Retrospectiva Janeiro de 2010
Por Shinka

Mês de Férias muita gente (como eu) viaja e acaba não conseguindo acompanhar o que tem acontecido de legal no mundo dos games.
Outros simplesmente não tem tempo ou saco para acompanhar constantemente vários blogs ficar garimpando as notícias que valem a pena.
Buscando acabar com esses dois problemas surge a série de artigos Retrospectiva do Mês!
A partir de agora todo mês a DS Party irá fazer um post com um Resumão com vários links de tudo de mais interessante aconteceu no último mês!
Esse primeiro está um pouco tardio, pois viajei boa parte de janeiro e voltei faz pouco tempo, então não tive tempo para fazer isso antes, mas prometo que entre os 3 primeiros dias de cada mês eu farei o post retrospectiva do mês anterior!
Agora chega de blá-blá-blá e vamos a Retrospectiva!
Notícias
Tivemos algumas notícias que deram uma boa agitada nos fãs:
- Iwata falou que quer que o sucessor do DS tenha sensor de movimento. A Nintendo tentou desmentir, mas se fosse um simples engano acho que ela não teria se preocupado tanto. Jogos com jogabilidade como o Kirby Tilt 'n' Tumble e esse aqui podem se tornar frequentes na próxima geração dos portáteis!
- Foi anunciado que a próxima geração de Pokémon terá sua estréia ainda esse ano e no DS! Será a primeira vez que duas gerações de jogos de pokémon aparecem no mesmo portátil? Creio que seja apenas um Spin Off. A sombra de um Pokémon da próxima geração foi divulgada e hoje foram revelados dados sobre ele e sua pré evolução.
Outras notícias menos grandiosas vieram a tona, mas mesmo assim deixaram muita gente feliz(e outras nem tanto):
- O Wii esgotou novamente! Depois das vendas de dezembro, que já costumam ser altas, elevadas a estratosfera pelo New Super Mario Bros Wii os consoles acabaram e apenas 28% das lojas Norte Americanas tinham o console. É incrível como esse monstro consegue continuar vendendo tão bem mesmo em seu quarto ano.
- Hacker do Iphone destravou o PS3
- Anúncio da coletânea Megaman Zero Collection
Algumas outras notícias que merecem destaque:
- Nintendo usará embalagens pretas para indicar os jogos recomendados para maiores de 15 anos.
- Escola americana que utilizará apenas games no ensino é inaugurada.
Artigos/Matérias
Vários artigos ou matérias muito interessantes foram publicados em diversos lugares da Web:
- O Osmar como sempre arrasou na criatividade e conhecimento e fez ótimas matérias sobre A presença do Brasil nos Games, duplas famosas e de como foram suas férias.
- Estatísticas interessantes sobre os Video Games foram divulgadas
- No ótimo site Nintendo Blast foi inaugurada uma ótima coluna que fala da História dos Video Games. Na primeira série de artigos foi falado sobre como eles surgiram, o nascimento da indústria gamer, o primeiro console doméstico e o famoso jogo Pong!
- Outras matérias ótimas da Nintendo Blast foram sobre os Momentos Decisivos da História da Nintendo na década passada. Na primeira parte são destacados pontos como a troca de presidência da Nintendo e o retorno do apoio da Square e na segunda parte são citados fatos como o lançamento do DS e Wii e a criação do Virtual Console.
- No Reino do Cogumelo houveram uns posts muito loucos e divertidos também como os significados dos nomes do mundo Special de Super Mario World, do Snes e os 4 tipos de jogadores de Mario, baseado nas confusões vividas no Multiplayer de New Super Mario Bross Wii.
Acontecimentos Curiosos
Existem várias notícias que são publicadas mas que não tem influência muito prática na nossa jogatina, mas que são engraçados ou legais de se ver. Abaixo você confere as que mais se destacaram em janeiro:
- A Veja publicou uma matéria sobre a utilização dos Games em atividades na Fisioterapia, falando de como os games divertem, distraem e motivam os pacientes, produzindo resultados ótimos nessa etapa difícil na recuperação de pacientes. O que mais me agrada dessa matéria é que cada vez mais a mídia está vendo e divulgando como os games podem ser benéficos também.
- Britânica entrou para o Guiness Book por ter mais de 12 mil itens relacionados a Pokémon! Vou mostrar isso quando falarem que eu sou viciado em algo! ;)

- Jogo ajudou a encontrar Bandido.
- Adolescente emagreceu 68 quilos tratando a dieta como um game. A diversão e desafio dos jogos podem se tornar uma motivação que aumenta e ajuda a nossa resistência e força de vontade.
- Video sobre a saga de um gamer tentando terminar Megaman 1. Muito familiar e emocionante!
Eventos
Aproveitando as férias vários eventos aconteceram! Confira:
- Promovido pela Latamel aconteceu o Campeonato de New Super Mario Bros Wii, que reuniu cerca de 200 competidores e distribuiu vários brindes.
- Nesse mês também aconteceu também o Campus Party, maior e mais importante evento Nerd do Brasil. Contando com mais de 100 mil visitantes o evento possui muita coisa ligada a tecnologia e também contou com vários campeonatos e atividades ligadas a games.
- No Animax Brasileiro foi exibido o Video Games Awards, o Oscar dos Games. Tá certo que com um atraso grande (a premiação ocorreu em dezembro) mas mesmo assim isso representa um grande avanço pra indústria Gamer brasileira.
- Em Fortaleza ocorreu o Sana Fest, maior evento da região e que contou com uma área de Games enorme, com 50 PCs e 40 Video Games.
- Por último mas não menos importante não podemos esquecer do Anime Dreams, evento que contou com a participação direta da DS Party, que promoveu diversos campeonatos e também teve a participação dos jogadores de PSP, que apesar da richa dos dois portáteis tiveram uma relação muito boa!
E assim termina o nossa primeira Retrospectiva de um mês da DS Party.
Espero que tenha gostado e caso tenham achado algo que poderia ser melhor ou que ficou faltando por favor comente! Sua opinião vale muito para que melhoremos o nosso trabalho!