Nintendo - 16/04/2013

[Ficha Artística] Cosplayer: Osmar Lino

Bem vindos a mais uma nova seção da N-Party. Em um momento de reflexão, percebemos nossa afinidade com o mundo otaku, e principalmente, com os cosplayers que tanto presenciamos dentro dos eventos que participamos. A fim de contribuir para a divulgação do trabalho e da cultura cosplay, estamos iniciando esta série de entrevistas com cosplayers específicos de personagens de games (em suma, da Nintendo), tentando mostrar um pouco de seu trabalho, características que os levaram a trabalhar com cosplays, dicas e outros pontos relevantes para todos que se interessam pela área. Porém, através de uma dica de nosso próprio amigo Osmar (que estréia esta coluna), percebemos que podemos levar isto mais a frente, falando de pessoas que trabalham com artes voltadas a games (como quadros, histórias, fanfics e etc).
Se você tem interesse de divulgar seu trabalho nesta coluna, não deixe de entrar em contato conosco! Envie um email para [email protected], e relate seu trabalho para nós.




É com muito orgulho que inicio esta coluna com ninguém menos do que um dos maiores amigos que possuo, além de um dos maiores contribuintes e mais antigo membro deste grupo. Osmar Menezes C. Lino têm 27 anos, é Artista Plástico e Cartunista, e é residente da cidade de São Paulo, SP.
Osmar é um dos maiores fãs de Mario que eu conheço. O resultado disto se demonstra em seus cosplayers, onde quase todos se baseiam no mascote da Nintendo. Se você comparece a eventos de anime, deve saber da enorme quantidade de cosplayers aleatórios que se caracterizam de Mario ou Luigi. Porém, o Osmar sempre consegue se destacar entre todos, com muita criatividade e originalidade.

A quanto tempo você é cosplayer?
Desde criança eu gostava de me fantasiar, mas de modo mais sério começou no final de 2007, tem cerca de 6 anos.

Qual foi o seu primeiro cosplay?
Quando criança, do Chapolin Colorado. De 2007 pra cá, do Super Mario.

Quantos cosplays você já fez, e qual o seu favorito?
Eu já fiz o Raito do Death Note, e várias versões do Mario. Das favoritas ficam empatados o Paper Mario e o Mario montado no Yoshi.


Por que você gosta de fazer cosplays?
Porque é divertido, você interage com as pessoas e traz um pouco da magia do personagem e do mundo que ele habita para a vida real.

Qual foi o maior custo que você já teve em um projeto cosplay?
Quase todos custaram entre 80 e 100 reais, porque normalmente são feitos em casa. Estou sempre tentando reduzir os custos.

Você se considera um fã de video-games? Quais consoles você possui?
Com certeza! Fã de games desde meus 7 anos, e nintendista de carteirinha! Tenho todos os consoles da Big N do SNES até o Wii, e todos os portáteis do GBC até o N3DS. Também possuo um PS1e um Dreamcast.


Qual o seu jogo favorito, e por que?
Super Mario RPG, por várias razões: me fez querer aprender inglês, introduziu histórias mais elaboradas nos games do Mario, me fez pegar gosto por RPGs, eu nunca enjôo de jogá-lo. Uma obra-prima!

Zerou algum jogo recentemente? Se sim, qual?
Ontem mesmo zerei o NSMB2, mas fiquei meio frustrado porque mesmo conseguindo 5 estrelas no score elas não brilharam (e eu juro que não morri demais no jogo! [risos]).

Existe algum personagem em que você sonhe fazer um cosplay algum dia?
Estou montando um cosplay do Sora, de KH3D, atualmente. Já tive vontade de fazer do Captain Olimar e de alguns pokémon, como Smeargle e Sceptile, e também do Banjo, de B-K. De todos acho que tenho mais vontade de fazer o último.


O que você acha dos eventos de anime atualmente?
Eu os frequento desde 2002, mas só comecei a prestar atenção no geral de 2006 para a frente. Muitas atrações independentes que eu gostava não estão mais lá (como a sala de Chaves). Eu não ligo muito para as atrações principais, eu gosto mais de ir para encontrar meus amigos e me divertir com eles, e isso acontece sempre. Mas não dá para fazer vista grossa diante do preço dos ingressos e o espaço, que têm se reduzido para eventos grandes como AD e AF, mas sei também que não é puro descaso da organização dos mesmos, há muitas dificuldades envolvidas.

Para finalizar, tem alguma dica para quem está começando ou se interessando em fazer um cosplay?
Sim, recomendo fazer um personagem que a pessoa goste e se identifique. E também para pesquisar bem os costureiros e montadores de acessórios, pois alguns cobram muito caro e não entregam o trabalho como desejado. Se possível, compre o material e faça você mesmo, ou peça a alguém de confiança para fazer. No meu caso, eu e minha mãe que montamos tudo (eu faço as peças e ela as roupas). Mais uma coisa, muitos buscam atingir a perfeição ao reproduzir um personagem: isso é legal mas não deve ser obssessivo. Já vi muitos casos de pessoas que gastaram horrores (sem falar no tempo) porque queriam deixar cada detalhe perfeito e no fim além de não ficarem satisfeitas, não foram reconhecidas pelas pessoas que frequentavam o evento. Algumas partes de certas roupas possuem peças e acessórios que podem ser simulados até com papelão e EVA, que são materiais baratos e cuja manufaturação consome pouco tempo. Mas a maior dica de todas é: seja criativo e divirta-se!
Estou muito honrado de ter participado, muito obrigado!
Caso você possua interesse em divulgar seu trabalho, mande um email para [email protected] com alguns detalhes de seu projeto.



Está procurando por cosplays, perucas, camisetas ou artigos geeks/nerds? Não deixe de dar uma passada na Yahime Shop!

Leia Também

Nintendo - 12/08/2013

[Ficha Artística] Ilustrador: Hugo Henriques Pereira

Hugo Henriques Pereira mora em São Paulo, e possui incríveis talentos para a criação de ilustrações. Sua paixão por games o leva a criar peças de artes surpreendentes, envolvendo, em sua maioria, o universo da Ni...

Leia Mais...

Nintendo - 16/05/2013

[Ficha Artística] Cosplayer: Thamires Ribeiro

Thamires Ribeiro mora em São Paulo, e é frequentadora dos eventos da capital. Fã de Pokémon e outros games, Thamires costuma caprichar em seus projetos, aplicada até mesmo nos cenários das fotografias. Dona de uma con...

Leia Mais...