[Dicas] Smash Bros 101: Jogando com Kirby
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Hoje seu parceiro Osmariobro vai compartilhar com todos vocês mais alguns segredinhos para se dar bem nos games da série Super Smash Bros! Da última vez, exploramos as possibilidades alcançáveis com o famoso e medroso encanador, Luigi!
Desta vez falarei sobre um dos personagens mais carismáticos e interessantes da Big N, que além de tudo é criação original de Masahiro Sakurai, desenvolvedor original também do próprio game! Com vocês, senhoras e senhores, o pequeno alienígena rosado, Kirby!
Comandos Gerais:
Kirby é um personagem fácil de dominar, especialmente para iniciantes no game, já que possui a capacidade de voar, tem ataques destinados a todas as direções, e muitos truques nas mangas (mesmo não usando camisa). Aqui vai a lista de seus ataques gerais, com a diferença entre as versões sendo apresentadas:
* Especiais comuns (B)
- Sugar: aperte e segure B para que Kirby use seu clássico ataque de sucção. Quando o oponente estiver em sua boca, você pode engolí-lo (aperte para Baixo, ou B novamente), copiando assim se ataque especial comum (acionando também com B), cuspí-lo (aperte A), ou caminhar com ele na boca (ande com o analógico - só é possível em SSBM e SSBB).
- Stone: aperte Baixo + B para Kirby se tornar pedra (ou vários outros objetos pesados). Faça isso no ar para atingir em cheio a cabeça de um ou mais oponentes. Enquanto está petrificado, Kirby é imune à maioria dos ataques desferidos nele, exceto agarrões em geral, e ele volta à forma normal após alguns segundos ou se repetir o comando. Não use em áreas com rampas, pois ele escorrega.
- Hammer: aperte Frente + B para acionar o martelo. Ele demora um pouco para bater mas causa um dano enorme. Você também pode usá-lo no ar: em SSBM Kirby sai girando na vertical enquanto bate, e em SSBB ele gira duas vezes para a frente, na horizontal, desferindo dois golpes na sequência. Esse ataque não está disponível em SSB64.
- Final Cutter: use com Cima + B. Kirby saltará e usará uma "espada", que pode atingir um ou mais oponentes em até 3 vezes. O primeiro hit os manda para cima e os deixa tontos, o segundo hit os manda diretamente para baixo (efeito Meteor Smash), excelente para derrubar oponentes pendurados. O terceiro hit é um raio que sai assim que ele toca o chão (cuidado, esse raio pode ser refletido). Não use o Final Cutter em buracos, pois assim que Kirby dá o segundo hit, ele cai até tocar o chão novamente, sem chance de recuperação.
*Ataques Normais (A)
- Tapa: aperte A. Fique apertando várias vezes para desferir múltiplos tapas (E. Honda Style)
- Chute baixo: segure pra Frente e aperte A pra mandar o oponente longe com um chute.
- Cabeçada/Cometa/Giro-Pião: corra e aperte A para dar trombadas nos oponentes. Cada versão do game possui efeito diferente: em SSB64, Kirby dá um encontrão que empurra o inimigo para a frente; em SSBM ele vira uma bola de fogo e sai queimando quem aparecer; em SSBB, ele sai girando de ponta-cabeça enquanto desfere vários chutes (Hitmontop e Chun-Li querem seus direitos!).
- Bailarino: segure Cima e aperte A para chutar o oponente no queixo e mandá-lo para cima.
- Rasteira: agache e aperte A para dar uma rasteira rápida e certeira.
- Chute Nervoso: aperte Frente + A e veja a expressão de Kirby favorita dos americanos entrar em ação!
- Pilão no Chão: aperte Baixo + A para acertar adversários com força dos dois lados.
- Bicicleta: aperte Cima + A contra inimigos acima de você para mandá-los para o céu (ou pra outro lugar).
- Estrelinha: pule e aperte A. Esse golpe causa pouco dano mas possui prioridade alta.
- Parafuso: no ar, aperte Baixo + A para penetrar perfurosamente (sem malícia, por favor!) seus oponentes.
- Coice: no ar, aperte Trás + A.
- Broca/Chute Duplo: no ar, aperte Frente + A para meter os pés no rosto do oponente.
- Cambalhota: no ar aperte Cima + A para mandar o oponente pro espaço.
- Agarrar: aperte Z/R + A. Em SSBM e SSBB, aperte A nessa hora algumas vezes pra dar croques.
- Back Drop: após agarrar, aperte para Trás, e Kirby vai se jogar com o inimigo. Em buracos, é uma manobra suicida - se o adversário escapar do agarrão, Kirby pode cair sozinho, então cuidado ao usar.
- Ninja Dive: após agarrar, aperte para Cima para ir até o espaço e tacar seu inimigo no chão.
- Suplex Hit: após agarrar aperte para Baixo para dar vários chutinhos nas costas do inimigo. Geralmente após o fim do golpe eles ficam tontos e bem próximos. Aproveite para repetir o combo várias vezes (ChainGrab).
- Take Down: após agarrar, aperte para Frente. Este golpe tem um efeito similar ao do Back Drop.
- "Hi"/Kirby Dance: são as provocações de Kirby, acionadas com L/ Direcional em Cruz. Elas possuem uma utilidade, que é remover algum poder que ele tenha adquirido. A menos demorada é a que ele "acena" para a platéia.
Kirby é capaz de saltar 5 vezes no ar, e pode usar o Final Cutter como recuperação, tornando-o muito difícil de ser derrubado. Ele é bom tanto em solo quanto no ar, mas é nas alturas que ele realmente brilha, já que seus golpes são em grande parte "perfuradores" de defesa. Ele também possui a maior gama de ataques diferenciados do jogo inteiro, já que pode copiar as habilidades dos outros. Agora vamos falar sobre como utilizá-lo em cada versão do game:
SUPER SMASH BROS. 64:
Kirby é leve, então deve se manter longe dos ataques brutos e diretos. Abuse dos combos de seus golpes como o Tapa e o Parafuso, para acumular bastante dano no oponente antes de partir para uma agressão maior. Em muitos casos a maior arma contra um adversário é seu próprio ataque especial: os casos mais evidentes são os de Captain Falcon, Donkey Kong, Samus, Link e Ness, já que dão a Kirby algum ataque mais devastador que seus próprios. Use e abuse também do Final Cutter e do Parafuso nas beiradas do cenário, para mandar pra lona qualquer pobre coitado que tente se agarrar nelas. Um jeito fácil de fazer isso é sugar o oponente e cuspí-lo em direção ao buraco, e logo em seguida usar o Final Cutter: o tempo para reagir é quase nulo. Aqui estão os ataques que Kirby pode usar se engolir seus colegas:
* Bola de Fogo/Verde: poderes de Mario e Luigi, elas causam pouco dano mas o acumulam rápido e param os movimentos dos oponentes por alguns segundos. As de Mario pingam no chão, e as de Luigi se propagam em linha reta, até mesmo no ar.
* Botar Ovos: Kirby pode usar a língua de Yoshi para comer um oponente e transformá-lo em ovo. Isso é ótimo de usar em buracos e beiradas: apesar do ovo ser quebrável, se o adversário reagir muito tarde, ele já terá caído antes de escapar. Você também pode aproveitar o confinamento para bater mais nele.
* Soco Gigante: na pele de DK, Kirby pode desferir um soco devastador, que demora para carregar. A única contra-indicação é que, por possuir braços extremamente curtos, ele tem que grudar no oponente para que o ataque funcione. O ideal é retardá-lo com algum outro golpe e desferí-lo de surpresa.
* Boomerang: com a touca de Link, Kirby pode arremessar um bumerangue e tontear os inimigos.
* Blaster: a pistola de Fox dispara laser continuamente, acumulando dano bem de longe. Só tome cuidado pois o próprio Fox possui um escudo contra isso!
* Charge Beam: mesmo sem ter um canhão de braço, Kirby pode usar o grande raio de energia concentrada de Samus Aran: basta apertar B, aguardar e pressionar de novo para disparar. Como Kirby é baixinho, o ataque costuma sair rasteiro, atravessando o chão.
* Choque do Trovão: nem preciso dizer o nome do dono, né? Kirby pode disparar choques que passeiam pela tela, andando até nas partes baixas do cenário. E de quebra ele ainda grita: "Pikachu!"
* Tapão: com um par de orelhas e um rocambole na cabeça, Kirby pode dar tapões que quebram os escudos adversários. Agora sim dá pra comparar ele com o Jigglypuff.
* Falcon Punch: este virou até música no YouTube! Não tem nada mais recompensador que ouvir Kirby gritando "Falcoooon.... PAWNCH!" e mandando o oponente pros quintos da Melty Molten Galaxy. E também é muito cômico ser capaz de desviar do Falcon Punch do Captain Falcon apenas AGACHANDO!
* PK Fire: pelo jeito usar um boné para trás te dá controle sobre poderes pirotécnicos! Com a habilidade de Ness, Kirby pode disparar seguidos raios flamejantes que acumulam muito dano e prensam os oponentes! Sem contar o nível de fofura extremo quando grita "Pee-key faiahh!" É o máximo!
* Nothing: você adquirirá isso se engolir... outro Kirby!
Como pode ser notado, Kirby tem muitos truques na... boca, então, qualquer coisa pode acontecer quando ele está na arena, e quem dominar seus golpes terá um verdadeiro monstrinho para meter medo nos outros.
SUPER SMASH BROS. MELEE:
Kirby não mudou muito em sua transição para o Melee, com exceção da chegada dos novos lutadores, o que aumentou sua gama de ataques, a adição de seu martelo, a capacidade de "energizar" os golpes e a mudança de efeitos de alguns deles. No mais, a maior mudança que ele sofreu é que seus golpes perderam um pouco de impacto, mas para compensar isso, ele é capaz de acumular mais dano ainda!
As mesmas estratégias de SSB servem aqui, e agora, ele pode caminhar com um inimigo na boca, o que por si só já gerou uma estratégia nova, batizada por aí de "Kirbycídio": Basta sugar o oponente, andar até o buraco, cair, cuspí-lo num lugar onde não consiga retornar, e voltar voando.
Com a amplificação dos cenários, ele também consegue se salvar voando por baixo de alguns (o que exige certa habilidade no controle de vôo), mas deve tomar cuidado com oponentes à espreita nas beiradas. Ele é um dos poucos privilegiados com mais de uma maneira de "Meteorizar", tanto com o Parafuso quanto com o Final Cutter. As novas ferramentas que ele tem a disposição ao engolir os outros são:
* Megavitaminas: agora a bolota rosa virou médico, e pode arremessar pastilhas para acabar com a saúde de seus opositores. Elas funcionam de maneira similar às Bolas de Fogo, mas são do Dr.Mario.
* Lança-Chamas: ao engolir o rei dos Koopas, Kirby pode lançar uma labareda (direcionar sua trajetória, inclusive) e deixar todo mundo tostado. Só cuidado porque dura pouco tempo! E, convenhamos, visualmente falando, o Kirby fica mais badass que o próprio Bowser...
* Toad: simplesmente o golpe mais patife de toda a série, executado originalmente por ninguém menos que a "singela" Princesa Peach... e Kirby ainda põe lenha na fogueira! Basta apertar B ao ser atacado para que o pobre Toad apanhe por você e mande esporos atordoantes no adversário. Kirby, não esperava isso de você, sério mesmo. E mais bizarro ainda é: de onde aparece o Toad?
* Warlock Punch: já não basta ver Kirby com um costeletão na face, ainda emana uma aura roxa e um soco que causa mais de 40% de dano... é muita maldade. O que você andou ingerindo, meu pequeno? Aposto que foram aquelas balas sabor Ganondorf... esse ataque é bom, mas lento demais. Olha os contra-efeitos aí.
* Blaster: tanto Fox quanto Falco disponibilizam elas. Mas a de Fox é incrivelmente rápida, causando danos extremos em poucos segundos. A de Falco é mais lenta, mas provoca maior impacto e faz os inimigos tremerem.
* PK Flash: com a mudança do comando do especial de Ness, Kirby agora copia o PK Flash. Esse golpe é excessivamente devastador: aperte B e segure, enquanto isso direcione o golpe (ele vai concentrar e caminhar até tocar o chão). Solte quando estiver colado no adversário. Se ele não se defender na hora, está ferrado. Só tome cuidado, porque Kirby não pode se mover nem ser atingido enquanto usa o ataque.
* Estalactite: engolir um dos Ice Climbers te garante isso, um tiro de gelo que escorrega até atingir alguém.
* Amor de Nayru/ Agulhas Ninja: ao comer a Zelda (epa!), Kirby pode usar seu escudo repelente de magias. Se engolir Sheik, pode usar suas "agulhas invisíveis". Basta segurar B por um tempo e soltar para disparar.
* Flechas/ de Fogo: desta vez, Link concede a Kirby a capacidade de lançar flechas. Basta segurar B e soltar. Se for o Young Link, as flechas serão flamejantes.
* Choque do Trovão(?): É o mesmo caso de SSB com o Pikachu. MAS, se ao invés disso engolir o Pichu, use seu Taunt AGORA, pois cada vez que você der um choque, lá se vão 3% da sua energia!
* RollOut: agora Jigglypuff permite que Kirby role e atropele todo mundo. Só cuidado para não perder o controle numa beirada e cair. Segure B bastante tempo e vá de um lado a outro até que o movimento cesse.
* Esfera das Sombras: ou Shadow Ball para os pokémaníacos (nossa, essa palavra tem dois acentos agudos!). Conseguida ao engolir o Mewtwo. Kirby fica bem estranho após fazer isso, crescem orelhas e uma cauda que sai da nuca dele... será que o Mewtwo da 6ª geração é na verdade... nah, deixem para lá. O funcionamento do golpe é similar ao do Charge Beam de Samus, mas carregado por trás, e o carregamento também causa dano. Você pode cancelá-lo usando o escudo, e continuá-lo depois.
* Salsicha: olha que legal, o visual do Kirby, e ainda por cima com uma frigideira que dispara salsichas! Esse golpe é bom para usar em locais altos com oponente vindo de baixo. Se eles encostam na frigideira diretamente, se queimam também! As mães deles nunca ensinaram a ter cuidado na cozinha? Oferecimento: Mr. Game & Watch!
* Quebra-Escudo/Lâmina Incandescente: nomes legais para golpes parecidos. O primeiro é conseguido absorvendo Marth, e é um golpe de espada que destrói escudos. O segundo é ao absorver Roy, e se concentrado totalmente, pode nocautear um oponente, mesmo que esteja com 0%!
No Melee, praticamente tudo que era usado no SSB vale (e mais um pouco). O novo recurso de esquivar no ar e no chão (R + Baixo) é extremamente útil e valioso para Kirby, nunca deixe de usar.
SUPER SMASH BROS BRAWL:
Kirby também não mudou muito ao ingressar no Brawl, mas agora seu impacto forte da era N64 voltou, e alguns ataques mudaram de trajetória. No geral ele está bem perigoso, apenas seus Meteor Smashes perderam a confiabilidade de antes, mas foi a única coisa. Ele está bem apelão com Chaingrabs, o "Kirbycídio" ainda funciona, seus agarrões estão mais confiáveis, e claro, com a chegada dos novos lutadores, ele dispõe de mais de 30 opções diferentes de habilidades copiáveis. As novas:
* Pistola de Amendoim: a habilidade de Diddy Kong. Segure B e solte para meter um amendoim na testa de algum desavisado.
* Mordida: Kirby copiando Wario que copiou Blanka: aperte B para mastigar o oponente. Ainda bem que ele não copiou o Baixo + B.
* Flecha da Palutena: atire flechas divinas após engolir o anjo Pit. Segure B por um tempo e solte. Também é possível jogá-las para cima ou realizar curvas no ar.;
* Robo-Raio: use isto após engolir R.O.B. Quanto mais tempo você passa sem utilizar o golpe, mais forte ele se torna (e ganha mais alcance) quando disparado.
* Mach Tornado: supere seu rival Meta Knight pelo posto de Guerreiro Estelar e mostre que Kirby também é capaz de girar e causar muitos danos indefensáveis! Basta apertar B uma vez e controlar a direção em seguida. O Kirby de máscara e com asinhas de morcego fica... indescritível.
* Sugar: ok, isso é um tanto estranho. Se engolir o Rei Dedede, sua habilidade nova será... sugar e cuspir! As únicas diferenças é que o dano causado e o alcance serão um pouco maiores. Ah, sim, e você terá uma coroa. Ou seja, vai sugar e cuspir like a Boss.
* Lançar Pikmin: este é o único caso em que o Frente + B é copiado, pois o especial com B de Olimar faz os Pikmin saírem do solo, apenas. Kirby lança um Pikmin no adversário, randomicamente. Dependendo da cor, eles causam um dano e um efeito: os vermelhos queimam, os azuis empurram, os amarelos eletrocutam, os brancos envenenam e os roxos esmagam, além de causarem mais dano que os demais ao bater.
* Blaster: os efeitos das de Fox e Falco permanecem. A novidade é o tiro de Wolf, que é o mais lento e dolorido de todos.
* Lança-Chamas 2: Kirbyzard na área! Engula Charizard para usar seu famoso Lança-Chamas (Flamethrower). É o mesmo procedimento que o de Bowser, porém mais rápido, com maior alcance e durabilidade.
* Arma de Água: engula Squirtle para disparar o Water Gun. Concentre-o por um tempo para aumentar seu alcance (e poder controlar sua trajetória) ao disparar. O golpe não causa dano, apenas empurra os oponentes e os retarda (exatamente como a F.L.U.D.D. de Mario). No entanto, se apertar B duas vezes seguidas sem carregar o golpe, um spray de água será lançado de perto, causando uns 12% de dano.
* Balas de Sementes: engula Ivysaur para ser capaz de jogar sementes velozmente para o alto. Segure B para usar o ataque por até 5 segundos, causando danos maiores que 70%!
* Esfera de Aura: o poder de Lucario, bem similar à Esfera das Sombras de Mewtwo. Pode ser concentrado, arremessado aos poucos... quanto menor a esfera, menos reta é sua trajetória. E ela também será rasteira se usada no chão.
* Erupção: o golpe especial de Ike, que faz Kirby dar uma espadada concentrada no solo, envolto em chamas. Pode ser carregada por 5 segundos, e na hora que é liberada, protege os usuários de danos, além de quebrar escudos 90% das vezes. Também pode ser usado como Meteor Smash, mas precisa atingir em cheio!
* PK Freeze: o ataque gélido de Lucas. Funciona quase como o PK Flash de Ness, porém é mais rápido e menos destruidor, apenas congelando o oponente por alguns segundos. É muito bom de usar enquanto o adversário está no ar, em queda livre, de preferência sobre um abismo.
* Granadas: NOSSA! Badass nível Extreme! Kirby barbudão, com uma faixa... só faltou o cigarro. Ao absorver Snake, Kirby pode usar suas granadas. Basta apertar o B para lançar de uma a duas. Se segurar B por 2 segundos e arremessar, a granada explodirá quase que imediatamente ao ser lançada (pois demora 3 segundos para isso). Você também pode segurara uma granada enquanto o adversário se aproxima, e rapidamente, usar seu escudo e rolar para trás: Kirby vai e a granada fica, explodindo na cara do pobre coitado que vai com muita sede ao pote...
* Ataque Teleguiado: realizado pelo cruzamento entre um alien rosa e um ouriço azul chamado Sonic, temos um ataque bastante peculiar, que persegue inimigos em praticamente qualquer direção. E de quebra, pode ser usado infinitas vezes no ar! Com isso, Kirby pode até mesmo ficar "fazendo hora" nas partes debaixo dos cenários (como a Battlefield), embora isso seja proibido em alguns torneios oficiais. Com esse golpe, ele fica mais perigoso no ar do que nunca.
Pois é, Kirby é a prova de que criaturas bonitinhas podem ser ameaças mortais! Domine suas técnicas e seus rivais vão tremer quando ouvirem uma voz dizer: "Ha-Ha-Haaai!"
Por hoje é só, companheiros! Por favor, digam aí nos comentários sobre qual personagem querem saber mais, okeydokey? Here We Go!