Nintendo pede desculpas pela ausência de relacionamento homossexual em Tomodachi Life
Por Fabricio Luz
A Nintendo publicou um pedido de desculpas em seu site oficial devido a ausência de relacionamento homossexual no game Tomodachi Life. O caso foi polêmica durante os últimos dias devido a jogadores contestarem que não podem relacionar seus personagens Mii com outros do mesmo sexo.
Na página, a empresa diz que “se desculpa por desapontar tantos fãs ao não incluir a opção de casamento entre personagens do mesmo sexo no jogo e seria impossível corrigir o design do jogo, de forma significativa, através de futura atualização”. No mesmo texto, inclusive, a Big N reitera a dedicação que possuem com público e em proporcionar diversão para todos.
Toda a história começou através de uma petição de um jogador chamado Tye Marini, de 23 anos, morador dos EUA. Marini se sentiu desapontado ao perceber a impossibilidade de se representar no game Tomodachi Life, já que seu noivo na vida real jamais poderia ter um relacionamento virtual com ele. Com isso, o rapaz criou o movimento Miiquality (que visa a igualdade no game) e entrou em contato com a empresa de Iwata em busca de uma explicação, mas a resposta não foi nada agradável.
Na carta, a Big N deixa claro que “nunca pretenderam fazer qualquer comentário social com o lançamento de Tomodachi Life. As opções de relacionamentos representam um mundo divertido e diferente, ao invés de simulação da vida real.” Essas palavras geraram revolta entre o público e grupos LGBT de todas partes do mundo.
O grupo LGBT de advogados GLAAD disse, em nota para o GamesBeat, que a atitude da Nintendo foi “não só mandar uma mensagem ao excluir um grupo de um game social, mas também demonstra o quão ultrapassada a empresa está”.
Tomodachi Life é um jogo de 3DS que permite aos jogadores usarem suas versões Mii de forma interativa com outros, inclusive para se casar - apenas entre personagens de sexo oposto, que fique claro. O lançamento da versão ocidental acontecerá no dia 6 de junho.