Nintendo - 06/11/2014

Relembrando Pokémon Ruby / Sapphire: Contests, Secret Bases e outros conteúdos extras


Nesta terceira parte de nosso especial sobre a terceira geração de Pokémon, iremos falar um pouco dos conteúdos extras dos games - aqueles que você joga quando se encheu das batalhas convencionais. Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire trouxeram bastante coisa para se fazer na região de Hoenn. Agora, além de treinar seus monstrinhos e lutar contra outros treinadores, você podia se inscrever em concursos e decorar sua própria base secreta.

Apesar de ser parecido com as batalhas contra líderes de ginásio, o sistema de Contest era relativamente complexo. Os concursos de nível mais baixo eram realizados na cidade de Rustboro, onde o jogador só podia escrever 1 Pokémon por vez em 1 dos 5 tipos: Cool, Beauty, Tough, Cute e Smart.


Seu Pokémon está no level 100, e com golpes super poderosos? Esqueça isto nos concursos: os status de seu monstrinho são diferentes do convencional, se baseando no estilo do concurso escolhido. Na primeira fase do concurso, o que importava era o apelo de seu Pokémon, e para aumentá-lo, você poderia vesti-lo com os mais diferentes acessórios encontrados em sua aventura. Era o começo do mundo fashion de Pokémon!


Além disto, os PokéBlocks, uma espécie de ração feita a partir de Berrys, tinha a importante função de aumentar os status de seu Pokémon em determinados atributos usados apenas nos concursos. E para fabricá-los, você devia utilizar suas próprias Berrys no Berry Blender, disponíveis dentro dos galpões onde aconteciam os concursos.
O processo de produção do PokéBlock dependia de um mini-game onde o jogador deveria apertar o botão no momento exato em que o indicador cruzasse seu nome. Este mini-game poderia ser jogado com outros NPCs ou em multiplayer com outro jogadores.


A segunda fase do concurso era mais parecida com o sistema de batalhas, onde os 4 inscritos revezavam, em turnos, para utilizar 1 único golpe. Os golpes tinha resultados diferentes, podendo aumentar o apelo com o público ou interferir no resultado de outros participantes. Jogar este modo em multiplayer era quase como pedir para amizades serem desfeitas.


Apesar de você já poder decorar seu quarto desde a segunda geração, as Secret Bases permitiram que o jogador criasse seu próprio espaço customizado no jogo, e ainda convidar seus amigos para visitar sua base.
Encontrar o local perfeito para criar sua base era uma tarefa difícil. Entre árvores e cavernas, a cada pequena fenda encontrada, o jogador se deparava com um layout diferente com buracos ou arbusto que atrapalhavam na organização.


Decorar sua base não era tão simples como parece. Algumas mobílias e acessórios eram caros ou raros de conseguir (o símbolo máximo de ostentação era ter um escorregador), e você só podia inserir até 20 objetos em seu espaço.

Imagine tudo isto em 3D
Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire trarão versões melhoradas dos conteúdos extras. Nos Contests, o jogador poderá colocar uma espécie de cosplay em Pikachu, baseados em cada um dos tipos de concursos, permitindo que ele use um golpe especial durante a apresentação. Além disto, algumas mecânicas dos Contests mudará, e o jogador também poderá mega-evoluir seu Pokémon durante a segunda fase do concurso, aumentando o appeal do público.



Além disto, durante as apresentações, o jogador ainda poderá utilizar a câmera do 3DS para tirar fotos enquanto o Pokémon faz sua exibição.


As Secret Bases terão mais ítens e novas funcionalidades para interação multiplayer, onde o jogador poderá convidar seus amigos ou distribuir sua Secret Base na internet através de um QR Code. Além disto, o jogo trará o sistema original de Diamond & Pearl, onde o jogador poderá capturar a bandeira de seu amigo, além de funcionalidades novas, em que o jogador poderá criar seu próprio ginásio com suas próprias regras em sua base secreta.



Graças aos demais recursos do 3DS, todos estes conteúdos extras terão um destaque muito maior em Omega Ruby e Alpha Sapphire, e permitirão uma interação multiplayer melhor do que quando os jogos originais foram lançados para o Game Boy Advance.

Semana passada falamos sobre a inovação técnica do jogo. Não deixe de dar uma olhada

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