ataca a todos com um ataque físico que causa 4 vezes mais que um ataque normal
  • Job level 12P. Attack 20% Up (3 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta o P. Attack em 30%
  • Job level 13: Life or Death (sem custo)
    P. Attack, P. Def, M. Attack e M. Def aumentam em 50% por 4 turnos, mas causa doom no personagem, que mata o mesmo em 4 turnos
  • Job level 14: Rage (2 de BP de custo para ser usado)
    Dark Bane é usado aleatoriamente por 5 vezes (ou até o HP do personagem zerar)
Vampire

No sentido clássico, o vampiro é um sugador de sangue. Nas adaptações do jogo, além de sugar a vida do adversário, o vampiro pode aprender habilidades de outros monstros (isto acontece quando o monstro o foca), e usa-las em batalha (assim como a Quina, de Final Fantasy IX, fazia com seus inimigos).
Como desbloquear: Derrote Lord DeRosso.

Status
  • HP: A
  • MP: B
  • STR: B
  • VIT: C
  • INT: B
  • MND: C
  • DEX: C
  • AGI: B

Afinidade de equipamentos
  • Sword: A
  • Axe: B
  • Spear: B
  • Rod: S
  • Staff: S
  • Dagger: S
  • Bow: D
  • Katana: E
  • Knuckles: C
  • Shields: A
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Genome Ability (sem custo)
    Usa a habilidade de um monstro que o personagem aprendeu
  • Job level 2: Absorb P. Damage (1 de SP de custo para ser equipado)
    Toda vez que o personagem levar dano, seu HP é recuperado com 30% do dano total
  • Job level 3: Blood Thirst (sem custo)
    Ataca um inimigo e absorve o HP igual ao dano infligido
  • Job level 4: Bloodlust (1 de SP de custo para ser equipado)
    P. Attack, M. Attack, P. Def e M. Def  por 5 turnos toda vez que o personagem derrotar um inimigo com um ataque
  • Job level 5Charm (sem custo)
    Tem chance de infligir charm no adversário
  • Job level 6Magic Thirst (sem custo)
    Drena o MP do inimigo com 10% do valor do dano causado
  • Job level 7Monster Ability Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Habilidade Genome causa 25% a mais de dano
  • Job level 8: Battle Thirst (16 de MP de custo para ser utilizado)
    Rouba 1 BP do adversário (sucesso depende do inimigo)
  • Job level 9Subvert (20 de MP de custo para ser utilizado)
    Chance de causar charm em todos os inimigos
  • Job level 10Self-Restore (1 de SP de custo para ser equipado)
    Restaura todo o HP quando a batalha acabar
  • Job level 11Absorb Stats (20 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta 1 dos status do personagem em 25% e diminui 1 dos stats do inimigo em 25%
  • Job level 12Drain Attack Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Ataques que drenam causam 50% a mais de dano
  • Job level 13: Genome Drain (1 de SP de custo para ser equipado)
    Personagem aprende a habilidade do monstro ao ser focado por ele, mesmo que fora da classe de vampiro
  • Job level 14: Rise from Dead (1 de SP de custo para ser equipado)
    50% de chance de reviver com 25% do HP caso seja nocauteado no final do turno
Conjurer


O conjurer, assim como o summoner, utiliza summons em suas habilidades. Porém, ao invés de causar dano, o conjurer inflige buffs nos aliados.
Como desbloquear: [spoiler]Derrote o Sage Yulyana[spoiler].

Status
  • HP: C
  • MP: S
  • STR: C
  • VIT: C
  • INT: S
  • MND: B
  • DEX: C
  • AGI: C

Afinidade de equipamentos
  • Sword: A
  • Axe: A
  • Spear: A
  • Rod: A
  • Staff: A
  • Dagger: A
  • Bow: A
  • Katana: A
  • Knuckles: A
  • Shields: E
  • Helmets: E
  • Armor: E

Habilidades
  • Job lv 1: Invocation Lv. 1 (90 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta P. Def para o máximo por 10 turnos
  • Job level 2: Steady MP Recover (1 de SP de custo para ser equipado)
    Restaura 30 de MP a cada turno
  • Job level 3: Invocation Lv. 2 (90 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta Speed e Evasion para o máximo por 10 turnos
  • Job level 4: Critical MP Recover (1 de SP de custo para ser equipado)
    Restaura 200 de MP caso o HP caia para menos de 20%
  • Job level 5Invocation Lv. 3 (90 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta M. Def para o máximo por 10 turnos
  • Job level 6Save SM Mp (2 de SP de custo para ser equipado)
    Magias de summoning passam a custar 25% a menos
  • Job level 7Post-Battle MP (2 de SP de custo para ser equipado)
    Recupera 25% do MP total após o término da batalha
  • Job level 8Invocation Lv. 4 (90 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta P. Attack para o máximo por 10 turnos
  • Job level 9Obliterate (4 de SP de custo para ser equipado)
    Nocauteia todos os inimigos com 20 leveis ou menos do que o do personagem no início da batalha (exceto chefes). Falha se o inimigo atacar primeiro
  • Job level 10Invocation Lv. 5 (90 de MP de custo para ser utilizado)
    Aumenta M. Attack para o máximo por 10 turnos
  • Job level 11Max Summoning (3 de SP de custo para ser equipado)
    Magias de summoning passam a custar o dobro de MP, mas infligem um dano de 50% maior
  • Job level 12MP 30% Up (3 de SP de custo para ser equipado)
    MP aumenta em 30%
  • Job level 13Invocation Lv. 6 (90 de MP de custo para ser utilizado)
    Chance de ataque crítico é aumentado em 500% por 10 turnos
  • Job level 14: Experience Up (1 de SP de custo para ser equipado)
    Aumenta a experiência ganha em 50%

Queremos saber como sua party esta atualmente, ou como ela ficará. Não deixe de comentar logo abaixo!

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