Nintendo - 30/12/2014

Uma retrospectiva da Nintendo em 2014


O ano passou e tivemos muitos acontecimentos relacionados à Nintendo que chamaram bastante atenção, tanto dos fãs, quanto da mídia. Como não poderíamos deixar de fazer com que você sinta aquela sensação de "mais um ano se passou", estamos relembrando a trajetória em pontos da Nintendo em 2014. Veja só alguns dos mais importantes fatos que separamos para você:

Um relatório fiscal que assustou muita gente

No começo do ano, a Nintendo apresentou seu relatório fiscal do fim do ano de 2013, mostrando as baixas vendas do Wii U, o que levou muita gente a acreditar que o console seria uma total perda de investimento. Este assunto se repercutiu de maneira muito forte nas redes sociais, e muitos criadores de conteúdo chegaram a comentar, de forma desinformada, sobre o aparelho ser descontinuado ou sobre a falência da Nintendo. Nós chegamos a explicar melhor sobre a crise, e apontamos algumas coisas que a empresa deveria aprimorar ao longo do ano para melhorar as vendas do console.

O fenômeno do Twitch Plays Pokémon

Pode não ser diretamente relacionado a Nintendo, mas não podemos deixar de mencionar o fenômeno que se deu quando o stream de nome "Twich Plays Pokémon" iniciou uma jornada em Pokémon Red / Blue, permitindo que os espectadores controlassem o jogo através de comando pelo chat.
O sucesso foi tanto que, logo em seguida, surgiram diversos streams parecidos onde os usuários poderiam jogar títulos como Tetris e outros games relacionados. Houveram até mesmo streams curiosos, onde um peixe em um aquário decidia as ações do jogo, tal qual como um pudim de leite.

Melhorando o suporte para desenvolvedores indies

Desenvolver para os consoles da Nintendo, até então, parecia difícil, e dependia do uso de uma framework em C ou de uma framework em HTML5. Para ajudar a criação de jogos indies para o Wii U, a Nintendo fez uma parceria com o Unity, lançando uma IDE específica para o console, permitindo que os desenvolvedores pudessem utilizar a engine com maior facilidade. O resultado disto foi uma série de indie games lançados durante o ano de 2014 para o console.

O sucesso absoluto do 3DS no Japão e uma diversidade de títulos baseados em animes

Antes do Nintendo 3DS, o PSP dominava o mercado no Japão com títulos de jogos de anime. Porém, o 3DS foi, disparado, o console mais vendido no oriente, o que chamou a atenção especialmente da Bandai Namco, que lançou diversos títulos baseados em franquias de animes e mangas, entre One Piece, Dragon Ball, Haikyuu!!, The Prince of Tennis, Initial D, Kuroko no Basket e muitos outros.

O último jogo de One Piece anunciado, chamado One Piece: Super Grand Battle! X ainda terá um suporte exclusivo aos Amiibos, que permtirá que a tripulação dos chapéus de palha utilizem roupas baseadas nos personagens da Nintendo, algo nunca feito antes. Não só isto, como muitos dos jogos de One Piece foram localizados no ocidente, e Unlimited World Red chegou em muitíssimo pouco tempo após o lançamento no Japão.

Hoenn Confirmed!

Foi em um dos Nintendo Direct de 2014 que a Nintendo finalmente anunciou o tão esperado remake de Pokémon Ruby / Sapphire. O jogo demorou para ser lançado, sendo um dos últimos grandes títulos a chegar para o 3DS em 2014.

Além dos novos gráficos e da mesma jogabilidade de X / Y, Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire trouxeram de volta a região de Hoenn com poucas alterações e mais coisas a se fazer, como o Delta Episode e batalhas em Secret Bases.

Mario Kart 8 e seus DLCs

Mario Kart 8 veio em um momento que o Wii U precisava de uma grande força. O jogo não só se mostrou como um dos mais bonitos do console (apresentando o potencial gráfico do Wii U), como também, pela primeira vez na franquia, trouxe carros, pistas e personagens como DLC. Mas mais do que simples DLCs, estes conteúdos extras quebraram paradigmas ao adicionar carros da Mercedes Benz ou personagens de outras franquias da Nintendo, como The Legend of Zelda e Animal Crossing.

A chegada dos Amiibos

Se tem algo que a Nintendo faz de melhor é a caracterização de seus personagens, queridos por todos os públicos, e vendê-los em forma de miniaturas de plástico interativas com os seus jogos foi uma das estratégias mais rentáveis que a empresa teve este ano. Os chamados Amiibos, anunciados na E3, garantiram um grande faturamento de final de ano para a Nintendo, e finalmente compensaram o leitor NFC do GamePad do Wii U.

Apesar de serem incrivelmente baratas (cada Amiibo custa em torno de U$ 13), algumas miniaturas tiveram sua qualidade reduzida durante seu processo de produção, e alguns personagens, como Marth e Wii Fit Trainer, não tiveram o retorno esperado.

Demos exclusivas, temas e games "free-to-play"

Até então, o consumidor da Nintendo estava acostumado a baixar novas demos diretamente no eShop. Como os jogadores brasileiros não tiverem a oportunidade de testar o Super Smash Bros. para 3DS antes de seu lançamento, todos estavam no aguardo da chegada de sua demo. E foi neste momento que a Nintendo quebrou paradigmas ao lançar códigos para download da demo apenas para quem fosse membro platina do Club Nintendo, gerando um enorme caos nas redes sociais de pessoas que pediam ou ostentavam seus códigos. A mesma coisa aconteceu, mas com um "buzz" muito menor, quando a demo de Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire foi lançada apenas para os registrados na newsletter de Pokémon.

Além de um empenho maior na distribuição de demos, a Nintendo começou a distribuir jogos "free-to-play", com algumas limitações liberadas a partir de micro-transações. Steel Diver foi o primeiro destes jogos, lançado em fevereiro, seguido de Rusty's Real Deal Baseball.

Outra novidade foi a possibilidade de inserção de temas na home do 3DS. Alguns temas foram lançados gratuitamente, mas outros foram disponibilizados para compra por valores muito pequenos.

Nintendo Direct, Treehouse, Minute e muitos outros tipos de interações digitais

Sem sombra de dúvidas, a Nintendo evoluiu muito em seu marketing digital durante o ano de 2014. Os Nintendo Direct criaram muita (mas muita) expectativa nos consumidores, e não houve nenhuma apresentação que não tivesse valido a pena de ser assistida. Além disto, a Big-N acertou em cheio nas transmissões do Nintendo Treehouse, que mostraram gameplays de vários dos futuros lançamentos da empresa, além do Nintendo Minute, que fidelizou os consumidores em vídeos semanais sobre assuntos variados.

Durante a E3, enquanto a concorrência lutava para mostrar seus anúncios por 2 ou 3 horas, a Nintendo teve total liberdade de mostrar tudo o que ela traria no futuro durante os demais dias da feira através de transmissões pela internet e um ótimo uso de suas redes sociais.

Novo Zelda, novo Star Fox e novas IPs

O Wii U pode até ter pouco suporte de third-parties, mas não tem como negar que o console terá os melhores jogos da Nintendo, ainda mais depois do anúncio de um novo Star Fox e um novo The Legend of Zelda.

O novo Star Fox deverá utilizar todos os recursos do GamePad, dando ao jogador a sensação de estar em um cockpit de sua nave. Já o novo The Legend of Zelda, além de possuir gráficos impressionantes, terá um mundo totalmente aberto, onde o jogador escolherá por onde seguir, e suas ações influenciarão sua trajetória de alguma forma.

Novas IP's também foram anunciadas na E3. Além dos mini-games feitos por Miyamoto baseados nos sensores do GamePad, a Nintendo também anunciou um shooter diferente, chamado Splatoon, com gráficos repletos de celshading e uma trilha sonora animadora.

Um novo 3DS vêm aí

O maior anúncio da Nintendo veio em um Nintendo Direct. Parecia brincadeira quando a Nintendo anunciou o New 3DS, uma versão superior ao 3DS convencional, com melhor hardware e um redesign da interface, que inclui um segundo analógico. O aparelho anda vendendo muito bem no Japão, e de acordo com vários vídeos feito por fãs, possui uma performance surpreendentemente melhor do que o seu antecessor. O melhor é que a Nintendo forçará alguns fãs a adquirirem o aparelho, caso queiram jogar títulos novos como Xenoblade Chronicles X

Brindes do Mario no McLanche Feliz

Depois de promoções baseadas em Pokémon, eis que o Mc Donald's brasileiro resolve distribuir brindes da turma de Super Mario no McLanche Feliz. O sucesso foi tanto que muitas lojas esgotaram seus brindes no primeiro dia, e teve muita gente (fã da Nintendo ou não) que foi ao restaurante apenas para comprar os brinquedos, saindo com as 9 peças da coleção em uma tacada só.

Este ano foi o ano de Super Smash Bros.

Sakurai não perdoou. O novo Super Smash Bros. criou muita, mas MUITA expectativa nos fãs da Nintendo. Além de posts diários no Miiverse, os jogadores vibravam a cada anúncio de um novo personagem - e convenhamos, foram muitos. A expectativa estava tão alta que a Nintendo fez questão de deixar todos os anúncios voltados a Super Smash no final de cada Nintendo Direct exibido neste ano.

O jogo não decepcionou, muito pelo contrário. Super Smash Bros. para 3DS veio para acalmar os ânimos de quem estava desesperado, e surpreendeu a todos positivamente. O jogo recebeu inúmeras notas altas nas análises de mídias especializadas, e levantou a moral de muita gente que não costumava jogar games de luta no portátil.

No último Nintendo Direct antes do lançamento da versão para o Wii U, foram mostrados inúmeros fatos que comprovavam, basicamente, o motivo do jogo ser a versão definitiva da franquia. Entre trilhas sonoras, ferramentas de edição de mapa e a DLC de MewTwo, os fãs ficaram em euforia pelo game. E ele superou todas as expectativas, recebendo não só diversos prêmios, como também as maiores notas no Metacritic. O game fez o que prometeu, e está alavancando as vendas do Wii U nas Américas.

Muitos outros lançamentos de peso

A Nintendo teve a responsabilidade de lançar muitos títulos de peso em 2014, tanto para o 3DS, quanto (principalmente) para o Wii U. Além de Mario Kart 8, Super Smash Bros. e Pokémon OR/AS, os fãs da Nintendo puderam experimentar títulos de peso, como Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Tomodachi Life, Mario Golf: World Tour, Disney Magical World, Bravely Default, NES Remix, Captain Toad: Treasure Tracker, Persona Q, Fantasy Life, Hyrule Warriors, Bayonetta 2, Pokémon Art Academy e muito mais.

O decepcionante Sonic Boom

A campanha de marketing de Sonic Boom foi grande, desde antes de seu anúncio oficial. Os fãs começaram a estranhar o jogo quando a Sega mostrou, pela primeira vez, a caracterização dos personagens, muito diferente do convencional.
Depois de vários meses de expectativa, as primeiras análises começaram a sair criticando o jogo em diversos sentidos. Seu gameplay ficou estranho, os personagens possuem diálogos bizarros e o jogo foi lançado com muitos (mas muitos) glitches. O desapontamento dos fãs foi tanto que, desde o lançamento do jogo, toda publicação da fan-page de Sonic baseada no novo game possui diversas críticas dos usuários.

Nintendo leva vários dos prêmios do The Game Awards 2014

A primeira edição do The Game Awards aconteceu em dezembro, e a Nintendo faturou muitos dos prêmios em que estava concorrendo, inclusive o de desenvolvedora do ano. Mario Kart 8 saiu com o prêmio de melhor jogo de esporte e melhor jogo para a família, enquanto Super Smash Bros. para Wii U levou o prêmio de melhor jogo de luta.
A apresentação ainda contou com a presença de Reggie Fils-Aime, além de um surpreendente vídeo mostrando o gameplay de The Legend of Zelda para Wii U.

Qual acontecimento envolvendo a Nintendo este ano foi mais marcante para você? Não deixe de comentar!

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