[Retrô] [N64] The Legend of Zelda - Majora's Mask
Por Angelo Mota
Então o herói encerrou sua aventura através do tempo... e uma jornada pessoal o esperava. Precisava ir atrás de sua amiga que havia partido.
Dawn of the First Day
Durante sua busca, em uma sombria floresta, foi atacado por duas fadas brincalhonas. Epona, assustada, derrubou o herói, que caiu inconsciente. Enquanto isso, Skull Kid vasculhava seus pertences e se encantou com a Ocarina. O herói recuperou a consciência, mas Skull Kid foi mais ligeiro, subiu em Epona e cavalgou rumo ao infinito. O herói tentou alcançá-lo, mas sem saber para onde estava indo, acabou caindo em um buraco, que o transportou para um mundo estranho e desconhecido.
![]() |
Devolve...o cavalo é meu. |
Os dois conseguem chegar à entrada de uma estranha cidade, onde um sinistro vendedor de máscaras lhe ofereceu uma troca de favores. O herói deveria recuperar sua máscara roubada, e o vendedor lhe daria a cura para sua estranha forma...
![]() |
Corre, Link. Corre rápido e não olha pra trás. |
...haven’t you?¿
Essa é a apenas a introdução do que se tornaria um dos jogos mais obscuros e sinistros, não só da série The Legend of Zelda, mas de toda a história da Nintendo. Majora's Mask.
Entre uma corridinha e outra, uma conversa aqui e outra ali, até que sua aventura realmente tenha início nos portais do relógio de Clock Town, Majora’s Mask tem uma das maiores aberturas de toda a série, e é tudo tão orgânico e diferente, que em momento algum isso é entediante e cansativo. Mas é cidade adentro que as coisas começam a ficar realmente complicadas, a primeira coisa que acontece quando você entra é a temida tela “Dawn of the First Day – 72 Hours Remain”, e a partir daí você tem apenas 3 dias para descobrir o que fazer (cada dia no jogo se passa em um minuto no nosso mundo) antes que uma estranha lua mal encarada destrua tudo.
![]() |
Essa tela assusta... |
No começo você não pode sair da cidade, porque não possui uma espada e um escudo. É claro que não possui, você é um Deku, e Dekus não lutam com espadas e escudos.
Nos primeiro 3 dias, você tem que: descobrir que existe uma fairy fountain na cidade, ir até lá e receber o chamado das fadas, informando que uma delas desapareceu, encontrar a fada e ganhar sua barra de magia pra poder estourar um balão que uma criança está tentando há horas, ela ficará feliz e te convidará a fazer parte de seu grupo, sua única tarefa é capturar todas as 5 crianças antes do fim daquele dia, após capturá-las você receberá um código que libera uma passagem bloqueada por outra criança, entrando lá você chega a um laboratório, onde um cientista observa a lua, você acessa o telescópio e vê algo cair dos olhos da lua, é a Moon’s Tear, que você leva de volta à cidade para um Deku Merchant que lhe entrega seu lugar em troca da Moon’s Tear, em poder do lançador Deku você poderá acessar a torre do relógio às 00h00 do último dia, e finalmente enfrentar seu inimigo Skull Kid.
![]() |
Tudo isso pra conseguir entrar em um relógio. |
Não, sua aventura está apenas começando. Você ainda não é forte o suficiente para derrotar Skull Kid, pois ele está usando a Majora’s Mask e é extremamente poderoso, a única coisa que você é capaz de fazer é recuperar sua Ocarina e, lembrando que a Princesa Zelda lhe ensinou a Song of Time, você toca a música e magicamente retorna ao início do primeiro dia, resetando o tempo.
![]() |
Não é exatamente uma Ocarina neste formato, mas vai ter que servir. ► A ▼ ► A ▼ |
O vendedor de máscaras, ao ver que você recuperou sua Ocarina, toca a Song of Healing, que faz com que você volte ao normal, sua maldição então se transforma em uma máscara, a primeira de muitas que lhe acompanharão em sua aventura durante o jogo. Mas algo não está certo, onde está a Majora’s Mask?¿ Você recuperou a Ocarina e não recuperou a máscara do vendedor. Isso não é bom. Oscilando entre desespero, raiva e um sorriso estranho e forçado, o vendedor ordena/implora que você vá atrás de sua máscara, antes que ela cause mais danos ao mundo.
![]() |
Sente só essa vibe sinistra. |
Mas já não tinha começado antes?¿
Não...considere aqueles primeiros 3 dias como um prólogo. Agora Majora’s Mask está realmente começando.
The four who are there...
O mundo de Termina (lugar onde se passa o jogo) é muito simétrico, e se divide em 4 regiões que estão ao norte, sul, leste e oeste de Clock Town. Sua primeira jornada é em Southern Swamp, o mundo dos Dekus, e sua primeira máscara, a Deku Mask, irá lhe garantir acesso ao local, até que você finalmente atinja o templo em Woodfall.
Todas as áreas do jogo são dividias em pré-dungeon, dungeon e pós-dungeon, mas não pense que você conseguirá fazer tudo nos 3 dias. No mínimo você vai precisar de 3 dias pra encontrar a dungeon, voltar no tempo, mais 3 dias pra fazer a dungeon, voltar no tempo e outros 3 dias para o pós-dungeon. E aqui eles realmente pensaram nisso, porque após derrotados, os chefes das dungeons podem ser desafiados novamente a qualquer momento, sem que você precise refazer a dungeon, liberando assim os eventos do pós-dungeon logo no começo do primeiro dia.
![]() |
A beleza de Southern Swamp... |
![]() |
...e a frieza de Woodfall Temple. |
Seguindo daí, a próxima área é a Goron Village, e o templo de Snowhead. O mundo dos gorons (que são criaturas que vivem no fogo e comem pedra) está congelado, e isso está matando os habitantes, você precisa salvá-los desse destino cruel antes que toda a população morra congelada. Sair rolando como Link-Goron sem controle pelos cenários do jogo é “fucking awesome”, mas cuidado com a água, Gorons não sabem nadar.
![]() |
Winter is coming... |
![]() |
...quer dizer...na verdade ele já chegou. |
A terceira área é Great Bay, um imenso oceano vazio, pois os Zoras estão sofrendo de uma profunda depressão uma vez que sua líder, Lulu, perdeu seus ovos e sua voz. Agora todos estão sofrendo no Zora Hall. O oceano é uma das melhores partes de todo o jogo, porque finalmente fizeram um Link (transformado em Link-Zora) que sabe nadar de verdade, com velocidade e facilidade. O Great Bay Temple, coberto por água, assusta um pouco (culpa do Water Temple de Ocarina of Time que traumatizou toda uma geração), mas aqui tudo é mais orgânico e, com a máscara de Zora, nadar é algo extremamente prazeroso, tanto que o chefe dessa dungeon é derrotado dentro d’água.
![]() |
Algo muito errado aconteceu aqui. |
![]() |
Aqui você não precisa ter medo da água. Ela é sua maior aliada. |
E por último, mas não menos importante...na verdade, é o mais importante, está Ikana Valley e o Stone Tower Temple. Ikana Valley representa o auge da escuridão do jogo. Lá todos estão mortos, ou quase isso. E no Stone Tower Temple não existem mais máscaras para te ajudar, aqui você precisa ser você mesmo e enfrentar a realidade como ela é... mesmo que um tanto distorcida. O templo é um dos mais geniais de toda a série, tendo que ser virado de cabeça pra baixo diversas vezes até que você consiga desvendá-lo por completo.
![]() |
Ikana nada mais é do que um imenso cemitério. |
![]() |
"O" Templo. Um dos melhores de todos os tempos. |
4 dungeons e pronto, você pode enfrentar o chefão final, que é ninguém mais, ninguém menos que a própria Majora’s Mask.
Não acabou. Majora’s Mask nunca acaba.
O jogo é tão incrível que ele consegue ser, ao mesmo tempo, o maior e o menor jogo da série. Se você se concentrar apenas nas Dungeons, ele é o menor jogo de toda a série, menor até que Wind Waker (que linearmente é um jogo minúsculo). Mas quem joga Zelda linearmente só pra fazer as dungeons e ir para o chefão final não sabe realmente jogar Zelda. As missões paralelas são o maior atrativo da série, e é exatamente aí que Majora’s Mask se transforma no maior jogo da série, com sua quantidade perfeitamente absurda de missões paralelas espalhadas pelo misterioso mundo de Termina.
![]() |
T H I S |
Para não perder o caminho de suas missões, de tantas que são, você ganha o Bombers’ Notebook, um livro que mostra os problemas dos personagens que você encontra e como você está no caminho de solucioná-los. E são problemas, viu. O pessoal de Clock Town vive em desespero e estão constantemente precisando de sua ajuda para solucionar alguma coisa. Além dos habitantes locais ainda tem uma galerinha que vive espalhada por aí, como em Romani Ranch.
Romani Ranch merece atenção especial. Inicialmente você só consegue acessar a área no terceiro dia, porque uma grande pedra está bloqueando o caminho, e quando você consegue finalmente passar, alguma coisa sinistra aconteceu naquele local, e você não consegue entender exatamente o que foi.
![]() |
Tiro ao alvo com ETs |
Depois da segunda dungeon, em posse da Powder Keg, você finalmente consegue destruir a pedra e acessar o pequeno rancho quando bem entender, e descobre que lá vive uma doce menina chamada Romani, e ela está triste porque alguém está sequestrando suas vacas. Mais uma pessoa para você ajudar. Você acaba descobrindo que são ETs que estão levando as vacas embora. Sim, um jogo que não tem mais onde ficar sinistro, tem ETs em sua trama.
![]() |
We came in peace. Só que não. |
Após salvar a fazenda dos ETs malignos (uma das missões paralelas mais tensas e divertidas do jogo) você finalmente recupera Epona (que havia sido sequestrada lá no começo, lembra?¿) e aprende a Epona’s Song para poder chamá-la quando quiser (ou quando precisar de uma carona).
![]() |
Exibida. |
Se você falhar, Romani é levada pelos ETs, isso acontece no segundo dia. Se você voltar ao rancho no terceiro dia, depois de ter falhado, Romani estará lá. Mas ela não é mais a mesma. Ou seja, ela foi abduzida, fizeram experiências com ela e a devolveram totalmente perturbada.
![]() |
Talk about creepy. |
Romani é uma versão paralela de Malon, a simpática filhota de Talon, de Ocarina of Time.
É. Em Majora’s Mask todos os personagens são versões paralelas dos personagens de Ocarina of Time. Provavelmente porque a Nintendo quis aproveitar toda a engine gráfica do jogo pra criar uma sequência rápida, mas isso acabou dando uma característica única ao game. Termina é um universo paralelo, onde as pessoas que Link conheceu no passado vivem novas vidas, sem ter ideia de que outro universo corre paralelamente. Isso aumenta ainda mais as especulações acerca daquele local. Afinal de contas, o que é essa loucura toda?¿
A série Zelda sempre foi alvo de teorias malucas, e sempre vai ser, é uma de suas características mais marcantes. Majora’s Mask é isso elevado à décima potência.
Nós já discutimos AQUI que Termina representa os 5 estágios do luto. E eu não acredito em coincidências quando o assunto é Nintendo. Mas se for assim, porque isso acontece?¿ Quem está vivendo este luto?¿ Muita gente acredita que Link está vivendo este luto dentro de sua própria cabeça, o luto pela fada Navi, que provavelmente ele não encontrou do jeito que queria, a pobre fadinha pode ter morrido e Link agora está preso dentro de seu luto (o que explicaria o tempo ficar voltando, seria ele remoendo suas lembranças, sem conseguir superar). Outros acham que não, que quem morreu na verdade foi o próprio herói, e Termina na verdade é uma espécie de purgatório, onde ele, em sua confusão, acaba assumindo diversas formas (as máscaras) até que finalmente consiga descobrir o que está acontecendo e possa aceitar e enfrentar seu destino (Stone Tower, sem máscaras), e no final derrotar a máscara final para que finalmente possa ser ele mesmo.

De um jeito ou de outro, Majora representa algo sombrio, e o faz sem precisar de muito esforço. É um conjunto de pequenos elementos que transformam o jogo em um grande e infinito (3 dias, 3 dias) pesadelo.
Happy Mask Salesman
Certo, falamos de Majora’s Mask e ainda não falamos das máscaras. Não importa quantos itens super legais os jogos de Zelda tenham (o Beetle de Skyward Sword, a Ball and Chain de Twilight Princess, o Grapling Hook de Wind Waker), nenhum deles jamais chegará perto de um conjunto incrível de 24 máscaras que fazem de tudo um pouco e transformam o herói nas mais diversas bizarrices.
As máscaras de transformação são de longe as mais legais. Deku, Zora e Goron. Mas elas não são a única atração da festa.
Entre as top-top estão:
Bunny Hood. Quão incrível é uma máscara que te dá o dobro de velocidade ao correr por Termina Field?¿ Muito incrível. Quão necessária ela é em sua vida?¿ Apenas totalmente necessária.
![]() |
♥ |
Great Fairy’s Mask. Quão bizarro você fica com a máscara de fada?¿ MUITO BIZARRO. Mas ela é extremamente útil nas dungeons porque faz com que você colete as 15 stray fairies com facilidade e possa adquirir novos poderes. E te deixa bizarro. Apenas GENIAL.
![]() |
Sou a princesa das fadas :3 |
Fierce Deity Mask. Você vira o Link fodão modafockar fodástico. Mas eu só gosto dessa máscara pra ver ele transformado, porque usar ela para matar a Majora’s Mask é simplesmente fácil demais, prefiro matar com o link comum. P.s.: a espada do Fierce Deity solta raios. MO-DA-FO-CKAR.
![]() |
Dane-se a vida. Explodir é muito legal. |
Não são necessárias as 24 máscaras para terminar o jogo, e reza a lenda que se você terminar sem todas as máscaras, a animação final não aparece por inteiro. No meu caso é lenda mesmo porque eu nunca terminei o jogo sem todas as máscaras, porque tentar descobrir como consegui-las e ir pegando uma a uma é uma das melhores coisas do jogo.
Kooloo-Limpah!
Sim. Todos amam Tingle. Como não amar um cara com mais de 30 anos usando roupas verdes e que acredita ser uma fada?¿ Dentre as criaturas esquisitas do universo Zelda, Tingle consegue ser a mais esquisita de todas (mais até que o Malo de Twilight Princess). Durante a aventura encontramos também o pai de Tingle, que trabalha no Swamp Tourist Center Guide e está extremamente envergonhado do filho que, ao invés de trabalhar, fica por aí voando em balões procurando por outras fadas. Tingle é tão especial que teve seu retorno triunfal em The Wind Waker, mas sua existência nesse jogo é um mistério pois de acordo com a timeline oficial, Majora’s Mask e Wind Waker não traçam o mesmo caminho.
Vamos revisitar alguns pontos que fazem de Majora’s Mask o game mais sombrio da série.
O vendedor de máscaras já é sombrio por conta própria, mas reparem que ele tem uma máscara do Mario presa em sua sacola. Quando alguém morre, ele toca a Song of Healing e transforma a essência da pessoa em uma máscara. Então isso quer dizer que... o Mario morreu?¿
![]() |
Que Mario?¿ Ba, dum, tssss |
Quando Link usa as máscaras de transformação, é uma cena horrível, com gritos, barulhos de ossos quebrando. A transformação parece ser extremamente dolorosa e o link é apenas um criança. Isso é realmente assustador.
Durante o jogo você encontra uma árvore deku sem vida, e Tatl (a fadinha que te acompanha) fala que ela aparenta estar triste. Como você não sabe a origem de sua máscara Deku, provavelmente ela saiu daquela pequena árvore, que morreu ainda criança.
![]() |
Triste...muito triste. |
Você passa o tempo todo usando máscaras e muitas vezes as pessoas te confundem com outras pessoas quando você fala com elas munido de seus disfarces, isso acontece com maior frequência na Death Mountain quando todos os Gorons pensam que você é Darmani e que ele ainda está vivo. Então você, durante todo o tempo, está enganando e tirando proveito de pessoas assustadas com o fim do mundo iminente.
Quando você não consegue salvar o jogo e a lua cai, destruindo todo o mundo de Termina, após a destruição você ouve a risada do Mask Salesman. Ele sobreviveu?¿ Porque?¿ Quais os segredos por trás dessa criatura demoníaca?¿
Game Over |
A All-Night Mask é uma máscara que não te permite dormir. NUNCA. Uma das Gossip Stones faz uma referência dessa máscara como sendo um objeto de tortura, reparem como ela tem os olhos vidrados e buracos na boca muito semelhantes às mascaras usadas para conter canibais.
O Mirror Shield apresenta um rosto com expressão de desespero, com os olhos tristes e a boca aberta como se estivesse gritando. Como se uma pessoa estivesse presa lá dentro.
![]() |
:O |
Reparem como tudo no jogo está relacionado a crianças. A cidade tem um prefeito, mas quem comanda a cidade de verdade e cuida de tudo são os Bombers, crianças. O Skull Kid é uma criança (Skull Kids são crianças que se perderam em Lost Woods). Os Guerreiros de Ikana são Stalchildren (ao contrário dos guerreiros de outros jogos da série que normalmente são Stalfos). Stalchindren são os esqueletos de crianças guerreiras, Stalfos são esqueletos de adultos guerreiros, ou seja, em Ikana eles mandavam crianças para a guerra. Ainda em Ikana, a única pessoa com vida é uma criança, que está escondida dentro da casa de música, com medo dos Gibdos que rodeiam sua casa, enquanto o pai está preso dentro do armário, se transformando também em um Gibdo. Quando você entra na lua, 5 crianças estão te esperando para o desafio final, 4 usando as máscaras obtidas nos chefes e 1 usando a Majora's Mask, o que provavelmente leva a crer que o espírito maligno preso dentro da máscara também é uma criança. E essa quantidade toda de crianças na história pode ser mais um fato que leva a crer que Link realmente está morto, e todas essas crianças estão tentando mostrar a ele seu caminho através do purgatório.
![]() |
Crianças... |
![]() |
...e mais crianças. |
A lista não tem fim. Majora’s Mask é capaz de converter a mente mais sã à loucura se for analisado minuciosamente. Tudo isso faz com que o jogo seja único e especial a seu modo. Ele pode ser melhor, pode ser pior, mas uma coisa não tem como negar: Majora’s Mask é diferente, diferente de tudo, diferente de todos. Afinal, porque será que o nome “Zelda” está em roxo nesse jogo quando todos os outros estão em vermelho?¿ (E não, o fato do nome ser verde em Four Swords Adventures não torna Majora’s Mask menos especial).
Todo mundo tem seu Zelda favorito, seu Top 3 Zeldas, Top 5, Top 10. Mas não estou aqui pra discutir se Majora’s Mask é melhor que Ocarina, é pior que Wind Waker, é melhor que isso, é pior que aquilo. Majora’s Mask é único, assim como todos os outros jogos Zelda. Depois do lançamento de Ocarina of Time 3D, muitos fãs esperavam que Majora’s Mask fosse o próximo remake. É claro que The Wind Waker HD diminuiu um pouco as chances de Majora’s Mask ser refeito para o Wii U, pelo menos por enquanto. Mas não importa se for para o 3DS ou Wii U, ou jogando o original no seu 64 velho de guerra, Majora’s Mask merece ser revisitado, SEMPRE.
![]() |
...essa assusta mais ainda. |