Um balanço geral da N-Party no ano de 2014
Por Mario Toledo
Mais um ano se passou, e aqui estamos nós, firmes e fortes... ou quase. 2014 não foi o melhor ano da N-Party, para não dizer o pior. Passamos maus bocados que nos fizeram perder boa parte de nosso couro cabeludo, além de ganhar algumas rugas de stress.
Já estamos acostumados com descasos de algumas organizações em eventos, mas nada se comparou ao acontecido este ano, durante "o maior evento da cultura pop oriental", em julho. Foram mais de 2 meses de correria, planejando atividades, estruturas e conversando com responsáveis para que conseguíssemos administrar o melhor espaço para os fãs não só da Nintendo, como também de games. Até então, tudo correria conforme programado, e estávamos com uma expectativa muito alta imaginando que conseguiríamos o melhor resultado desde tanto tempo em que participamos do evento.
De repente, eis que chegamos no lugar, nosso espaço não estava reservado, e as pessoas as quais conversamos não só fingem esquecer todo o nosso planejamento, como também passam a te tratar como um problema.
Não lembro de ter ficado tão decepcionado em um evento. Foi vergonhoso. Tivemos de nos adaptar como pudemos, e passamos por vários problemas. O pior disto foi que quem sofreu com a situação foi o nosso público, que não teve o conforto merecido (e que também esperávamos) depois de encarar longas filas e um preço caro do ingresso para comparecer no local.
Não só neste, como também comparecemos a eventos que não tinham nem estrutura básicas, como eletricidade ou facilidades (entre banheiros e outras coisas). Também fomos criticados por oganizações que haviam combinado uma estrutura e, com menos de 1 semana para o evento acontecer, voltou atrás em tudo, nos obrigando a cancelar nossa presença e comunicar nosso público com urgência.
E o que falar da franquia de lanchonetes da Avenida Paulista que, depois de mais de 2 anos fornecendo o espaço para realizarmos nossos encontros, de repente, passaram a nos tratar como delinquentes, ameaçando chamar a polícia caso não tirássemos as mais de 150 pessoas que haviam comparecido no local - que por sinal, havia sido reservado para uso nosso pelo gerente, com 1 semana de antecedência.
Mas se existe algo que pudemos tirar disto foi o fortalecimento e a união de nossa equipe. Até então, era normal que alguns membros simplesmente, diante do problema, sentassem e começassem a reclamar. Mas neste ano, graças aos novos membros que se juntaram a nós, pudemos nos organizar muito melhor, e muitos dos problemas que eu mesmo enfrentava sozinho já não são mais minha responsabilidade.
Apesar de termos tido problemas com algumas organizações, fizemos ótimas parcerias este ano, que enxergaram nosso esforço e dedicação em nosso trabalho. Passamos a participar como atração de espaços de games tanto do Anime Arts quanto do Game Arts, em Sorocaba, e tivemos a mesma oportunidade no único Up!Abc realizado no ano, em Santo André.
Também tivemos novas experiências, como um modesto espaço na primeira edição do XMA, e através de uma parceria com a FairPlay Brasil, conseguimos realizar um encontro no melhor estilo happy hour no bar Gibi, na Vila Mariana.
A cada encontro e evento, vimos nosso público ficar cada vez mais próximo. Houve um crescimento muito grande dos participantes de nossos campeonatos, e se tornou rotineiro ver carinhas conhecidas comparecendo em nossos espaços, mesmo que apenas para cumprimentar.
Também melhoramos muito a execução de nossas atividades. Estamos nos organizando para dar mais atenção a nossos visitantes, e nossos campeonatos ganharam maior destaque. No último Ressaca Friends, conseguimos montar uma estrutura que permitisse que os jogadores assistissem as partidas através de um telão, acompanhado da narração de especialistas, o que elevou muito a animação no ambiente. Nossos prêmios também melhoraram muito, e tivemos a oportunidade de dar incríveis prêmios de final de ano para os ganhadores de nosso ranking anual.
Apesar de todos os problemas enfrentados, superamos a maioria com grande esforço, e evoluímos no processo. Enquanto existem pessoas que fazem questão de nos menosprezar, temos melhorado a cada dia, e não tenho como expressar o orgulho em ver tudo o que construímos neste ano. 2015 vêm aí, e temos muitas surpresas guardadas. Se tudo der certo, nunca mais dependeremos de outras pessoas para que nossas atividades possam acontecer.