Nintendo - 04/07/2013

[Matéria] Pérolas do Wii - Pikmin


"Pikmin na seção Pérolas do Wii? Mas que coisa é essa? Vou flammear geral e mostrar que eu sou bom e que eu sei que é de GameCube." É o que você deve estar pensando e querendo fazer, meu leitor troll. Então vamos para uma explicação: Aquele que está escrevendo o artigo sabe muito bem que esse jogo é originalmente de GameCube, mas pelos infortúnios do passado nunca tive a possibilidade de jogá-lo no console de origem. Eis ai que chega a nossa amada Big-N com a série "New Play Control" que relançou esse clássico do GameCube diretamente no Nintendo Wii, que foi onde eu tive o prazer de jogar essa pérola. Nos próximos parágrafos estarei falando especificamente sobre essa versão de Wii.

Pikmin conta a história do nosso querido Captain Olimar, um pequeno alienígena do planeta Hocotate que viaja pelo espaço. Em um de seus voos ele teve sérios problemas com sua nave, a S.S. Dolphin, e acaba caindo em um planeta desconhecido - Que na realidade é nosso planeta após a nossa extinção - sua nave se quebra em vários pedaços, além disso, para piorar, ele possui um suprimento de gases para a sobrevivência própria limitado, pois para ele o gás oxigênio é um veneno letal. Nessa situação desesperadora Olimar encontra uma espécie de bichinhos que parecem obedecer ele como um líder, ele dá o nome desses seres de Pikmin.


Como a situação demanda, o suprimento de gás possui uma duração limitada que será o "limite do jogo", que nesse caso são exatamente 30 dias, durante esse tempo o jogador deverá pegar a maioria das peças da nave para poder fazê-la voar antes do dia limite (Isso afetará como será o final do jogo). Cada dia dentro do jogo é totalmente contado, fazendo com que o jogador esteja sempre atento com o tempo limite e pensando no que será a próxima coisa que ele deve fazer. Esse sistema deixou o jogo de uma forma mais dinâmica, porém pode ser algo muito ruim para algumas pessoas, pois cada um possui seu próprio ritmo dentro do jogo e esse tempo limite pode fazer alguns jogadores se afastarem dele. Pessoalmente, tive que jogar o game duas vezes, na primeira para pegar a "manhã" e saber como é um bom jeito de jogar e na segunda para realmente tentar consertar a nave do Captain Olimar. Mas para todos que tentarem fazer isso, o sentimento do fazer várias tarefas simultâneas com diversos Pikmin diferentes e tudo dar certo é sensacional.

Falando desses seres estranhos, no primeiro jogo da série existem três tipos de Pikmin, conhecidos como Red Pikmin, Yellow Pikmin e Blue Pikmin. Cada um possui seu ponto forte. Os Red Pikmin são os primeiros a serem encontrados, eles conseguem sobreviver ao fogo. Em seguida vemos os Yellow Pikmin com a habilidade de segurarem bombas e os Blue Pikmin são os únicos que sabem nadar. Todas essas habilidades se mostram úteis nas cinco paisagens que o jogo possui. E utilizar o diferencial de cada tipo Pikmin se mostra uma das chaves para o sucesso no jogo.


Os Pikmin possuem um sistema de reprodução único, eles pegam medalhas com números ou então inimigos que foram derrotados e os trazem de volta para uma planta, cuja o Olimar deu o nome de "Onion". O Onion absorve o que está sendo levado para ele e transforma o material em várias sementes de Pikmin que você mesmo puxa da terra e faz o milagre da vida acontecer. Com o passar do jogo acaba ficando bem fácil conseguir uma boa gama de Pikmin bons, porém, sempre que encerramos um dia vemos os nossos ganhos e perdas em forma de um gráfico e quando alguém vê a população dos amados Red Pikmin sendo reduzida pela metade por causa de uma luta mal planejada é de se partir o coração.



Cada mapa de Pikmin é bem representado e diversificado, possuem obstáculos diversos e divertidos de serem ultrapassados, os efeitos sonoros também são muito bem feitos, sempre que vemos um Pikmin partir dessa para melhor podemos ouvir o grito de desespero daquela espécie frágil. Os temas de cada fase também são relaxantes e ajudam o jogador a se concentrar para montar uma boa estratégia enquanto o coloca no clima daquela floresta desconhecida que há a sua frente. Se tudo isso não é o suficiente, ainda temos os comentários sobre o que foi feito durante aquele dia em anotações do Captain Olimar, vemos toda uma divagação mental sobre esse momento sombrio e ao mesmo tempo surpreendente de sua vida.



Até esse momento do texto, todos os comentários podem ser utilizados tanto para a versão de GameCube quando a de Nintendo Wii. Mas se tem alguma coisa que a de Wii visivelmente supera, são os controles. Utilizar o Pointer do Wii Remote para escolher onde jogar os Pikmin acelera o jogo da mesma forma que acelera os FPSs do console. O jogo se torna mais fluído e mais fácil de ser jogado melhorando ainda mais a experiência desse título.

Se alguém não entendeu, Pikmin é uma ótima série da Nintendo e relativamente nova comparada as outras. O primeiro título é ótimo e recomendo que todo mundo pelo menos tente jogar um pouco, porque isso será uma escolha de que poucos se arrependerão.

Leia Também

Nintendo - 13/04/2016

Retrô: P.N.03

Product Number 03, ou P.N.03, foi um jogo lançado exclusivamente para o GameCube pela Capcom em 2003. Pela falta de jogos exclusivos das third-parties, os donos do console sentiram-se privilegiados em receber o projet...

Leia Mais...

Nintendo - 14/09/2015

14 anos do GameCube: um grande legado e um console inesquecível

Em 14 de Setembro de 2001 chegava às lojas do Japão, as primeiras unidades do Nintendo GameCube. Seu hardware potente veio para bater de frente com a gigante Sony, que havia conquistado o terreno perdido para o Ninten...

Leia Mais...