Relembrando Pokémon Ruby / Sapphire: treinamento e batalhas
Por Fabricio Luz
Novos gráficos, diversas áreas extras e um continente repleto de novidades para o jogador. Tudo isso esteve presente durante boa parte da aventura de Ruby e Sapphire. Para quem era de fato um treinador, e se preocupava em deixar seus Pokémon do melhor jeito possível, a terceira geração da franquia também trouxe uma grande mudança: como tornar o monstrinho o mais forte e usá-lo em novas modalidades de batalha.
Os EV (ou Effort Values), e EP (Effort Points), são peças fundamentais para o treinamento dos Pokémon durante toda a jornada na terceira geração da franquia. Com ajuda desses valores, o jogador pode moldar seu monstrinho da melhor forma e focar os movimentos em força, velocidade ou até mesmo defesa, o que pode deixar cada criatura única.
Divididos entre os atributos HP, Atk, Def, Sp Def, Sp Atk e Spd, a cada 4 EVs obtidos será contabilizado um ponto do respectivo atributo, os EP. Através dessa forma, é possível deixar um Arcanine mais veloz que um outro de mesmo nível e nature. Todo esse procedimento ficou mais visível em R&S e foi melhorando até chegar na forma que usamos hoje, em X & Y.
Mas se você pensou que apenas treinamento seu Pokémon está garantido de ter um bom combatente, está enganado. Além das horas de treinamento, os cruzamentos, (ou no mais claro jargão dos treinadores, breeding), também contribuem quando se está montando um time. As natures irão dizer se a criatura tem aptidão para speed ou ataque. Isso pode melhorar algum status, e diminuir outro. Então, na hora em que estiver começando a planejar como será o treinamento, a melhor maneira é começar primeiro com nature e então quais status irá treinar. Quando o time estiver pronto, é chegada a hora da batalha.
Além das clássicas batalhas 6 x 6, um contra um, R/S introduziu a double battle, que possibilita que cada treinador use 2 Pokémons contra 2 do adversário. A novidades não foi muito bem aceita na época, mas agora é comum a forma de luta e, inclusive, existem líderes de ginásio que só usam double battle.
Se o jogador quisesse, tinha um lugar especialmente criado para as batalhas no continente de Hoenn. Chamado de Battle Tower, a torre continha dezenas de treinadores que, a cada vitória, fornecia os BP (Battle Points) para troca de itens em uma máquina próximo da entrada. Na versão Emerald do game, a área foi expandida e transformada em Battle Frontier, devido a tamanho sucesso.
Novidades em Omega Ruby e Alpha Sapphire
Até agora, a Nintendo não disse sobre nenhuma melhora na forma de treinamento dos Pokémon. Todos os fãs esperam que seja algo semelhante do que foi visto em X/Y, embora uma melhora aqui e outra ali não faça mal a ninguém, certo?
Até agora, a Nintendo não disse sobre nenhuma melhora na forma de treinamento dos Pokémon. Todos os fãs esperam que seja algo semelhante do que foi visto em X/Y, embora uma melhora aqui e outra ali não faça mal a ninguém, certo?
Quanto a Battle Frotier, no 3DS a área deve ganhar algumas das funcionalidades do console. Trocar algumas informações por StreetPass, por exemplo. Isso deixará o game mais dinâmico e interessante.
Os Frontier Brain, “líderes” de certas áreas da Frontier, devem ser renovados. Scott e outros personagens da aventura podem aparecer agora com nova função e importância no game.
Semana passada falamos sobre os contests, secret bases e outros conteúdos extras. Não deixe de dar uma olhada