Nintendo - 13/10/2011

[N-Passos] Pokémon Trainer Course - Aula 3

Por Guilherme Fernandes


Como vocês puderam acompanhar no meu post anterior, falei sobre Leads suicidas e a sua funcionalidade no jogo. É fato que começar com o pé direito é fundamental para se ter uma boa batalha. Recentemente perdi uma batalha em um campeonato do fórum www.pokeevo.net (recomendo muito este site), onde deixei vários pokémons do adversário com pouco HP. 
Porém, devido ao fato de não ter conseguido usar o golpe Stealth Rock, eu não consegui derrubar alguns pokémons dele, fazendo com que ficasse no comando da partida.

Leads em Geral


A 5ª geração trouxe uma inovação que acabou mudando muitas coisas, por alterar o jeito de se começar. Trata-se do Team Preview, onde é possível que ambos os jogadores visualizem todos os Pokémons que irão participar da batalha. Desta forma, os jogadores podem tentar prever como será o inicio do adversário e começar com um Pokémon diferente. Admito que isso tem atrapalhado os Leads, visto que é possível colocar um Pokémon que se saia melhor contra o lead adversário. Assistindo batalhas e jogando, pude verificar que os leads suicidas continuam tendo efetividade, visto que não faz muita diferença se eles vão cair ou não, já que a função deles é algo suicida.
Temos alguns exemplos de pokémons que continuarão sendo bons leads, por atrapalhar e muito a vida do adversário quase que em todas as ocasiões. Nem todos gostam de jogar com Lead suicida, eu particularmente também não gosto, e por isso vou mostrar alguns pokémons que são muito bons de serem utilizados como leads e nem por isso se suicidam.

Jirachi


O primeiro deles é o extremamente funcional Jirachi. Com muitos moves e um bom tipo, conta com bastantes resistências, também devido ao fato de ter 100 em todas as bases de status, podemos adequá-lo ao moveset que desejarmos, pois sempre ficará bom. Veja o exemplo abaixo, onde usamos uma espécie de armadilha para os adversários.


Se aproveitando da habilidade Serene Grace, que dobra a possibilidade do efeito do ataque funcionar (exemplo com o Iron Head que tem 30% de chance de dar flinch, graças a Serene Grace o mesmo golpe passa a ter 60% de chance de dar flinch) e de grande velocidade pelo item Choice Scarf, podemos pegar muitos times que não tenham resistência a ataques metálicos de calças curtas. A principio é simples, você joga Jirachi e começa a usar Iron Head. Caso venha algo que tenha resistência a ataques metálicos, você recua Jirachi e continua com o seu jogo. Na próxima oportunidade joga Jirachi novamente e caso você perceba que o adversário jogará novamente um Pokémon ao qual Jirachi não é efetivo, você pode usar o golpe Trick, para passar para o adversário o item Choice Scarf. Levando em consideração que o adversário tentará usar algo mais defensivo para parar Jirachi, você terá grande vantagem nesse ponto, já que Pokémons defensivos geralmente utilizam golpes para causar algum status de prejuízo no oponente (como burn = queimaduras, paralizes = paralisias e poision = envenenamento). Você terá então liberdade para usar Stealth Rock, ou fugir com U-Turn, enfim, começar com uma nova estratégia.

Whimsicott


Esse Pokémon é interessante e pode ser usado bem chatamente como lead. Com a nova habilidade Prankster, os golpes que causam status sempre saem primeiro. A estratégia com esse Pokémon funciona de forma simples: Você o joga, aproveita a velocidade alta de Whimsicott para colocar substitute e ver o que o adversário vai usar. Prefiro mostrar primeiro para que vocês possam entender.


O set desse cara se baseia em atrapalhar e dar um cover legal para o time. Uma vez escondido no substitute, você pode usar o Encore para forçar o adversário a continuar a usar um ataque que seria indesejado de ficar usando, jogar Leech Seed ou ainda paralisar o adversário com Stun Spore, ou seja, as opções são muito grandes e vão dar um grande auxilio ao restante do time. Uma vez Encore tendo sido utilizado com sucesso, é possível jogar algo com golpes de subir status, como algum Pokémon com Dragon Dance, Swords Dance, Quiver Dance e ataques do tipo. Existem pokémons que ficam terríveis após uma única subida de status. Encaixando-os nessa situação você pode ter conseguido a chave para a vitória. Leech Seed consegue dar um bom apoio, principalmente a pokémons que sofreriam 2HKO (seriam derrubados em 2 Hits) além de minarem o Pokémon adversário ou até mesmo acelerar o processo de recuperação de HP de um Pokémon que esteja com Leftovers, por exemplo. Stun Spore é mais simples, porém garantir que um Pokémon adversário fique lento é muito bom. Apesar de não ter 100% de precisão, Stun Spore não tem a desvantagem de não acertar pokémons de Terra, geralmente usados para defender-se do ataque Thunder Wave, o mais comum para causar paralisia nos pokémons.

Machamp


Particularmente falando, tenho uma séria dificuldade em enfrentar Machamp, principalmente o Set utilizado como Lead. E digo uma coisa: sem os pokémons certos pra defender, esse set incomoda. Com a habilidade No Guard, Machamp sai acertando ataques de precisão baixa, que geralmente tem uma força maior, Machamp pode encurralar um time mal feito facilmente. Vou apresentar a estratégia e já digo como funciona.


Funciona de forma interessante e eficaz. A maioria dos pokémons sofre um grande prejuízo ao serem acertados por Dynamic Punch, então geralmente irão correr de Machamp para não serem acertados e tentar jogar algo que segure Machamp e é aí que entra o seu substitute. Uma vez escondido atrás do substitute você terá liberdade para trabalhar de acordo com o que o adversário jogar. O medo de Dynamic Punch pode fazer o adversário jogar algo psíquico ou fantasma, mas é pra eles que está reservado o Payback. Caso o adversário seja mais rápido ele irá atacar o substitute ao invés de Machamp, mas mesmo assim o dano de Payback será dobrado, causando um dano enorme no adversário. Caso entre algo voador, Stone Edge com seus potentes 100 de força estará lá para abater o adversário e pokémons que não tenham resistência à Dynamic Punch deverão ser atacados por esse golpe, fazendo que o Pokémon fique confuso e te dando maior tranqüilidade para continuar aterrorizando o time adversário.
Existem pokémons com potencial para parar Machamp, mas como disse acima, se pegar o adversário desprevenido o estrago pode ser feio.

Thundurus


Outro Lead feito para incomodar o adversário e principalmente tentar pegar o adversário desprevenido. Qualquer vacilo maior do oponente pode fazer com que esse cara estrague o time dele inteiro. Também portador da habilidade Prankster, Thundurus tem alta base em seus status, principalmente em ataque especial e velocidade. Começando a batalha com Thundurus o adversário deve tomar muito cuidado, vou explicar como fazê-lo e já digo como seria a estratégia.


Começando com ele vai depender muito do que o adversário vai ter em campo. Considerando que pode ser algo um pouco mais defensivo você pode utilizar thunderwave para incomodar e atrapalhar o adversário. Sendo algo mais ofensivo, você pode selecionar um dos ataques que causam dano ao oponente, que, independente da velocidade, pode receber um thunderwave e aí ficar mais lento que você. Hidden Power ice serve para pokémons voadores, mas eu diria que principalmente para Gliscor, que poderia tentar atrapalhá-lo, por ter imunidade a thunderwave e à thunderbolt , mas caso você utilize Hidden Power Ice, poderá facilmente derrubá-lo em somente um hit. Grass Knot fica para pegar pokémons específicos, como Tyranitar, Swampert e alguns outros pokémons que sejam bem pesados e tomem o máximo de dano possível de Grass Knot.
*Grass Knot é um ataque do tipo planta (Grass) que tem sua força aumentada de acordo com o peso do alvo, ou seja, quanto mais pesado for o alvo, mais dano Grass Knot irá causar.

Salamence


O uso dessa estratégia com Salamence, dessa forma, eu admito que não vejo muitas pessoas usarem, a não ser eu, mas na verdade digamos que eu tenha copiado de um jogador chamado Invert.
A estratégia consiste em começar com Salamence e botar pra quebrar! Se aproveitando de boa velocidade, ataque e especial ataque, Salamence pode ser um excelente Pokémon chamado de Mix Sweeper, ou seja, um Pokémon que não depende de atacar somente usando ataques físicos ou especiais, de forma isolada, podendo usar os dois no mesmo set. Vou mostrar como ficaria a estratégia dele e já digo como funciona.


O potencial ofensivo desse set é algo assustador e pode acabar com vários pokémons. Ele não necessariamente é para ser usado como um Lead que entra na frente e faz o seu papel até cair, ele pode ser recuado em situações de perigo para que possa ser usado mais tarde, ao contrário da maioria dos leads que vimos até agora. Tendo isso em vista, recomendo que esse Salamence seja sempre utilizado em conjunto com boas barreiras, como Skarmory, Blissey, Ferrothorn, Dusknoir, Gliscor e etc. Começando com ele, você já irá surpreender o adversário, já que não é normal ver alguém começando com Salamence, avalie se o adversário está com algo que não seja mais rápido que Salamence, constatando que não, com a team preview, você terá visto o time adversário e aí poderá escolher qual golpe usar. Se você perceber que o adversário manterá esse Pokémon, mais lento que Salamence, primeiro verifique se não é algo que seja de gelo, ou usa ataques de gelo. Caso não seja e você julgue que o adversário o deixará lá, use Draco Metor. O dano que será causado por esse golpe será absurdo, podendo facilmente levar uma grande quantidade de pokémons usados nesse jogo a ser nocauteado com somente um hit. Dois bons pokémons para se defender de Draco Meteor são Blissey e Tyranitar. Caso você tenha visto algum deles no time adversário, é bem provável que ele vá querer usar um deles para se defender, é aí que vc deve usar Brick Break, desse modo você causará grande dano em Blissey e irá nocautear Tyranitar. A mesma coisa vale para pokémons metálicos, porém o adversário ao usar um Pokémon metálico correrá um grande risco, visto que você tem um Fire Blast prontinho para acertá-lo. Earthquake pode fazer um papel parecido com Brick Break nesse set, ficando ao gosto do jogador. O ultimo slot deverá ser usado de acordo com o gosto do jogador. Eu recomendo dois golpes, Stone Edge e Roost. Stone Edge servirá para pegar pokémons voadores em geral, como Gyarados, outro Salamence, Thundurus que possa entrar em uma troca, Zapados e etc. Roost servirá para você se recuperar do dano causado pela life orb ou de algum golpe que tenha deixado Salamence com pouco HP.

Infernape


Infernape é um Pokémon que gosto muito e que tem várias funcionalidades dentro de um time, uma delas é ser um lead meio anti-lead. Não tem muito segredo em utilizá-lo e a efetividade desse set depende muito do time adversário. Vou apresentar como se faz e depois explico a estratégia.


Pra quem não conhece o move fake out, ele é um golpe que pode ser utilizado somente no primeiro turno do Pokémon em campo e que causará flinch no adversário. Imagine a situação, você começou com Infernape e o adversário está lá com seu Lead que pode depender de Sturdy ou Focus Sash. Você usa fake out e automaticamente elimina a possibilidade do adversário utilizar essa tática. Depois você verifica a situação atual, não se esqueça que você tem um focus sash para te proteger, então você pode usar Stealth Rock, ou atacar, dependendo do que o adversário tem em campo. Os moves usados para atacar são dois golpes de 120 de força, mais o bônus de 50% por ser do mesmo tipo de Infernape, formando assim um número incrível de 180 para atingir o adversário. Eu não sou muito fã desse set, mas tem muita gente que gosta.

Segue um vídeo para demonstração:




Com isso finalizo a parte de Leads. Não coloquei todas as analises de Leads aqui, coloquei as principais e com características diferentes para que possa ficar de fácil compreensão. O fato é que o recurso de Team Preview adicionado na 5ª geração acabou atrapalhando um pouco a utilização dos leads, visto que o adversário pode contra atacar e fazer com que sua estratégia falhe, mas pra quem se atrair por alguma das analises apresentadas por mim até agora, saibam que as coloquei por saber de sua eficácia e mesmo com as dificuldades do metagame atual continuam sendo úteis.

Até a próxima pessoal, onde falarei sobre Sweepers!

Leia Também

Nintendo - 08/05/2020

Dicas: Prevendo o preço de suas Turnips em Animal Crossing: New Horizons

Se você joga Animal Crossing: New Horizons, sabe da importância do investimento no mercado de Turnips. Assim como no mercado de ativos financeiros, onde se ganha dinheiro através da compra e venda de ações, o objetivo...

Leia Mais...

Nintendo - 08/02/2017

Tabela de Amiibos e o que fazem em cada jogo

Existem dezenas de Amiibos lançados e é fácil se perder no meio de tantas figuras e jogos. Pensando nisso, o fan moldyclay fez essa tabela bem ilustrativa com as utilizações que os amiibos tem em cada jogo. Clique na...

Leia Mais...