Nintendo - 13/10/2012

[Eventos] Brasil Game Show 2012: As conferências


Nesta quinta, 11 de outubro, aconteceu em São Paulo o primeiro dia do Brasil Game Show 2012 - o maior evento de jogos eletrônicos da América Latina.
Este primeiro dia foi reservado para imprensa, profissionais, autoridades e convidados do mundo dos games, além do público que adquiriu o passaporte para todos os dias. Ao longo deste dia, ocorreram diversas conferências, organizadas pelas maiores empresas do ramo, que realizaram apresentações para mostrar suas relações atuais com o Brasil, e anunciar seus produtos e serviços que serão comercializados no país.

A N-Party esteve presente na maioria destas conferências - as quais consideramos possuir um conteúdo relevante para nosso público. Confira abaixo, em detalhes, tudo o que rolou nestas conferências.

Eletronic Arts


A conferência da EA estava marcada para as 10am, mas devido a um problema de organização no credenciamento para imprensa, a conferência atrasou 1 hora para começar, prorrogando todas as demais por este mesmo período.
Após a exibição de um vídeo de apresentação (o qual continha os maiores títulos da empresa), subiu ao palco o gerente de marketing da EA (muito parecido com o Lázaro Ramos), falando um pouco de seus produtos.



Foram passados alguns lançamentos da empresa para este ano, como os novos jogos de Need for Speed e Sim City, disponíveis para serem jogados na estande da Warner, no evento.

O maior foco da apresentação se deu para a plataforma de distribuição digital da empresa, a Origin. Seus números acessos foram exibidos, mostrando um grande crescimento em sua base de usuários, além de exibirem uma perspectiva para 2020:
  • 2000: 200 milhões de usuários
  • 2012: 1,5 bilhão
  • 2020: > 2 bilhões
De acordo com a empresa, os planos para a Origin se concentram em disponibilizá-la para os mais variados dispositivos. Segundo a imagem mostrada na apresentação, o Wii U estaria incluso nisto, mas apenas as plataformas mobile foram especificadas posteriormente.


Durante a apresentação, a EA se mostrou muito interessada em participar mais ativamente com seus negócios no Brasil - segundo a empresa, o Brasil é o segundo maior mercado para free2play (o serviço gratuito de distribuição de jogos da mesma).
Porém, não conseguimos avaliar o empenho da EA neste processo. Em nenhum momento, foi comentado se os jogos apresentados receberiam uma localização nacional, com traduções em seu conteúdo e caixas ou encartes. Além disto, nenhum dos apresentadores era brasileiro, e isto nos convence de que não existem empregados nacionais da empresa encarregados da área de marketing no país.

Activision


A conferência da Activision focou na apresentação de dois  títulos: Call of Duty: Black Ops II e Skylanders Giants.
A apresentação deu início com  a entrada de Max Moraes, gerente de vendas e marketing da América Latina, chamando Ryan Scott, gerente de produtos de Call of Duty, para subir ao palco e falar sobre seu jogo. Segundo ele, o título pode ser classificado como 3 jogos em 1: modos campanha, multiplayer e zumbis.


O modo campanha terá uma narrativa profunda, e haverão muitas armas de alta teconologia. No modo multiplayer, haverão amplas tecnologias a serem utilizadas, além de uma maior customização para os jogadores. Este modo também terá um sistema chamado "treinamento de combate", o qual os jogadores mais iniciantes poderão participar de jogatinas com outros jogadores do mesmo nível, limitando alguns de seus recursos, afim de que o jogador se assemelhe ao gameplay do jogo. Ainda neste modo, haverá a inclusão do chamado e-sports, onde o jogador pode fazer o streamming de sua jogatina, e poder narra-la para  os expectadores ativos.

Por fim, o modo zumbi trará uma diversão em co-op, muito semelhante a Left 4 Dead. Este modo inclui novos caminhos a se jogar no game, dentro de um mundo expansivo. O jogador pode jogar em parceiria com outros 3 jogadores, que devem sobreviver a um apocalipse zumbi. Ainda existe a possibilidade deste modo ser jogado em disputa, onde um time de 4 jogadores controla um grupo de humanos, enquanto outro grupo de 4 jogadores controlam zumbis especiais.


Call of Duty: Black Ops II  recebeu 24 nominações a prêmios durante a E3 2012, e foi premiado como o jogo da Gamescom deste ano.
No Brasil, serão comercializadas suas edições de colecionador (a Hardened Edition e Pro Edition),  e ainda haverão áudios e legendas totalmente em português para as versões de PS3 e Xbox 360 (não foi especificado quanto a versão para o Wii U).

A conferência logo mudou seu foco para o Skylanders. Segundo a apresentação, o jogo se tornou o líder de vendas de colecionáveis, passando a frente de títulos como Star Wars, e é considerado o melhor jogo infantil de 2011.


Logo em seguida, a empresa passou a falar do novo título da série, o Skylanders Giants. Não entraremos nos detalhes das novidades do jogo, pois as mesmas podem ser conferidas em nosso preview. Porém, foi revelado a data de lançamento do jogo no país, marcada para dia 22 de novembro deste ano. Para tal, foi informado que todas as embalagens do jogo e dos demais produtos estarão em português.

Conferência da Brasil Game Show


Marcelo Tavares, idealizador do evento, subiu ao palco para falar alguns números da feira, até então. A expectativa é que hajam por volta de 80 mil visitantes na feira este ano, com 150 expositores e 800 jornalistas.


Segundo Marcelo, a Nintendo foi a negociação mais difícil já feita (motivo pela confirmação tardia da mesma), e que a informação de que o Wii U estaria no evento foi revelada ao público no mesmo momento em que foi revelado a organização. É a primeira vez em que as 3 grandes empresas estão presentes em um único evento nacional, e é considerado um grande feito até mesmo entre as maiores feiras de games do mundo.

Foram revelados detalhes sobre a edição de 2013. O evento acontecerá novamente em São Paulo, no mesmo lugar deste ano (no Expo Center Norte), entre os dias 24 e 28 de outubro. A expectativa é que seus números aumentem, havendo por volta de 200 expositores, e mais de 100 mil visitantes.
Para o Rio de Janeiro não ficar prejudicado com a decisão, Marcelo informou sobre um novo projeto para a cidade, que acontecerá no 1º semestre do ano que vem. Este novo evento possui outro nome, e terá um total foco em entretenimento.

Namco Bandai Games


A apresentação da Namco teve a participação especial do produtor da série Tekken, Katsuhiro Harada, visitando o Brasil pela primeira vez.
Fazem 15 anos desde a criação de seu personagem brasileiro, Eddy Gordo, o capoerista da Tekken. Segundo Harada, isto significa que, a 15 anos atrás, mesmo sem internet, ele já tinha olhos no Brasil. Ele ainda diz que, depois de todo este tempo trabalhando com desenvolvimento de games, é uma honra estar presente no país pela primeira vez.


Entre as 3 bonecas da mesa, a Christie Monteiro, capoerista brasileira no Tekken, é a que mais vende, e faz um grande sucesso lá fora. Segundo Harada, devido a personagem ter pouca roupa, a classificação etária do game aumenta em alguns países.


Harada ainda diz que Tekken é um jogo que, a cada lançamento, terá sempre novos personagens, estágios, e sempre uma área online melhorada. Segundo ele, o Wii U contará com diversos conteúdos exclusivos: baseado no personagem Mario, haverão cogumelos que fazem com que os personagens possam crescer ou diminuir, além de que cada um deles pode usar um cosplay do bigodudo, dentro do jogo.

Harada, por fim, abriu para uma seção de perguntas. Ao ser questionado para revelar qualquer informação a respeito de Tekken x Street Fighter, o japonês apenas responde: "Eu gosto de garotas peitudas". O mesmo aconteceu quando solicitado sobre a localização de Project X Zone no ocidente, onde o japonês variou sua resposta para "Eu também gosto de bundas e peitos".



O Brasil Game Show continua até dia 14 de outubro. Não deixe de acessar a N-Party entre estes dias para conferir os detalhes da feira.
Para visualizar todas as fotos do evento, acesse o álbum de fotos em nossa fan page.

Leia Também

Nintendo - 13/10/2015

Marcelo Tavares diz que a Nintendo faz falta na Brasil Game Show

Durante a coletiva de imprensa no último dia 12, Marcelo Tavares confessa que sente falta da Nintendo na BGS após perguntarmos se a falta da empresa no evento era prejudicial aos visitantes. Segundo ele, houveram...

Leia Mais...

Nintendo - 09/10/2014

BGS para iniciantes, volume 1: finalmente não precisei pegar filas para experimentar os jogos

Entre os dias 8 e 12 de outubro, acontece em São Paulo a Brasil Game Show, a maior feira de videogames da América Latina. Como este é o meu primeiro ano cobrindo o evento, descreverei pra você, na visão de um novato, ...

Leia Mais...